Oncogenética

  • Entendendo os conceitos básicos da genômica do câncer

    Em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) explica conceitos básicos da genômica do câncer. Confira.

  • Espectrometria de massa: ferramenta poderosa na transição entre pesquisa e assistência

    Raphaela Menezes de Oliveira e Aline Maria Araújo Martins assinam editorial da edição de junho da Frontiers in Oncology (vol 14), que destaca o papel crescente da espectrometria de massa. “Inicialmente consolidada em estudos de pesquisa de metabolômica e proteômica, a espectrometria de massa está agora a caminho de se estabelecer como a ferramenta fundamental dos clínicos modernos. Da prospecção de potenciais biomarcadores à discriminação de tecidos em cirurgia e medicamentos

    ...
  • Obesidade, oncogênese e implicações terapêuticas

    A obesidade representa importante desafio global de saúde, influenciando significativamente a incidência e a progressão de vários tipos de câncer. Revisão publicada na Nutrition and Cancer analisa a complexa relação entre obesidade e oncogênese, enfocando o papel das vias de sinalização desreguladas como mediadores centrais desta associação.

  • Entendendo o risco de câncer pela metilação do promotor de BRCA1

    Em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) enfoca o papel da metilação do promotor de BRCA1 (BRCA1meth) no câncer de mama/ovário familiar. Confira.

  • Vigilância com MRI de corpo inteiro na síndrome de Li Fraumeni

    A pesquisadora Maria Inez Dacoregio (foto), da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) é primeira autora de revisão sistemática e metanálise selecionadas em publicação eletrônica no ASCO 2024, que examina a ressonância magnética de corpo inteiro como estratégia de vigilância na síndrome de Li-Fraumeni. O trabalho tem como autor sênior o geneticista Israel Gomy, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (na foto, à esquerda).

  • ESMO atualiza recomendações para NGS no câncer avançado

    Os avanços no campo da medicina de precisão levaram o Grupo de Trabalho de Medicina de Precisão da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) a atualizar as recomendações para o uso do sequenciamento de próxima geração (NGS) na prática de rotina, para pacientes com câncer avançado. “O NGS tumoral está expandindo cada vez mais seu escopo e aplicação na oncologia com o objetivo de aumentar a eficácia da medicina de precisão para pacientes com câncer”, destaca o consenso.

  • Entendendo os oligonucleotídeos antisenso

    Em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) explica o que são os oligonucleotídeos antisenso e o seu potencial papel no tratamento de tumores. Confira.

  • Onco Jornada - Medicina de Precisão e Diagnóstico

    No dia 28 de maio, terça-feira, o Centro de Experiência do Cliente (CEC) da Thermo Fisher Scientific será palco do InnovaScience 2024. Com o tema “Onco Jornada – Medicina de Precisão e Diagnóstico”, o evento será transmitido online a partir das 9h30, e terá duração de duas horas. A participação é gratuita. Para se inscrever, clique aqui.

  • Entendendo a Biópsia Líquida por ctDNA

    Em edição especial que comemora 5 anos da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) explica o que é o DNA tumoral circulante (ctDNA), suas aplicações clínicas, benefícios e direções futuras. Confira.

  • Entendendo os mecanismos de ativação gênica

    Em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista André Murad (foto) explica os mecanismos pelos quais pode haver a conversão ou ativação de um proto-oncogene em oncogene. Confira.

  • CALGB 40601, NeoALTTO e NSABP B-41: subtipos e resultados de sobrevida no câncer de mama

    mama geneticaAnálise agrupada de 3 ensaios de fase 3 (CALGB 40601, NeoALTTO e NSABP B-41) buscou definir quantitativamente a associação entre resposta patológica completa (pCR) e sobrevida livre de eventos de acordo com o subtipo e outras assinaturas de expressão gênica no câncer de mama inicial positivo para ERBB2/HER2. Os resultados mostram que dados combinados do tumor

    ...
  • Células dendríticas, imunidade antitumoral e imunoterapia

    Murad 2019 bxEm mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) explica o que são as células dendríticas, sua relação com a imunidade tumoral e seu papel potencial na eficácia do tratamento com imunoterapias atuais. Confira.

  • Gene do câncer colorretal implicado em ampla gama de tumores sólidos

    diogo cordeiro queiroz soaresO gene MUTYH, associado ao câncer colorretal, parece desempenhar papel também no desenvolvimento de outros tumores sólidos, como sugere estudo com mais de 350 mil amostras de biópsia de pacientes, publicado na JCO Precision Oncology. A análise é de pesquisadores do Johns Hopkins Kimmel Cancer Center, com participação

    ...
  • Translocação entre os cromossomos 8 e 14, c-MYC e linfoma de Burkitt

    Murad 2019 bxEm mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) aborda a associação entre a translocação entre os cromossomos 8 e 14, o gene c-MYC e o linfoma de Burkitt, câncer do sistema linfático de crescimento extremamente rápido. Confira.

  • Entendendo os RNAs Circulares

    Murad 2019 bxEm mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) explica o que são RNAs circulares (circRNA), uma classe de RNA que forma uma alça contínua covalentemente fechada. Confira.

  • Farmacogenética em Oncologia

    farmacogenetica accamargoProporcionar uma compreensão sólida dos princípios da farmacogenética e sua aplicação na prática clínica oncológica. Esse é o objetivo do curso ‘Farmacogenética em Oncologia’, promovido pelo A.C.Camargo Cancer Center.

  • Microbioma e resposta tumoral à imunoterapia

    Murad 2019 bxO oncologista André Murad (foto) discute estudo publicado na Nature Medicineque identificou cepas específicas de bactérias intestinais que estão associadas a uma resposta positiva à imunoterapia combinada. Confira, em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’.

  • Introdução à oncogenética

    oncogenetica accamargo Promovido pelo A.C.Camargo Cancer Center, o curso ‘Introdução à Oncogenética’ busca oferecer uma compreensão sólida dos princípios da oncogenética e sua aplicação na prática clínica oncológica. A aula inicial acontece dia 08 de março, em formato online.

  • Entendendo o controle da expressão gênica pelos microRNAs

    Murad 2019 bxEm mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) aborda os microRNAs, um tipo de RNA a que não codifica uma sequência de aminoácidos. Confira.

  • Atividade do gene CYP2A6, consumo de nicotina e suscetibilidade ao câncer de pulmão

    cigarro geneticaEstudo publicado no periódico Cancer Research buscou avaliar a interação entre a capacidade de metabolização dos carcinógenos do tabaco e a intensidade do tabagismo na mediação da suscetibilidade genética à tumorigênese pulmonar relacionada ao tabagismo.