Oncogenética

  • Ensaio randomizado mostra importância do perfil genômico no câncer de sítio primário desconhecido

    Ensaio randomizado de centro único mostrou que o tratamento guiado por um teste de expressão de 90 genes pode melhorar a sobrevida livre de progressão em comparação com a quimioterapia empírica entre pacientes com câncer de sítio primário desconhecido (CUP), demonstrando que o perfil genômico pode fornecer mais informações sobre a doença e expandir o arsenal terapêutico nesses pacientes. Os resultados estão em artigo de Liu et al. no Lancet Oncology.

  • Risco de segundos tumores e linfoma de células T após terapia com CAR-T

    O risco de segundos tumores após terapia com células T expressando receptores quiméricos de antígenos (CAR), especialmente o risco de neoplasias de células T relacionadas à integração do vetor viral, é uma preocupação emergente. Resultados de Hamilton et al. publicados na New England Journal of Medicine (NEJM) destacam a raridade de segundas malignidades, com métodos que servem como referência para a caracterização de tumores após terapia com células CAR-T e para o

    ...
  • Brasileiro é coautor de um dos artigos mais citados na oncologia

    Estudo com participação do brasileiro Roberto Carmagnani Pestana (foto) está entre os 10 artigos mais citados no CA Cancer Journal, um dos periódicos com maior fator de impacto na ciência. O trabalho (Antibody–drug conjugates: Smart chemotherapy delivery across tumor histologies) tem como primeiro autor o oncologista Paolo Tarantino (à direita), médico oncologista e pesquisador do Dana-Farber Cancer Institute e da Harvard Medical School.

  • ESMO publica recomendações de consenso sobre dados genômicos em tumores sólidos

    O Grupo de Trabalho de Pesquisa Translacional e Medicina de Precisão da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) reuniu especialistas internacionais para propor recomendações de consenso com o objetivo de harmonizar relatórios de genômica clínica de tumores sólidos. As recomendações estão no Annals of Oncology, em publicação com participação do oncologista brasileiro Rodrigo Dientsmann (foto).

  • Pesquisa traz novos dados sobre risco genético no câncer de próstata

    Existe uma demanda urgente para identificar variantes de risco genético no câncer de próstata, particularmente em genes de reparo do DNA (DDR), que podem ser alvo de estratégias baseadas em medicina de precisão. Pesquisa que analisou dados de sequenciamento de genoma completo e exoma de dois grandes conjuntos de dados familiares independentes de alto risco, australianos e norte-americanos, identificou novas variantes de risco de DDR no câncer de próstata (CaP). “Este estudo acrescenta

    ...
  • Pesquisa revela perfil molecular do câncer  de pulmão em pacientes brasileiros que nunca fumaram

    Análise que descreve o perfil molecular de genes drivers no câncer  de pulmão de pacientes brasileiros que nunca fumaram mostra que 73% têm pelo menos uma alteração acionável, com mutações de EGFR em aproximadamente 50% dos casos. O trabalho tem implicações na prática clínica, demonstrando oportunidades para terapias-alvo que podem melhorar o tratamento desses pacientes.  Rodrigo Cavagna (foto), do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital do Câncer de

    ...
  • Câncer entre parentes de primeiro grau e risco de múltiplos tumores primários

    Indivíduos com um forte histórico familiar de câncer têm maior risco de desenvolver múltiplos cânceres primários e podem se beneficiar de estratégias direcionadas de prevenção e rastreio de câncer. É o que sugere estudo publicado na Cancer Prevention Research, periódico da American Association for Cancer Research(AACR).

  • Entendendo as funções do gene TP53

    Em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) esclarece algumas interações importantes entre o gene TP53 e outros genes que contribuem para a coordenação de processos celulares vitais. Confira.

  • Entendendo os conceitos básicos da genômica do câncer

    Em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) explica conceitos básicos da genômica do câncer. Confira.

  • Espectrometria de massa: ferramenta poderosa na transição entre pesquisa e assistência

    Raphaela Menezes de Oliveira e Aline Maria Araújo Martins assinam editorial da edição de junho da Frontiers in Oncology (vol 14), que destaca o papel crescente da espectrometria de massa. “Inicialmente consolidada em estudos de pesquisa de metabolômica e proteômica, a espectrometria de massa está agora a caminho de se estabelecer como a ferramenta fundamental dos clínicos modernos. Da prospecção de potenciais biomarcadores à discriminação de tecidos em cirurgia e medicamentos

    ...
  • Obesidade, oncogênese e implicações terapêuticas

    A obesidade representa importante desafio global de saúde, influenciando significativamente a incidência e a progressão de vários tipos de câncer. Revisão publicada na Nutrition and Cancer analisa a complexa relação entre obesidade e oncogênese, enfocando o papel das vias de sinalização desreguladas como mediadores centrais desta associação.

  • Entendendo o risco de câncer pela metilação do promotor de BRCA1

    Em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) enfoca o papel da metilação do promotor de BRCA1 (BRCA1meth) no câncer de mama/ovário familiar. Confira.

  • Vigilância com MRI de corpo inteiro na síndrome de Li Fraumeni

    A pesquisadora Maria Inez Dacoregio (foto), da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) é primeira autora de revisão sistemática e metanálise selecionadas em publicação eletrônica no ASCO 2024, que examina a ressonância magnética de corpo inteiro como estratégia de vigilância na síndrome de Li-Fraumeni. O trabalho tem como autor sênior o geneticista Israel Gomy, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (na foto, à esquerda).

  • ESMO atualiza recomendações para NGS no câncer avançado

    Os avanços no campo da medicina de precisão levaram o Grupo de Trabalho de Medicina de Precisão da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) a atualizar as recomendações para o uso do sequenciamento de próxima geração (NGS) na prática de rotina, para pacientes com câncer avançado. “O NGS tumoral está expandindo cada vez mais seu escopo e aplicação na oncologia com o objetivo de aumentar a eficácia da medicina de precisão para pacientes com câncer”, destaca o consenso.

  • Entendendo os oligonucleotídeos antisenso

    Em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) explica o que são os oligonucleotídeos antisenso e o seu potencial papel no tratamento de tumores. Confira.

  • Onco Jornada - Medicina de Precisão e Diagnóstico

    No dia 28 de maio, terça-feira, o Centro de Experiência do Cliente (CEC) da Thermo Fisher Scientific será palco do InnovaScience 2024. Com o tema “Onco Jornada – Medicina de Precisão e Diagnóstico”, o evento será transmitido online a partir das 9h30, e terá duração de duas horas. A participação é gratuita. Para se inscrever, clique aqui.

  • Entendendo a Biópsia Líquida por ctDNA

    Em edição especial que comemora 5 anos da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) explica o que é o DNA tumoral circulante (ctDNA), suas aplicações clínicas, benefícios e direções futuras. Confira.

  • Entendendo os mecanismos de ativação gênica

    Em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista André Murad (foto) explica os mecanismos pelos quais pode haver a conversão ou ativação de um proto-oncogene em oncogene. Confira.

  • CALGB 40601, NeoALTTO e NSABP B-41: subtipos e resultados de sobrevida no câncer de mama

    mama geneticaAnálise agrupada de 3 ensaios de fase 3 (CALGB 40601, NeoALTTO e NSABP B-41) buscou definir quantitativamente a associação entre resposta patológica completa (pCR) e sobrevida livre de eventos de acordo com o subtipo e outras assinaturas de expressão gênica no câncer de mama inicial positivo para ERBB2/HER2. Os resultados mostram que dados combinados do tumor

    ...
  • Células dendríticas, imunidade antitumoral e imunoterapia

    Murad 2019 bxEm mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) explica o que são as células dendríticas, sua relação com a imunidade tumoral e seu papel potencial na eficácia do tratamento com imunoterapias atuais. Confira.