Onconews - Geniturinário

Geniturinário

  • Com 23 anos de seguimento, estudo europeu mostra que triagem com PSA reduz mortalidade por câncer de próstata

    Após mais de duas décadas de acompanhamento, o European Randomized Study of Screening for Prostate Cancer (ERSPC) confirma que a triagem com antígeno prostático específico (PSA) reduz de forma sustentada a mortalidade por câncer de próstata. Publicados na New England Journal of Medicine(NEJM), os resultados oferecem a análise mais longa já realizada sobre o impacto do rastreamento na população masculina europeia.

  • TROPION-PanTumor03: estudo aponta eficácia promissora da combinação Dato-DXd + rilvegostomig no câncer urotelial avançado

    Resultados atualizados do estudo clínico de fase II TROPION-PanTumor03 selecionados para Sessão Mini-oral no ESMO 2025 demonstram atividade clínica encorajadora da combinação do conjugado anticorpo-droga datopotamab deruxtecana (Dato-DXd) com o bispecífico anti–PD-1/TIGIT rilvegostomig (rilve) em pacientes com câncer urotelial localmente avançado ou metastático (a/mUC). A análise destacou respostas relevantes na primeira e segunda linha de tratamento, com perfil de segurança manejável. O

    ...
  • Intensificação da radioterapia de resgate guiada por PET-PSMA melhora resultados em pacientes com recorrência após prostatectomia radical

    A intensificação da radioterapia de resgate guiada por tomografia por emissão de pósitrons (PET-PSMA) após prostatectomia radical (PR) melhora a sobrevida livre de falha em pacientes com recorrência bioquímica? Resultados de estudo de Fase II sugerem que sim, demonstrando melhora isotóxica no controle do câncer com a intensificação da radioterapia de resgate guiada por PET-PSMA após PR.

  • Mortes por câncer renal devem dobrar até 2050

    Revisão de Larcher et al. publicada no European Urology  descreve a epidemiologia global do câncer renal, com dados que estimam expansão de 70% no número de casos até 2050, com 96% de aumento no número de óbitos.

  • Estudo multicêntrico de fase 3 mostra resultados da radioterapia adjuvante no câncer de bexiga de alto risco

    Estudo destacado no ASTRO 2025 em apresentação de Vedang Murthy (foto), do Tata Memorial Centre, mostrou que a radioterapia adjuvante após cistectomia e quimioterapia melhorou a sobrevida livre de recorrência locorregional e a sobrevida livre de doença em pacientes com câncer de bexiga músculo-invasivo localmente avançado, sem aumentar a toxicidade tardia grave.

  • PROs mostram desafios na comunicação dos testes genéticos de linha germinativa para pacientes com câncer de próstata

    Análise secundária de dados do estudo PROCLAIM apresenta desfechos relatados pelos pacientes (PROs) após os testes genéticos da linha germinativa para câncer de próstata. Os principais achados estão na Prostate Cancer and Prostatic Diseases (Nature) e sugerem que esforços educacionais são necessários na comunicação dos resultados dos testes genéticos da linha germinativa e das recomendações clínicas aos pacientes.

  • Cistite aguda pode preceder o câncer urogenital

    Em estudo de coorte de base populacional, que incluiu 605.557 adultos com idade ≥ 50 anos, a cistite precedeu o câncer urogenital em todas as faixas etárias de homens e mulheres. Os resultados estão no BMJ Public Health e sugerem que o câncer urogenital oculto deve ser considerado em adultos com idade ≥ 50 anos que apresentam sintomas de cistite e que a suspeita deve ser ainda maior para câncer de próstata e bexiga, para os quais os riscos foram particularmente elevados.

  • Estatísticas do câncer de próstata revelam aumento da doença avançada

    O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens nos Estados Unidos e a incidência da doença avançada tem aumentado rapidamente, revertendo a tendência de declínio de 6,4% ao ano durante 2007 a 2014 para um aumento de 3,0% ao ano de 2014 a 2021. O alerta é de Kratzer et al., em artigo que atualiza as estatísticas do câncer de próstata e evidencia a necessidade de redobrar esforços para otimizar a detecção precoce e melhorar o acesso equitativo aos cuidados de saúde.

  • Estudo propõe modelo simples para prever risco de doença renal crônica após o tratamento com cisplatina

    Estudo de coorte em larga escala sugere que é possível prever, de forma precisa e simples, o risco de doença renal crônica (DRC) em pacientes submetidos ao tratamento com cisplatina, usando apenas o valor da taxa de filtração glomerular estimada (TFG/eGFR) antes do início da quimioterapia. Os resultados foram publicados no JAMA Oncology.

  • Letramento em saúde de sobreviventes de câncer e adesão às diretrizes nutricionais

    Luiza de Carvalho Almeida, pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará, é primeira autora de estudo que buscou avaliar a associação entre letramento em saúde e o padrão alimentar de sobreviventes de câncer de mama e próstata, considerando a adesão às diretrizes da Comissão EAT-Lancet. Os resultados estão na Nutrition and Cancer.

  • Pesquisas ampliam compreensão de tumores associados a HPV

    Rui Miguel Gil da Costa (foto), pesquisador da Universidade Federal do Maranhão, é um dos autores de editorial da Frontiers in Oncologyque enfoca o papel do HPV no câncer cervical e em outros tumores geniturinários. O trabalho destaca uma revisão sistemática, quatro artigos de pesquisa originais e dois relatos de caso publicados na edição de julho (vol 15).

  • Estudo de mundo real analisa morbidade perioperatória da cistectomia radical em idosos

    Em estudo de mundo real que envolveu mais de 6 mil pacientes de 66 a 89 anos, a morbidade perioperatória da cistectomia radical foi substancial e até maior do que a relatada em estudos institucionais anteriores, com 44% dos pacientes necessitando de cuidados hospitalares até 90 dias após a cirurgia. Os resultados estão no Journal of Geriatric Oncology e apoiam o aconselhamento clínico de idosos com câncer de bexiga.

  • Biopsia líquida mostra eficácia na detecção precoce do carcinoma de células renais

    A biópsia líquida baseada em fragmentômica de DNA livre de células (cfDNA) oferece uma abordagem promissora, não invasiva, econômica e precisa para a detecção precoce e o tratamento do carcinoma de células renais, comprovando seu potencial como ferramenta complementar às técnicas diagnósticas convencionais. Os resultados são de estudo de Peng, Y.L. et al publicado no ESMO Open.

  • Fatores associados à mudança de vigilância ativa para tratamento em homens com câncer de próstata de baixo risco

    A informação do paciente e a compreensão da vigilância ativa são essenciais no câncer de próstata de baixo risco, tanto no momento do diagnóstico quanto durante todo o percurso do tratamento. É o que revela estudo de base populacional que buscou identificar fatores modificáveis ​​e não modificáveis ​​associados à mudança da vigilância ativa para o tratamento nessa população de pacientes. Os resultados foram publicados na Cancer, periódico da American Cancer Society.

  • Resultados relatados por pacientes tratados com IMRT após prostatectomia radical

    Quais são as toxicidades relatadas por médicos e os resultados relatados por pacientes (PROs) tratados com radioterapia estereotáxica corporal do leito prostático (SBRT) após a prostatectomia radical? Ensaio clínico não randomizado publicado no JAMA Oncology demonstrou que a SBRT pós prostatectomia radical foi bem tolerada, sem declínios nos PROs urinários ou intestinais em comparação com a radioterapia fracionada convencional.

  • ENRT mostra benefício de sobrevida no câncer de próstata

    Estudo de Ost et al. avaliou duas abordagens de tratamento para oligorrecorrências de linfonodos pélvicos detectadas por PET-CT em pacientes com câncer de próstata, comparando radioterapia eletiva de linfonodos pélvicos (ENRT) com radioterapia direcionada à metástase (MDT). “Ao demonstrar benefício de sobrevida livre de metástases com a ENRT, este estudo estabelece a ENRT como potencial abordagem de tratamento padrão para esses pacientes, aguardando estudo de fase 3 que confirme

    ...
  • ASCO atualiza diretriz para terapia sistêmica em pacientes com câncer de próstata

    Daniel Herchenhorn (foto), oncologista do Instituto D’Or e pesquisador do LACOG-GU, é coautor da diretriz recém-publicada pela ASCO para atualizar as recomendações de terapia sistêmica para pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (CPRCm). A íntegra das recomendações está no Journal of Clinical Oncology(JCO).

  • Tendências no tratamento cirúrgico excessivo do câncer de próstata

    Houve melhora na taxa de tratamento cirúrgico excessivo do câncer de próstata nas últimas 2 décadas? Este estudo de coorte com 185.928 pacientes do sexo masculino em 2 registros paralelos — Surveillance, Epidemiology, and End Results e Michigan Urological Surgery Improvement Collaborative — encontrou uma redução de mais de 5 vezes na proporção de pacientes submetidos a prostatectomias com grau patológico grupo 1 entre 2010 e 2024. Os resultados estão em artigo de Monda e

    ...
  • Rastreamento de variantes germinativas patogênicas em genes de predisposição ao CA de próstata

    Vinícius Marques Rocha (foto), do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), é primeiro autor de estudo selecionado em poster no AACR 2025. O trabalho buscou calibrar um escore de risco poligênico para câncer de próstata (CaP) em uma coorte brasileira. Os resultados preliminares, a partir de dados de 557 pacientes, sugerem que a prevalência de variantes patogênicas em genes de alto/moderado risco em pacientes com CaP é semelhante à de outras populações em todo o mundo.

  • LITESPARTK-004: resultados de longo prazo confirmam benefício de belzumitan no câncer renal associado à doença de VHL

    Belzutifan é aprovado para carcinoma de células renais associado à doença de von Hippel-Lindau (VHL), hemangioblastomas do SNC e tumores neuroendócrinos pancreáticos, com base nos resultados iniciais do estudo LITESPARK-004. Resultados atualizados após acompanhamento mediano de quase 50 meses estão no Lancet Oncology, em artigo de Srinivasan et al.