19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO 2019 e os caminhos do tratamento oncológico

asco 2019 geral bxOs números foram superlativos, em mais um ano de muitas promessas e poucas novidades com impacto na prática clínica. Em edição que reforçou tendências, a oncologia personalizada mostrou resultados que ampliam a compreensão de alvos terapêuticos e mecanismos de resistência. Confira o que foi destaque no maior encontro da oncologia mundial.


Evidências e perspectivas na oncologia mamária

MAMA NET OKNovo anti-HER2 e dados de sobrevida do inibidor de ciclinas ribociclibe estão entre os destaques em câncer de mama do encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO 2019). A 55ª ASCO marcou, ainda, a apresentação do primeiro estudo randomizado sobre o valor da dieta na redução do risco de morte pela doença.

Oncologia torácica reconfigura padrão terapêutico

Pulm o 2017 NET OKEm parcela de pacientes com câncer de pulmão não-pequenas células avançado, imunoterapia superou resultados históricos. Encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO 2019) também destacou a importância de genotipar os pacientes e harmonizar as análises genômicas.

Entusiasmo na oncoginecologia

OvarioNa oncoginecologia, estudo randomizado de Fase III que comparou dois regimes de tratamento nos carcinossarcomas abriu a sessão oral, em apresentação de Matthew A. Powell, da Universidade de Washington. Os resultados mostraram que o tratamento com paclitaxel e carboplatina não foi inferior a paclitaxel e ifosfamida na população avaliada (Abstract 5500).

Dilemas e promessas no panorama GI

timothy iveson asco19 idea bxNo câncer colorretal estádio II de alto risco, nova análise colaborativa do IDEA discutiu a não-inferioridade de três versus seis meses de tratamento adjuvante com FOLFOX/CAPOX. O estudo não conseguiu demonstrar a não-inferioridade, ilustrando resultados que trafegam entre o benefício clínico e a significância estatística. O oncologista Timothy Iveson (foto), do Hospital Universitário Southampton NHS Foundation Trust, Reino Unido, é o primeiro autor do trabalho (Abstract 3501).

Highlights em melanoma

BALANCO MELANOMA bxO tratamento de primeira linha com a combinação de dabrafenibe e trametinibe prolongou a sobrevida livre de progressão (SLP) e sugeriu ganho de sobrevida global (SG) em pacientes com melanoma BRAF V600 mutado, com doença metastática ou irressecável. É o que confirmam os resultados de uma análise agrupada, com 5 anos de seguimento, apresentados em sessão oral na ASCO 2019 (Abstract 9507), a partir dos estudos Fase III COMBI-d e COMBI-v.

Quem é o paciente de alto custo no tratamento oncológico?

FARMACOECONOMIA NET OK 2Que características do paciente podem ser preditoras de alto custo no tratamento oncológico? Estudo da Mayo Clinic apresentado na ASCO 2019 mostrou que a presença de comorbidades, eventos adversos e certos tratamentos recebidos, incluindo imunoterapia e transplante de medula óssea, foram os mais fortes preditores de alto custo terapêutico em pacientes de câncer (Abstract 6633).

Rivaroxabana reduz o TEV em pacientes ambulatoriais com câncer de pâncreas

ARIANE SABCS18 NET OKA tromboprofilaxia com rivaroxabana foi eficaz em reduzir o tromboembolismo venoso (TEV), sem aumento nas taxas de sangramento maior em pacientes ambulatoriais com câncer de pâncreas, de acordo com os resultados de uma análise de subgrupo pré-especificada do estudo CASSINI apresentado na ASCO este ano1. Quem comenta o trabalho é a cardio-oncologista Ariane Vieira Scarlatelli Macedo (foto), médica do Centro Paulista de Oncologia/Grupo Oncoclínicas.

Oncologista brasileiro recebe o Global Oncology Young Investigator Awards 2019


pedro isaacsson premio bxO oncologista brasileiro Pedro Isaacsson Velho (foto), fellowship do Johns Hopkins Hospital, recebeu o Global Oncology Young Investigator Awards 2019 (GO YIA), oferecido pela Conquer Cancer Foundation a oncologistas em início de carreira que tenham desenvolvido projetos de pesquisa e estratégias que possam contribuir para diminuir a carga global do câncer. A premiação aconteceu durante a ASCO 2019, em Chicago.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519