19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Pesquisa em câncer discute consumo do tabaco entre jovens

cigarro eletronico bxApesar dos crescentes esforços de saúde pública para desencorajar o uso do tabaco entre adolescentes, produtos com sabor, especialmente os e-cigarettes e vaporizadores, permanecem estimulando o consumo entre os jovens. O assunto foi tema de estudo apresentado na AACR 2020, que empregou uma abordagem geoespacial para explorar o contexto socioecológico das lojas de tabaco e vaporizadores nos Estados Unidos.


AACR mostra resultados de olaparibe e durvalumabe no câncer de mama

gilberto amorim bx okEstudo de Fase II (I-SPY 2) apresentado na sessão de abertura da AACR 2020 demonstrou que a terapia tripla com o anti PD-L1 durvalumabe em combinação com o inibidor de PARP olaparibe e paclitaxel melhora significativamente a resposta patológica completa (pCR) na comparação com o padrão de quimioterapia neoadjuvante em mulheres com câncer de mama de alto risco, HER2 negativo, estágio II / III ( 37% versus 20%). “O desenho é inovador e com altíssima possibilidade dos resultados serem confirmados em um estudo de Fase III”, avalia o oncologista Gilberto Amorim (foto), Coordenador Nacional de Oncologia Mamária da Oncologia D'Or.

Biopsia líquida com PCR digital em gotas para decisão terapêutica em tumores sólidos avançados

Murad 2019 bxO oncologista André Murad (foto), diretor científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP) e Diretor Clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, é primeiro autor de estudo selecionado para apresentação em pôster no AACR Annual Meeting I que avaliou o uso da biópsia líquida com tecnologia de reação em cadeia da polimerase digital em gotas (dd-PCR) para decisão terapêutica em tumores sólidos avançados.

Biopsia líquida e diagnóstico precoce

Biopsia Liquida NET OKEnsaio de Fase III destacado no programa científico da AACR 2020 trouxe novos dados sobre a chamada biópsia líquida, em apresentação  que reportou achados inéditos do Atlas do Genoma (Circulating Cell-free Genome Atlas - CCGA) sobre a capacidade de prever o câncer e o tecido de origem em indivíduos com suspeita clínica da doença, mas sem diagnóstico histológico.

COVID-19 e câncer: a experiência do Gustave Roussy

fabrice barlesi bxA experiência de COVID-19 e câncer em pacientes tratados no Gustave Roussy Cancer Campus, em Villejuif, na França, foi um dos destaques da AACR 2020. Em apresentação de Fabrice Barlesi, o grupo francês descreveu os resultados de pacientes com câncer infectados com COVID-19 e tratados na instituição.

Uso contínuo de terapias-alvo aumenta sobrevida livre de progressão no melanoma irressecável

alain algazi bxEstudo randomizado de fase II apresentado no AACR 2020 mostrou que a administração contínua das terapias-alvo dabrafenibe e trametinibe teve impacto na sobrevida livre de progressão de pacientes com melanoma irressecável com mutação BRAF V600E/K. Os resultados são do ensaio SWOG S1320 e foram apresentados pelo oncologista Alain Algazi (foto), da Universidade da Califórnia.

Tratamento de pacientes oncológicos durante a pandemia de COVID-19 na China

coronavirus bxA AACR dedicou uma sessão inteira ao tema COVID-19 e Câncer, como parte da Plenária apresentada na manhã de 28 de abril (VCTPL09). Com participação de pesquisadores de Wuhan, estudo chinês descreveu a experiência de tratar pacientes de câncer durante a pandemia. Os dados foram apresentados no segundo dia da AACR 2020, por Li Zhang, do Tongji Hospital, em Wuhan.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519