16092019Seg
AtualizadoSeg, 16 Set 2019 1am

PUBLICIDADE
topbanner novartis2019 468x60

Coberturas Especiais

WCLC 2019: Estudo do GBOT/LACOG mostra perfil genômico no câncer de pulmão no Brasil

Samira Mascarenhas 400x600 bxA oncologista Samira Mascarenhas (foto) é primeira autora de estudo do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), apresentado no WCLC 2019. O estudo tem apoio do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e realizou uma análise epidemiológica do perfil genético somático de amostras brasileiras de câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) testadas por sequenciamento de nova geração.


Declaração IASLC: cessação do tabagismo após o diagnóstico de câncer

cessacao tabagismo NET OKA importância da cessação do tabagismo após o diagnóstico do câncer esteve em pauta no primeiro dia da 2019 World Conference on Lung Cancer (WCLC 2019), em Declaração emitida pela International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC). “O objetivo dessa iniciativa do Comitê de Controle de Tabaco e Cessação do Tabagismo da IASLC é aumentar o envolvimento dos médicos no controle do tabaco”, disse Jacek Jassem, da Universidade Médica de Gdansk, em Gdansk, Polônia.

Estudo compara modelos europeu e americano de rastreamento de câncer de pulmão

RASTREAMENTO NET OKEstudo prospectivo apresentado na WCLC 2019 comparou dois métodos de triagem para pacientes em risco de câncer de pulmão e constatou que o modelo utilizado por organizações de saúde pública canadenses, australianas e europeias é mais efetivo na detecção de tumores em comparação com o modelo de triagem utilizado pela United States Preventive Services Task Force (USPSTF).

Brasileira recebe ASCO Merit Awards no Quality Care Symposium

Cristiane Bergerot NET OKA psico-oncologista Cristiane Bergerot (foto), atualmente pós-doutoranda no Departamento de Oncologia Médica & Terapêutica Experimental do City of Hope Cancer Center, na Califórnia, foi uma das vencedoras do ASCO Conquer Cancer Merit Awards 2019. Concedido pela Conquer Cancer Foundation, da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), o prêmio reconheceu 12 jovens especialistas pela qualidade dos estudos enviados para apresentação no ASCO 2019 Quality Care Symposium, que aconteceu nos dias 06 e 07 de setembro em San Diego, Califórnia.

Irradiação craniana profilática não aumenta sobrevida no CPNPC avançado

radio cranio bxResultados de meta-análise com dados de 4 ensaios clínicos - SWOG 8300, RTOG 0214, NVALT-11 e Guangzhou 2005 - revelaram benefício de sobrevida livre de progressão (SLP) para pacientes com câncer de pulmão não pequenas células em estágio III que receberam irradiação craniana profilática (ICP), mas não demonstraram ganho na sobrevida global (SG). Os dados completos foram apresentados na WCLC 2019, encontro realizado de 7 a 10 de setembro pela Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC) em Barcelona, ​​Espanha.

Participação em estudos clínicos impacta a sobrevida de pacientes com CPNPC metastático

ON22 PG6 PESQUISA 2 BXEstudos da Universidade de Washington e do Centro de Pesquisa em Câncer Fred Hutchinson demonstraram que pacientes com câncer de pulmão não pequenas células metastático (CPNPCm) inscritos em estudos clínicos apresentaram maior sobrevida e um risco de morte quase 50% menor em comparação com pacientes que não participam de estudos. Os resultados serão apresentados no ASCO 2019 Quality Care Symposium, que acontece nos dias 06 e 07 de setembro em San Diego, Califórnia.

WCLC 2019 apresenta os destaques do encontro anual

WCLC 2019 bxA World Conference on Lung Cancer 2019 (WCLC 2019) reuniu os destaques da conferência anual no aguardado Presidential Symposium, apresentado segunda-feira, 9 de setembro. Entre os highlights da edição deste ano, o National Lung Matrix Trial mostrou os primeiros resultados de estudo guarda-chuva que considera oito terapias-alvo em pacientes com diferentes perfil moleculares. Os ensaios CASPIAN, VIOLET e novos dados do LIBRETTO-001 também foram destaque no WCLC 2019.

Percepções de médicos, pesquisadores e pacientes sobre o recrutamento em estudos clínicos de câncer

grace Hillyer bxEstudo apresentado no ASCO 2019 Quality Care Symposium mostra que existem diferenças de pontos de vista entre médicos, equipes de pesquisa e pacientes sobre a participação em estudos clínicos. "As crenças comuns na comunidade de pesquisa sobre o motivo de um paciente ingressar ou não em um ensaio clínico não estão sincronizadas com as barreiras relatadas por pacientes com câncer", disse Grace Clarke Hillyer (foto), professora assistente de epidemiologia da Escola de Saúde Pública Mailman, da Universidade de Columbia, e primeira autora do trabalho.

WCLC 2019: radiografia da realização de testes moleculares no câncer de pulmão

Pulmão NGS NET OKPesquisa realizada pela International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC) revelou que um terço dos especialistas desconhecem as diretrizes baseadas em evidências que apoiam o uso de testes moleculares do câncer de pulmão. Segundo os resultados do estudo apresentado na IASLC 2019 World Conference on Lung Cancer (WCLC 2019), 61% dos entrevistados consideram que as taxas de testes moleculares em seu país são inferiores a 50%, sendo as taxas mais baixas na América Latina.

Câncer gástrico em mulheres jovens na América Latina

dienstmann 19 okEstudo retrospectivo mexicano apresentado no ESMO GI 2019, em Barcelona, mostrou que um em cada sete dos mais de dois mil pacientes diagnosticados com câncer gástrico entre 2004 e 2016 e tratados no Instituto Nacional do Câncer (INCAN), no México, tinha menos de 40 anos. “Os médicos não devem ignorar a possibilidade de câncer gástrico na população jovem, particularmente na América Latina ou entre hispânicos na América do Norte", observou o oncologista Rodrigo Dienstmann (foto), do Instituto Vall d'Hebron de Oncologia, em Barcelona, ​​Espanha.


Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner teva inst 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner ibcc2019 300x250
Publicidade
300x250 ad onconews200519