RAPIDO trial, mais problemas?
Subanálise do ensaio RAPIDO publicada no European Journal of Cancer é o primeiro relatório que comparou em um ambiente randomizado os resultados oncológicos de pacientes com câncer retal localmente avançado que atingiram resposta patológica completa após terapia neoadjuvante total e após o tratamento padrão. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas em recorrência locorregional e metástases à distância em toda a coorte RAPIDO após 5 anos de acompanhamento, em contraste com relatórios anteriores. Rodrigo Perez (foto), coordenador de cirurgia colorretal do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, analisa os resultados.
Em artigo, pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer (INCA) discutem os desafios que o Brasil precisa enfrentar para avançar na eliminação do câncer do colo do útero, uma das estratégias globais defendidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Para reduzir amplamente ou eliminar o câncer do colo do útero como um problema de saúde pública, é necessário a combinação de uma série de ações simultâneas de prevenção primária, rastreio, diagnóstico e tratamento”, defendem.
Em artigo exclusivo, o cirurgião oncológico Felipe Coimbra (foto) traz uma síntese de sua participação no Congresso Mundial de Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar, realizado entre os dias 30 de março e 02 de abril em Nova Iorque. O especialista foi convidado para discutir as estratégias cirúrgicas para câncer de pâncreas na era neoadjuvante, em apresentação na Sessão Plenária de Câncer de Pâncreas. Confira.
O médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto (foto), fundador da Anvisa, fala sobre o atual modelo de Pesquisa e desenvolvimento (P&D) e reflete sobre os desafios da regulação e acesso.
Roger Chammas (foto), coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), fala sobre o atual modelo de Pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de caminhos para resgatar o real valor da ciência.
Publicado recentemente no Lancet, o estudo inglês FAST-Forward mostrou resultados semelhantes entre 5 e 15 aplicações de radioterapia adjuvante no câncer de mama após cirurgia conservadora ou mastectomia. Quem comenta é o médico especialista em radioterapia Robson Ferrigno (foto), coordenador dos Serviços de radioterapia dos Hospitais BP Paulista e BP Mirante.
Robson Ferrigno (foto), médico especialista em radioterapia, analisa artigo publicado no periódico
Artigo de Dumont, F. et al. na Surgical Oncology discute a caracterização de recorrência peritoneal e local, prognóstico e implicações clínicas. Quem comenta é Ademar Lopes (foto), cirurgião oncológico e vice-presidente do A.C.Camargo Cancer Center.
Os cirurgiões oncológicos Durval Renato Wohnrath, Pedro Ricardo Fernandes e Francisco Américo Fernandes Neto discutem os vieses em estudos comparativos de cirurgias oncológicas abdominais por acessos minimamente invasivos x abertos.