19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Antiangiogênico e quimioterapia perioperatória em metástases hepáticas de câncer colorretal

alexandre jacome 2020 bxRevisão sistemática e meta-análise liderada pelo oncologista Alexandre Jácome (foto), do Grupo Oncoclínicas, avaliou o efeito da adição de bevacizumabe na resposta patológica à terapia pré-operatória de metástases hepáticas de câncer colorretal (CLM). Os resultados foram selecionados para apresentação no ASCO GI 2020, em San Francisco, em sessão de pôster.


TAPUR: novos resultados no ASCO GI 2020

colorretal NET OKOs resultados positivos do TAPUR (Targeted Agent and Profiling Utilization Registry) apresentados no Simpósio ASCO GI 2020 reafirmam o benefício de várias terapias-alvo em pacientes com câncer colorretal avançado. É o caso da combinação do inibidor de MEK cobimetinibe e do inibidor de BRAF vemurafenibe, que mostrou atividade antitumoral em uma coorte de pacientes com mutação BRAF V600E politratados. Os resultados foram relatados por Klute et al. (Abstract 122).

Gambit trial: presença brasileira no ASCO GI

gustavo barretos bxO oncologista Gustavo Sanches Faria Pinto (foto), médico do Hospital de Câncer de Barretos (Hospital de Amor), é primeiro autor de estudo randomizado de fase II selecionado para apresentação no Simpósio ASCO GI. O trabalho avaliou cisplatina mais irinotecano versus cisplatina mais gencitabina no tratamento de câncer avançado ou metastático da vesícula biliar ou do trato biliar. 

Radioterapia estereotáxica no câncer colorretal oligometastático

Daniel Moore bxO radio-oncologista Daniel Moore F. Palhares (foto), do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, é primeiro autor de estudo que buscou avaliar o benefício da radioterapia estereotáxica (SRT) em pacientes com câncer colorretal oligometastático não candidatos à cirurgia. Os resultados foram apresentados no ASCO GI 2020, em sessão de pôster.

Oncologia personalizada, idade e resultados clínicos no câncer colorretal

paulo hoff 3 bxO oncologista Paulo Hoff (foto), diretor-geral do ICESP, é co-autor de estudo multicêntrico selecionado para General Session no Simpósio ASCO GI 2020, com análise de sobrevida de 5.289 pacientes com câncer colorretal metastático. Os resultados correlacionam tratamento, idade e resultados clínicos, indicando que a chance de receber terapia de segunda linha diminuiu 11% a cada década adicional de vida.

Combinação mostra resultados no carcinoma hepatocelular

carcinoma hepatocelularO Simpósio ASCO GI 2020 apresentou resultados de eficácia e segurança da associação de nivolumabe mais cabozantinibe em pacientes com carcinoma hepatocelular avançado, com e sem adição de ipilimumabe. Os dados são de uma coorte do ensaio de Fase III CheckMate 040 e mostram que a terapia combinada NIVO + CABO +/- IPI levou a respostas clinicamente significativas, com perfil de segurança gerenciável.

Lavagem peritoneal não reduz risco de recorrência no câncer gástrico

michel sbco bxA lavagem peritoneal intraoperatória extensa (EIPL, da sigla em inglês) não reduz o risco de recorrência peritoneal e não tem impacto na sobrevida de pacientes com recorrência peritoneal do câncer gástrico. É o que mostram os resultados de estudo asiático selecionado para apresentação oral no ASCO GI, que discutiu o papel da EIPL após gastrectomia. O cirurgião oncológico Michel Jamil Chebel (foto), titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), comenta o trabalho.

Biópsia líquida em tumores gastrointestinais

Biopsia Liquida NET OKEstudo apresentado no ASCO GI 2020 mostra resultados encorajadores de um exame de sangue que utiliza o DNA circulante (cfDNA, do inglês cell-free DNA) para identificar sinais de metilação de tumores gastrointestinais difíceis de detectar. "Atualmente, muitos dos tipos de câncer que este teste detecta não possuem exames de rastreamento que permitem a detecção precoce do tumor”, afirma Brian Wolpin, diretor do Hale Family Center for Pancreatic Cancer Research no Dana-Farber Cancer Institute, em Boston, e primeiro autor do trabalho.

ASCO GI: qualidade de vida de pacientes com câncer colorretal e hepático

QUALIDADE VIDA NET OKOs resultados relatados por pacientes de dois estudos mostraram que a qualidade de vida é mantida por mais tempo com combinações de medicamentos mais recentes em comparação com o padrão de tratamento em pacientes com câncer colorretal BRAF V600E mutado e carcinoma hepatocelular irressecável. Os trabalhos estão entre os destaques do Simpósio ASCO GI 2020, que acontece entre os dias 23 e 25 de janeiro em San Francisco, Califórnia.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519