27092020Dom
AtualizadoSex, 25 Set 2020 4pm

Conheça o Podcast Onconews no Spotfy

ESMO 2020

SPARTAN: Qualidade de vida com apalutamida no câncer de próstata não metastático

EDUARDO ZUCCA BXEstudo selecionado para apresentação em pôster no ESMO 2020 (632P) trouxe dados de qualidade de vida em longo prazo de participantes do estudo de FASE III SPARTAN. O trabalho avaliou apalutamida versus placebo em pacientes com câncer de próstata resistente à castração não metastático (nmCRPC) de alto risco, definido como como o grupo com tempo de duplicação do PSA menor que 10 meses. O oncologista Eduardo Zucca (foto), coordenador do Departamento de Uro-oncologia do Hospital do Amor (Hospital de Câncer de Barretos), comenta os resultados.


P16 e HPV como determinantes prognósticos no câncer de orofaringe

Aline Chaves NET OKA imunocoloração de p16INK4a (p16) é a técnica mais amplamente utilizada em ambientes clínicos para determinar a causa e o prognóstico relacionado ao HPV como biomarcador no câncer de orofaringe (OPC, da sigla em inglês). Estudo apresentado em sessão oral no ESMO 2020 Virtual Congress mostra resultados do consórcio internacional que avaliou a proporção de HPV e p16+ em diferentes coortes. A oncologista Aline Lauda Chaves (foto), presidente do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP) e médica do DOM Oncologia, comenta o trabalho.

Integração de cuidados paliativos e assistência oncológica

tania icesp 2 bxTânia  Guimarães (foto), do ICESP, é a primeira autora de trabalho selecionado para apresentação em poster no ESMO 2020 que demonstrou como integrar cuidados paliativos ao cuidado do paciente oncológico hospitalizado melhorou a comunicação e resolução de conflitos e ainda facilitou a alta hospitalar. O geriatra Toshio Chiba, Chefe do Serviço de Cuidados Paliativos da instituição, é o autor sênior do trabalho (1517P).

'.

.

Imunoterapia é nova opção no câncer gástrico

cancer gastrico NET OKEstudo de Fase III destacado no programa científico da ESMO 2020 apresenta nova opção de tratamento de 1L para câncer gástrico ou de junção gastroesofágica HER2 negativo avançado ou metastático. “Nivolumabe associado à quimioterapia mostrou ganho significativo de sobrevida global e livre de progressão nessa população de pacientes”, disse o primeiro autor, Markus Moehler, da Johannes-Gutenberg University Clinic, em Mainz, Alemanha.

5-FU + oxaliplatina adjuvante não mostra benefício no câncer retal avançado

paulo hoff bxO oncologista Paulo Hoff (Foto) é autor sênior de estudo aceito no programa do ESMO 2020, com resultados do ensaio randomizado de Fase III que comparou 5-FU + oxaliplatina adjuvante versus observação no câncer retal localmente avançado pós-quimiorradioterapia neoadjuvante. A análise final não mostrou benefício da intervenção.

TIL e valor prognóstico no câncer de mama triplo negativo

MAMA bxQual o valor prognóstico do linfócito infiltrante do tumor (TIL) em pacientes jovens com câncer de mama triplo negativo? Estudo apresentado no ESMO 2020 por pesquisadores do PARADIGM study group mostrou que em mulheres com idade <40 anos sem tratamento sistêmico prévio e sem comprometimento nodal, TIL pode fornecer informações prognósticas importantes e auxiliar nas decisões do tratamento.

SOLO1: Resultados de longo prazo confirmam benefício de olaparibe no câncer de ovário

OvarioPacientes com câncer de ovário avançado recém-diagnosticadas estão em alto risco de recidiva. Dados de 5 anos de seguimento do ensaio SOLO1 reportados no ESMO 2020 mostram que a terapia de manutenção com olaparibe teve impacto significativo na sobrevida livre de progressão (56 meses versus 14 meses), com redução de 63% no risco de recorrência ou morte entre pacientes que alcançaram resposta completa no tratamento de primeira linha, com perfil de segurança que permaneceu favorável.


Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
300x250 ad onconews200519