19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Radioterapia: os destaques da ASTRO 2020

Os médicos especialistas em radioterapia Robson Ferrigno, Bernardo Salvajoli e Daniel Przybysz discutem os principais trabalhos apresentados no Congresso da Sociedade Americana de Radioterapia (ASTRO 2020), que aconteceu entre os dias 25 e 28 de outubro, em formato virtual. “Os trabalhos reforçam a importância da radioterapia como um tratamento fundamental na abordagem multidisciplinar de pacientes com câncer”, destacam os especialistas. Entre os highlights, estudo de Fase II/III que demonstrou a eficácia da radioterapia estereotática corporal (SBRT) no tratamento da dor de metástases na coluna vertebral, além de trabalho que avaliou o uso do PET/CT no tratamento de resgate com radioterapia no câncer de próstata recidivado. Assista, na TV ONCONEWS.


Células tumorais circulantes e controle de metástases cerebrais do câncer de mama

douglas castro bxO médico rádio-oncologista Douglas Guedes de Castro (foto), do A.C.Camargo Cancer Center, é primeiro autor de estudo prospectivo que analisa a correlação entre as células tumorais circulantes (CTCs) e o controle de doença cerebral após radiocirurgia/radioterapia estereotática (SRT) nas metástases cerebrais de câncer de mama (MCCM). O trabalho foi selecionado para apresentação oral no ASTRO 2020 e reconhecido com o prêmio de Ciência Translacional.

PARCER: novo padrão de RT adjuvante no câncer do colo do útero

cervical 2020 bxA radioterapia de intensidade modulada  guiada por imagem (IG-IMRT) resulta em incidência significativamente menor de toxicidade intestinal tardia de grau ≥ II em pacientes que receberam RT adjuvante ou quimiorradioterapia para câncer cervical, sem diferença na sobrevida livre de doença. Os resultados são de estudo de Fase III apontado entre os destaques do programa científico do ASTRO 2020 e sustentam a IG-IMRT como o novo padrão de radioterapia adjuvante no câncer do colo do útero.

PET no planejamento da radioterapia aumenta sobrevida no câncer de próstata recorrente

bernardo salvajoli 2020 bxO uso do PET/CT marcado com Fluciclovina (Axumin) no tratamento de resgate com radioterapia no câncer de próstata recidivado pode melhorar as taxas de sobrevida livre de falha. É o que apontam os resultados de estudo selecionado como primeiro Late Breaking Abstract apresentado na plenária do congresso anual da ASTRO, a Sociedade Americana de Radioterapia. Bernardo Salvajoli (foto), médico especialista em radioterapia, comenta os resultados.

Radiocirurgia com arcoterapia volumétrica modulada para múltiplas metástases cerebrais

rie asso bxEstudo apresentado em pôster no ASTRO 2020 analisou os resultados clínicos e toxicidades em pacientes com múltiplas metástases cerebrais submetidos a radiocirurgia estereotatica (SRS) usando a técnica de arcoterapia volumétrica modulada (VMAT). A médica especialista em radioterapia Rie Nadia Asso (foto), do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, é a primeira autora do trabalho.

Radiocirurgia estereotáxica e declínio cognitivo em pacientes com múltiplas metástases cerebrais

neuro NET OKOs resultados de um ensaio clínico randomizado de fase III sugerem que a radiocirurgia estereotáxica (SRS) pode substituir a radioterapia de cérebro total (WBRT) como padrão de tratamento para pacientes com quatro ou mais metástases cerebrais, com menos declínio cognitivo e sobrevida global equivalente. Os resultados foram apresentados no ASTRO 2020.

Radioterapia estereotática e redução da dor no tratamento de metástases da coluna

arjun sahgal okResultados do estudo canadense de Fase II/III (NCT02512965) demonstrou que o uso de radioterapia estereotática corporal (SBRT), com menos frações e doses mais altas de radioterapia de alta precisão, é uma abordagem mais eficaz para o tratamento da dor de metástases na coluna vertebral em comparação com a radioterapia convencional. Os dados foram apresentados por Arjun Sahgal (foto), professor e vice-coordenador de radio-oncologia no Sunnybrook Health Sciences Center, na Reunião Anual da American Society for Radiation Oncology (ASTRO 2020).

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519