19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Reconhecimento em cuidados paliativos

André Junqueira IDEA PC NET OKO médico André Filipe Junqueira dos Santos (foto), vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), é o primeiro brasileiro a receber o International Development and Education Award in Palliative Care (IDEA-PC), concedido pela Conquer Cancer Foundation como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em cuidados paliativos. Criado em 2011, o prêmio foi entregue durante a ASCO 2017.


Estratégias no tratamento de tumores ginecológicos

EVA_ANGELICA_NET_OK.jpgNo Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO 2017), a cirurgia teve papel de destaque no programa científico de gineco-oncologia. A oncologista Angélica Nogueira-Rodrigues (foto), presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA/GBTG) e chair de ginecologia do LACOG, comenta alguns dos estudos que concentraram as atenções.

Manejo de metástases no SNC

NEURO_MARCOS_NET_OK.jpgO oncologista clínico Marcos André Costa (foto), médico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), comenta os estudos em neuro-oncologia que foram destaque na ASCO 2017.

Uro-oncologia mantém entusiasmo

ANDREY NET OKNos últimos anos, os principais congressos têm destacado contribuições importantes e com impacto na prática da uro-oncologia. Na ASCO 2017 não foi diferente e estudos como o LATITUDE (LBA3) e o STAMPEDE (LBA5003) concentraram as atenções entre os highlights do programa científico. O oncologista Andrey Soares (foto), chair do LACOG-GU, analisa os destaques do panorama geniturinário apresentados no encontro de Chicago.

Panorama GU na ASCO 2017

GENITURINARIO NET OKAndrey Soares, chair do LACOG-GU, o Grupo Latinoamericano de Pesquisa em Tumores Geniturinários, analisa o que foi destaque no programa científico da ASCO e os debates que marcaram o panorama GU.

Avanços e controvérsias no panorama GI

Renata Dalpino NET OKApresentado em Sessão Plenária da ASCO 2017, o estudo do grupo colaborativo IDEA (LBA1) mostrou que alguns pacientes com câncer de cólon estádio III podem precisar apenas da metade da dose padrão de quimioterapia adjuvante. Outro destaque do panorama GI foi o fase II SWOG S1406 (abstr. 3505), com resultados do regime ICV no câncer colorretal metastático BRAF mutado. A oncologista Renata D’Alpino Peixoto (foto), do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG), comenta os destaques.

Grandes estudos, pequenos resultados

GBECAM SELO NET OKO legado deixado pela ASCO confirma o duplo bloqueio HER2 como opção efetiva, mas com pouca ou nenhuma aplicação diante do benefício clínico modesto e do aumento da toxicidade, inclusive financeira. Os oncologistas Márcio Debiasi, Carlos Barrios e Sergio Simon, do LACOG/GBECAM, comentam os estudos mais relevantes em câncer de mama da 53ª edição da ASCO.

Estudos em câncer de estômago e do trato biliar estabelecem novos padrões

ON9_CAPA_PG4TO7_LOGO_GTG_VERTICAL_NET_OK.jpgPrimeiro ensaio randomizado de fase III a comprovar ganho de sobrevida global no tratamento adjuvante de carcinoma de vias biliares, o estudo BILCAP determina uma mudança de paradigma. No adenocarcinoma de estômago e junção gastroesofágica, o destaque da ASCO foi o estudo de fase III que avaliou o esquema FLOT, agora o novo padrão de neoadjuvância. Confira a análise do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG).

GBOT aponta os destaques da oncologia torácica

LOGO_GBOT_NET_OK_2.jpgInovações importantes para a oncologia torácica marcaram a 53ª edição da ASCO e grandes estudos concentraram a atenção pelo potencial de mudar a prática clínica. As oncologistas Clarissa Mathias e Tercia Villasboas Reis, do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), apontam o que foi destaque na ASCO 2017.

ASCO 2017: Evidências no câncer de cabeça e pescoço

CABE__A_PESCO__O_NET_OK.jpgThiago Bueno, oncologista do AC Camargo Cancer Center, e Luiz P. Kowalski, Diretor do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia da mesma instituição, atual presidente da International Academy of Oral Oncology (IAOO), comentam os estudos que foram destaque em cabeça e pescoço no programa científico do encontro de Chicago.

Oncologista brasileiro recebe o IDEA Award 2017

Daniel_Vilarim_Premio_IDEA_Bx_NET_OK.jpgO oncologista Daniel Vilarim Araújo (foto), médico do A.C.Camargo Cancer Center, recebeu durante a ASCO 2017 o International Development and Education Award (IDEA), concedido pela Conquer Cancer Foundation a 20 jovens oncologistas promissores de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519