19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Avanços e promessas

albiges schutz ascogu19Fábio Schutz, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo,  e Laurence Albiges, do Institute Goustave Roussy, comentam alguns dos destaques do simpósio ASCO GU 2019, com foco em avanços no tratamento do câncer renal. Assista em vídeo com legendas em português.  


Combinação de imunoterapia mostra dados de longo prazo na 1ª linha do câncer renal

nizar tannir ascogu2019A combinação de nivolumabe + ipilimumabe mostrou ganho de sobrevida global na comparação com sunitinibe no seguimento de 17,5 meses. Os dados do estudo CheckMate 214 balizaram a aprovação pela Anvisa da combinação como primeira linha de tratamento para pacientes com câncer renal avançado ou metastático de risco intermediário ou alto, sem tratamento prévio. Os dados de longo prazo (30 meses) da combinação foram apresentados no ASCO GU 2019 pelo oncologista Nizar Tannir (foto), médico do MD Anderson Cancer Center.

Análise de subgrupo do estudo JAVELIN Renal 101

toni choueiri bx 2No estudo JAVELIN Renal 101 (em andamento), a sobrevida livre de progressão e a taxa de resposta objetiva foram maiores com avelumabe + axitinibe vs sunitinibe em pacientes com carcinoma de células renais avançado sem tratamento prévio. No ASCO GU 2019, o oncologista Toni Choueiri apresentou os resultados de uma análise de vários subgrupos.

METEOR apresenta resultados de subanálise

ignacio vinicius ascogu2019Em vídeo para a TV Onconews, Vinícius Carrera, do LACOG-GU, e Ignacio Duran, do Hospital Universitario Marqués de Valdecilla, na Espanha, analisam os resultados de uma subanálise do estudo METEOR desenhada para avaliar como a redução do tumor após exposição a cabozantinibe pode impactar a sobrevida global de pacientes com carcinoma de células renais avançado. Assista com legendas em português. 

Destaques do ASCO GU 2019 em câncer renal

andrey anapaula ascogu19Os oncologistas Andrey Soares e Ana Paula Garcia Cardoso analisam o que foi destaque no programa científico do último dia do ASCO GU. Em perspectiva, estudos que avaliaram diferentes esquemas de combinação com imuno-oncológicos e TKIs VEGF, sinalizando avanços que prometem reformular o cenário de tratamento. Assista em vídeo, na TV Onconews.  

Redução tumoral e sobrevida no estudo METEOR

ignacio duran asco2019No ASCO GU 2019, o oncologista Ignacio Duran (foto), médico do Hospital Universitario Marqués de Valdecilla, em Santander, Espanha, apresentou a análise de sobrevida global do estudo METEOR com base na redução precoce do tumor em pacientes com carcinoma de células renais.

TKIs no câncer renal do idoso

nirvana luciana ascogu2019Luciana de Moura Leite (na foto, à direita), do AC Camargo Cancer Center, é a primeira autora de estudo apresentado na sessão de pôster do simpósio ASCO GU 2019, que comparou a eficácia e segurança da terapia de 1ª linha entre pacientes idosos e não idosos com carcinoma de células renais metastático (mRCC), a partir de fatores que influenciam sobrevida e toxicidade. O trabalho contou com a participação da oncologista Nirvana Formiga (foto).

Imunoterapia: expectativa de cura e realidade

Cristiane Bergerot NET OKEstudo que tem como primeira autora a psico-oncologista Cristiane Decat Bergerot (foto), pesquisadora do City of Hope, analisou resultados clínicos e expectativas de pacientes com tumores geniturinários tratados com imunoterapia. Os resultados foram apresentados na sessão de pôster do simpósio ASCO GU 2019 e mostram que parcela considerável de pacientes têm expectativas irreais em torno do potencial benefício da imunoterapia.

Imunoterapia, perfil genômico e desfechos no câncer renal

paulo bergerot bxEvidências atuais indicam resultados superiores com imuno-oncológicos em pacientes com câncer renal metastático (mRCC) com perda de mutações de função PBRM1 (Miao et al., Nature, 2018). Estudo com participação do oncologista brasileiro Paulo Bergerot (foto) apresentado no ASCO GU 2019 procurou demonstrar a associação entre a mutação PBRM1 e a resposta a terapias-alvo e a imuno-oncológicos em uma coorte retrospectiva.

Imunoterapia no carcinoma renal de células não-claras

renal 2019 bxOs resultados iniciais de segurança do estudo de fase 3b/4 CheckMate 374 mostraram que nivolumabe dose fixa 240 mg a cada 2 semanas (Q2W) apresentou um perfil de segurança consistente entre pacientes com carcinoma renal de células claras e células não claras. No ASCO GU 2019 foram relatados dados atualizados de segurança e os primeiros resultados de eficácia para pacientes com RCC de células não claras (nccRCC) no CheckMate 374.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519