19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASCO GI: poucas surpresas

ON9_CAPA_PG4TO7_LOGO_GTG_VERTICAL_NET_OK.jpgGabriel Prolla, presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG), escreve sobre a ASCO GI 2016, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de janeiro em San Francisco, Califórnia. Para o especialista, foi um ano sem surpresas para a prática clínica. "Alguns estudos de fase III foram apresentados na edição deste ano, mas vários deles não demonstraram diferenças entre os braços experimentais e o braço controle", argumenta. Prolla também aponta estudos menores ou de fase II, "que não alteram a prática clínica de rotina, mas que são promissores".


ASCO GI: Netter -1

Intestino_Medio_NET_OK.jpgO Netter-1 é um estudo de fase 2 destinado a pacientes com diagnóstico de tumores neuroendócrinos de intestino médio que progrediram em vigência do tratamento com análogo de somatostatina. Fabio Kater, médico do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, comenta os resultados.

ASCO GI: inibidores de PD-1 em tumores do trato digestivo

FabioKater_NET_OK_2.jpgFabio Kater (foto), médico do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, comenta os estudos que avaliaram a terapia anti PD-1 em diferentes tipos de câncer do trato digestivo. O CHECKMATE 032 apresentou resultados encorajadores do uso do nivolumabe em pacientes com câncer gástrico ou de junção gastroesofágica avançado ou metastático, enquanto o estudo KEYNOTE 028 avaliou o pembrolizumabe em câncer de esôfago com expressão de PD-L1.

ASCO GI: custo e acesso na assistência oncológica

dr_gilberto_Bx.jpgO oncologista Gilberto Lopes (foto), diretor médico do Grupo Oncoclínicas, assina artigo em defesa de um modelo mais sustentável para permitir o acesso a cuidados de prevenção e controle do câncer e da hepatite em países pobres e em desenvolvimento. O artigo foi publicado no periódico do 2016 Gastrointestinal Cancers Symposium, na edição inaugural do congresso da ASCO GI.

Seleção molecular em câncer colorretal

Carmen_Allegra_2_NET_OK.jpgA Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) atualizou as linhas de recomendação para testes nas mutações no gene RAS1, incorporando evidências recentes. “A atualização vai permitir melhorar os testes para selecionar as opções de tratamento mais adequadas aos pacientes”, defendeu Carmen J. Allegra, chefe da Divisão de Hematologia e Oncologia da Universidade de Saúde da Florida, em artigo que circulou no 2016 Gastrointestinal Cancers Symposium.

NETTER-1 mostra resultados em tumores neuroendócrinos

Intestino_NET_OK.jpgResultados preliminares do estudo de fase III NETTER-1 em pacientes com tumores neuroendócrinos de intestino médio (midgut) previamente tratados mostram que Lutécio-177 (Lutathera®) pode atuar de forma significativa na redução do tumor. Pacientes tratados com lutécio 177 tiveram risco 79% menor de progressão ou morte pela doença. Os dados do NETTER-1 estão entre os highlights do ASCO GI.

 

 

Destaques do panorama gastrointestinal

ASCO_GI_2016_NET_OK.jpgOs inibidores de checkpoint continuam em alta e devem concentrar as atenções na ASCO GI, simpósio que acontece entre os dias 21 a 23 de janeiro em San Francisco, Estados Unidos, e traz os avanços no panorama do câncer gastrointestinal. Acompanhe a cobertura completa no Onconews.

O estudo KEYNOTE-028 mostra dados do anti-PD1 pembrolizumab em carcinoma de esôfago (Abstr 7), enquanto o CHECKMATE-032 atualiza dados de nivolumab em câncer gástrico ou de junção gastroesofágica (Abstr 6).


O estudo de fase III NETTER-1 em pacientes com tumores neuroendócrinos de intestino médio (midgut) previamente tratados (Abstr 194) também está entre os highlights, assim como o estudo do grupo polonês (Abstr 489), que avalia uma nova estratégia de radioquimioterapia em câncer retal avançado.

Os dados de fase II do NEOSCOPE (Abstr 3) mostram resultados encorajadores em neoadjuvância no câncer de esôfago e devem figurar entre os destaques da ASCO GI.


Referências

NEOSCOPE: A randomised Phase II study of induction chemotherapy followed by either oxaliplatin/capecitabine (OXCAP) or carboplatin/paclitaxel (CarPac) based chemoradiation (CRT) as pre-operative regimen for resectable oesophageal adenocarcinomas

NETTER-1 phase III: Progression-free survival, radiographic response, and preliminary overall survival results in patients with midgut neuroendocrine tumors treated with 177-Lu-Dotatate  

Neoadjuvant chemoradiation for fixed cT3 or cT4 rectal cancer: Results of a Polish II multicentre phase III study  

Updated results for the advanced esophageal carcinoma cohort of the phase 1b KEYNOTE-028 study of pembrolizumab (MK-3475)
 

Safety and activity of nivolumab monotherapy in advanced and metastatic (A/M) gastric or gastroesophageal junction cancer (GC/GEC): Results from the CheckMate-032 study
 
 

ASCO GI: destaques em câncer retal

bujko_NET_OK.jpgPesquisa do grupo polonês liderada por Krzysztof Bujko (foto) é apontada entre os highlights do ASCO GI, que de 21 a 23 de janeiro reúne em San Francisco, EUA, avanços no panorama do câncer gastrointestinal. Os resultados do estudo de fase III mostram o benefício de uma nova estratégia de quimiorradioterapia, com um curso abreviado de radioterapia.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519