19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

SABCS 2019: cirurgia no câncer de mama

César Cabello e Afonso Nazário Sabcs 2019Em video gravado no San Antonio Breast Cancer Symposium 2019, os mastologistas Afonso Celso Nazário, da EPM-Unifesp, e César Cabello, da Unicamp, analisam os principais estudos em cirurgia apresentados no encontro. Afinal, o que há de novo no tratamento cirúrgico do câncer de mama? Confira. 


Genômica e biologia molecular no SABCS 2019

José Casalli e Dirce Carrara Sabcs 2019José Cláudio Casali, oncogeneticista do Hospital Erasto Gaertner, e a biologista molecular Dirce Carraro, do A.C.Camargo Cancer Center, discutem alguns dos destaques de genômica e biologia molecular do SABCS. “A genética hoje está assumindo um papel muito importante na avaliação de risco e até mesmo em questões terapêuticas”, observam. Assista. 

As lições do SABCS 2019

Azambuja, Daniela e Buzaid Sabcs 2019Os oncologistas Daniela Rosa, Antonio Carlos Buzaid e Evandro Azambuja discutem o que ficou de take home message do San Antonio Breast Cancer Symposium 2019, considerando os cenários de tratamento adjuvante, neoadjuvante e metastático. Assista, na TV Onconews. 

Trastuzumabe biossimilar com pertuzumabe na doença HER2+

franklin poster3 sabacs2019Franklin Pimentel (foto), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), é autor de estudo selecionado para apresentação no SABCS 2019 que comparou a ligação e as atividades biológicas do trastuzumabe biossimilar e do medicamento de referência em associação com o pertuzumabe. Os resultados demonstraram que o biossimilar em combinação com o pertuzumabe é altamente similar à combinação com o medicamento originador.

Imunoterapia no câncer de mama triplo-negativo

Mayana Lopes e Felipe Ades Sabcs 2019Em vídeo, os oncologistas Mayana Lopes e Felipe Ades comentam os destaques do 3° dia do Congresso SABCS 2019. Em pauta, os estudos KEYNOTE-522 e NeoTRIPaPDL1, que apresentaram resultados conflitantes na avaliação da imunoterapia no câncer de mama triplo-negativo. Assista, na TV Onconews.

Terapia hormonal e impacto na incidência do câncer de mama

rowan chlebowski bxOs resultados de longo prazo de dois grandes estudos randomizados da Women's Health Initiative (WHI) mostraram que o uso de estrogênio isolado como terapia hormonal na menopausa diminuiu a incidência do câncer de mama e morte pela doença, com resultados persistentes após a descontinuação. Agora, dados apresentados no SABCS 2019 por Rowan Chlebowski (foto), chefe da Divisão de Oncologia e Hematologia do Harbor-UCLA Medical Center e pesquisador do Instituto Lundquist, indicam que a combinação de estrógeno e progestágeno aumentou a incidência de câncer de mama, com resultados que também se mantiveram mesmo após a interrupção do uso.

ctDNA pode prever risco de recorrência do câncer de mama

Schneider Bryan bxO DNA tumoral circulante pode ajudar a prever o risco de recorrência do câncer de mama triplo-negativo em mulheres com doença inicial submetidas à cirurgia após quimioterapia neoadjuvante. É o que mostram resultados de estudo apresentado no San Antonio Breast Cancer Symposium 2019. Os dados foram apresentados por Bryan P. Schneider (foto), professor de Medicina e Genética Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, autor sênior do estudo.

AMAZONA III descreve a prevalência do câncer de mama hereditário

Alessandra bxA mastologista Alessandra Borba Anton de Souza (foto), médica da PUCRS e membro do Grupo Brasileiro de Estudos em Câncer de Mama (GBECAM), é primeira autora de estudo selecionado para apresentação em poster no San Antonio Breast Cancer Symposium 2019, em análise que descreve a prevalência de pacientes do estudo AMAZONA III com indicação para testes genéticos para a síndrome do câncer de mama e ovário hereditário (HBOC).

Anastrozol e redução do risco de câncer de mama

Cuzick Jack bxO ensaio IBIS-II Prevention foi projetado para investigar se cinco anos de anastrozol podem prevenir o câncer de mama em mulheres na pós-menopausa com alto risco de desenvolver a doença. Agora, dados apresentados no SABCS 2019 por Jack Cuzick (foto), chefe do Centro de Prevenção do Câncer do Reino Unido, mostram que após acompanhamento pela mediana de 10,9 anos, o uso de anastrozol teve impacto na incidência de câncer de mama, mesmo após a interrupção do tratamento. Os resultados foram publicados simultaneamente no The Lancet.

Câncer de mama em jovens, uma coorte brasileira

Lilian ACCamargo bx 1Lilian Fraianella (foto), do AC Camargo Cancer Center, é primeira autora de estudo selecionado para apresentação em poster no San Antonio Breast Cancer Symposium 2019, com resultados que ampliam a compreensão sobre o cenário do câncer de mama no Brasil em mulheres jovens.

Irradiação parcial e prevenção da recorrência no câncer de mama

Meattini Icro bxEm pacientes com câncer de mama inicial, estudo com 10 anos de acompanhamento indica que a irradiação parcial da mama pode ser tão eficaz quanto a irradiação total na prevenção da recorrência. “A irradiação acelerada parcial da mama pode produzir excelente controle da doença, em casos selecionados”, disse Icro Meattini (foto), da Universidade de Florença, Itália, que apresentou os resultados no San Antonio Breast Cancer Symposium 2019.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519