19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

8ª edição recebe 2 mil congressistas

Carla_Domenge.jpgO Rio de Janeiro foi sede do VIII Congresso Franco Brasileiro de Oncologia, realizado no Hotel Sofitel Copacabana, de 9 a 11 de outubro, em um encontro que já é tradição na agenda da oncologia brasileira. Na edição deste ano, a Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia (SFBO), presidida por Carla Ismael e Christian Domenge (foto), recebeu cerca de 2 mil inscritos para uma programação científica que incluiu joint simpósios com ASCO e ESMO, além de controvérsias e atualização em oncologia clínica, radioterapia e cirurgia oncológica. O programa também abrigou o Simpósio Internacional de Mastologia (SIM) e o Curso de Oncoplastia.


Câncer de pâncreas avançado

Rui_Weschenfelder_NET_OK.jpgEduardo Moraes e Rui Weschenfelder estiveram à frente do painel Gastrointestinal, apresentado no VIII Congresso da SFBO, que entre outros temas debateu os desafios e avanços no câncer de pâncreas. O objetivo do painel, segundo os coordenadores, é ir além de uma simples aula de revisão, e contribuir efetivamente para o dia-a-dia do oncologista. “O formato de debate possibilita que todos retornem para seu consultório, para o hospital, com algo de útil para acrescentar na prática”, enfatizou Weschenfelder.

Seleção molecular no câncer de pulmão

Clarissa_Maria_de_Cerqueira_Mathias.jpgO VIII Congresso Franco-Brasileiro de Oncologia dedicou um painel ao tema da seleção molecular em câncer de pulmão, coordenado pela oncologista Clarissa Mathias (foto). Na última década, tornou-se evidente que os subtipos moleculares de câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) podem influenciar a decisão terapêutica.

Simpósio satélite destaca abiraterona no câncer de próstata

Maluf_Franco.jpgO cenário do câncer de próstata metastático resistente a castração mantém uma disputa acirrada. A Janssen Cilag, fabricante do Zytiga, mostrou no franco-brasileiro os benefícios do acetato de abiraterona, um inibidor da biossíntese androgênica que comprovou ganho na sobrevida global. O oncologista clínico Fernando Cotait Maluf (foto) participou da apresentação e lembrou que as primeiras evidências vieram do estudo que randomizou 1.195 pacientes previamente tratados com docetaxel para receber 5 mg de prednisona duas vezes por dia com 1000 mg de acetato de abiraterona (797 pacientes) ou placebo (398 pacientes).

Tratamento sistêmico do câncer de ovário

C__ncer_Ov__rio.jpgNa oncoginecologia, o tratamento para carcinoma epitelial de ovário tem se beneficiado da geração de drogas-alvo, tema que marcou a apresentação da oncologista Aknar Calabrich no Simpósio Internacional de Mastologia (SIM), que integra a programação científica do VIII Congresso Franco-Brasileiro de Oncologia.

SBM promove curso de oncoplastia

Ruffo_Franco.jpgDurante as atividades do Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) aproveitou a programação do congresso franco-brasileiro de oncologia para realizar mais um curso de oncoplástica. Apesar do amparo legal, que garante às mulheres mastectomizadas o direito à cirurgia de reconstrução, a falta de cirurgiões treinados ainda dificulta a expansão da oncoplastia no Sistema Único de Saúde (SUS).

Bristol destaca a experiência brasileira com acesso expandido para ipilimumabe

O oncologista Rafael Schmerling (foto)dr_schmerling1.jpg, um dos maiores especialistas brasileiros em melanoma, participou do simpósio satélite promovido pela Bristol-Myers Squibb (BMS) no congresso franco-brasileiro, que enfatizou a experiência brasileira com o acesso expandido (Translating Expanded Access Program Experience into Clinical Practice: Brazilian Experience).

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519