19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Classificação de risco no câncer de mama: resultados da US-LACRN

dirce carraro okEstudo com participação de instituições da Argentina, Brasil, Chile, México e Uruguai mostrou na AACR 2021 resultados que correlacionam análises de PAM50 com uma classificação substituta de avaliação de risco no câncer de mama estágio II-III baseada em características clínicas e de imuno-histoquímica. A análise considera mulheres latino-americanas inscritas no estudo US-LACRN e no Brasil tem a participação do Instituto Nacional do Câncer (INCA), AC Camargo Cancer Center, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Instituto de Câncer de São Paulo (ICESP) e Hospital de Câncer de Barretos. "Esse é o primeiro estudo do perfil molecular de tumores de mama de mulheres da América Latina", destaca a biologista molecular Dirce Carraro (foto), responsável pelo Laboratório de Diagnóstico Genômico do A.C.Camargo Cancer Center e uma das pesquisadoras envolvidas no estudo. 


CHRONOS-3: combinação mostra resultados no linfoma não-Hodgkin

marcelo capra bxA combinação de copanlisibe (Aliqopa®) e rituximabe levou a uma redução de 48% no risco de progressão de doença ou morte em comparação com rituximabe e placebo em pacientes com linfoma não-Hodgkin indolente recidivado. Os resultados do estudo de Fase III CHRONOS-3 foram apresentados na Clinical Trials Plenary Session do AACR 2021 e publicados simultanemante no Lancet Oncology. O oncohematologista Marcelo Capra (foto), do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, é coautor do trabalho.

Polimerases da síntese de translesão na resistência à temozolomida

marcela latancia bxMarcela Teatin Latancia (foto), do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, é primeira autora de estudo selecionado para apresentação em pôster no AACR 2021 que investiga o papel das polimerases de síntese translesão na resistência à temozolomida em células de glioma. O trabalho rendeu à pesquisadora o reconhecimento da AACR com o Global Scholar-in-Training Awards (GSITA), prêmio oferecido a especialistas em início de carreira.

Biopsia líquida para decisão terapêutica em tumores sólidos avançados

Murad 2019 bxO oncologista André Murad (foto), diretor clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, em Belo Horizonte, é primeiro autor de dois trabalhos selecionados para apresentação em pôster no AACR 21 que descrevem a experiência institucional com a biópsia líquida Guardant360 e com o PCR digital em gotas (ddPCR) para decisão terapêutica em tumores sólidos avançados.

Aneuploidia do câncer pode predizer resposta à imunoterapia no câncer de pulmão

Joao Alessi dana farber bxO oncologista brasileiro João Victor Alessi (foto), pesquisador do Dana-Farber Cancer Institute, é primeiro autor de estudo apresentado na AACR 2021, sugerindo que níveis mais baixos de aneuploidia do câncer estão associados a resultados mais favoráveis ​​em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) tratados com inibidores de checkpoint imune.

Nivolumabe neoadjuvante mais quimioterapia aumenta taxas de resposta completa no CPNPC

Pulm o 2017 NET OKA adição de nivolumabe à quimioterapia como tratamento neoadjuvante para pacientes com câncer de pulmão não pequenas células ressecável (CPNPC) mostrou benefício significativo e aumentou a taxa de resposta completa para 24%, em comparação com 2,2% no braço de quimioterapia isolada, sem aumento de toxicidade. Os resultados são do ensaio de fase III (CheckMate-816), apresentados na AACR 2021.

Pacientes com câncer de ovário têm risco aumentado de doença mental

OvarioMulheres com diagnóstico de câncer de ovário foram três vezes mais propensas a apresentar ansiedade, depressão e outras desordens emocionais, de acordo com resultados apresentados durante encontro anual da AACR 2021, realizado de 10 a 15 de abril. Taxas mais altas de ansiedade e depressão foram associadas a maior risco de mortalidade.

TILs: nova abordagem mostra promessa em melanoma

robert hawkins bxTerapias baseadas em linfócitos infiltrantes de tumor (TILs) começam a mostrar resultados promissores, como aponta estudo que apresenta na AACR 2021 os primeiros dados de eficácia clínica em pacientes com melanoma avançado, agora com nova técnica de processamento com TILs não selecionados. Robert Hawkins (foto), professor do centro de câncer da Universidade de Manchester, é o primeiro autor do estudo.

Estilo de vida saudável pode diminuir risco de câncer de próstata letal em homens com alto risco genético

Prostata 2018 NET OKEntre homens com alto risco genético de desenvolver câncer de próstata, aqueles que mantiveram um estilo de vida saudável foram menos propensos a desenvolver a forma letal da doença. É o que aponta estudo destacado no programa científico do encontro anual da AACR, realizado de 10 a 15 de abril em formato online.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519