19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Terapia de conservação da mama tem impacto na sobrevida

Zucca_NET_OK.jpgO mastologista Gustavo Zucca-Matthes (foto), coordenador do Departamento de Mastologia/Reconstrução Mamária do Hospital de Câncer de Barretos, comenta os resultados de dois estudos apresentados no San Antonio Breast Cancer Symposium. Um deles demonstrou que a terapia de conservação da mama obteve melhores resultados do que a mastectomia em pacientes com câncer de mama inicial. O outro mostrou que mastectomias associadas a reconstruções imediatas apresentam custos e taxas de complicações mais elevadas.

Mastectomia associada à reconstrução tem maiores taxas de complicação e custos

Smith_Benjamin_NET_OK.jpgEntre as várias opções terapêuticas disponíveis para mulheres com câncer de mama em estadio inicial nos Estados Unidos, a mastectomia mais reconstrução tiveram as maiores taxas de complicação e custos associados, afirmou Benjamin D. Smith (foto), do MD Anderson Cancer Center, durante apresentação no 2015 San Antonio Breast Cancer Symposium.

SABCS 2015: Capecitabina no câncer de mama após quimioterapia neoadjuvante

Toi_Masakazu_NET_OK.jpgO tratamento com a quimioterapia capecitabina aumentou a sobrevida livre de doença para mulheres com câncer de mama HER2-negativo que não foi eliminado pela quimioterapia neoadjuvante, de acordo com resultados do estudo clínico de fase III CREATE-X, apresentado por Masakazu Toi (foto), professor no Hospital Universitário de Kyoto, Japão, fundador e diretor sênior do Japan Breast Cancer Research Group (JBCRG).

SABCS 2015: TH3RESA mostra resultados finais em San Antonio

Wildiers_Hans_NET_OK_2.jpgPacientes com câncer de mama metastático HER2-positivo que progrediram a duas linhas de terapia anti-HER2 (trastuzumab e lapatinib) demonstraram benefícios com o tratamento com trastuzumabe emtansine (T-DM1), com aumento na mediana de sobrevida global. É o que apontam os resultados finais do estudo TH3RESA, apresentado em San Antonio dia 11 de dezembro por Hans Wildiers (foto), professor de oncologia médica em Leuven, na Bélgica, e líder da investigação.

SABCS 2015: CALGB/Alliance - Neoadjuvância em câncer de mama triplo-negativo

Sikov_William_2_NET_OK.jpgO estudo de fase II CALGB / Alliance 40603, apresentado no dia 8 de dezembro por William Sikov (foto), mostrou que alcançar resposta patológica completa (pCR) com tratamento neoadjuvante tem impacto nos resultados de sobrevida. Mais pacientes tratados com quimioterapia antes da cirurgia tiveram resposta patológica completa em relação aqueles que no momento da cirurgia tinham doença invasiva ou residual.

IBIS II - anastrozol ou tamoxifeno no CDIS

Cuzick_Jack_NET_OK.jpgDados do estudo IBIS II apresentados por Jack Cuzik (foto), diretor do Wolfson Institute of Preventive Medicine na Queen Mary University, em Londres, mostram que não houve diferença significativa nas taxas de recorrência entre mulheres com carcinoma ductal in situ (CDIS) em uso de anastrozol ou tamoxifeno, mas foram encontradas diferenças importantes nos perfis de efeitos secundários.

 

SABCS 2015: Mutações no gene ESR1 associadas com pior sobrevida geral

Chandarlapaty_Sarat_NET_OK.jpgDiferentes mutações podem prever diferentes respostas entre pacientes com câncer de mama metastático receptor de estrogênio positivo. Sarat Chandarlapaty (foto), do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, mostrou que mutações associadas ao gene do receptor de estrogênio 1 (ESR1) são associadas a piores resultados de sobrevida.

Enzima pode guiar resistência ao tamoxifeno

Harris_Reuben_NET_OK.jpgEstudo apresentado por Reuben Harris (foto), do departamento de Bioquímica Molecular do Howard Hughes Medical Institute no San Antonio Breast Cancer Symposium 2015 sugere que a enzima APOBEC3B pode estar envolvida no mecanismo de resistência ao tamoxifeno.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519