19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

MINDACT: de-escalonamento do tratamento adjuvante no câncer de mama

fatima cardoso asco2020A oncologista Fátima Cardoso (foto), Diretora da Unidade de Câncer de Mama do Champalimaud Cancer Center, em Lisboa, apresentou no ASCO 2020 os resultados de longo prazo do estudo MINDACT, confirmando o valor do perfil genômico para o de-escalonamento do tratamento adjuvante em pacientes com câncer de mama em estágio inicial. A especialista é convidada do Diálogo de Experts com a participação dos médicos Silvio Bromberg e Sergio Simon. Assista, na TV Onconews.


Extrapolação de indicação e intercambialidade como barreiras ao uso de biossimilares no Brasil

heloisaA oncologista Heloisa Resende (foto) é primeira autora de estudo apresentado no ASCO 2020 que buscou compreender os motivos que dificultam a mudança de prática dos oncologistas brasileiros em relação aos medicamentos biossimilares. “O Brasil e os países em desenvolvimento têm acesso limitado a medicamentos biológicos e terapias-alvo devido ao alto custo, e os biossimilares podem contribuir para melhorar o acesso dos pacientes a esses medicamentos com eficácia e segurança”, sustenta.

PCR digital em gotas e perfil genômico

Murad 2019 bxA reação em cadeia da polimerase digital em gotas (ddPCR) é um método promissor para analisar pequenas quantidades de DNA e RNA, com alta sensibilidade, baixo custo e facilidade de leitura, uma vez que dispensa bioinformática, projetando-se como importante alternativa ao sequenciamento de nova geração (NGS) na detecção de biomarcadores para orientar o tratamento do câncer. É o que argumentam os oncologistas André Marcio Murad (foto) e José Claudio Casali, em estudo que integrou o programa científico do ASCO 2020.

ASCO 2020: impacto da COVID-19 na oncologia

Os oncologistas Leora Horn e Jeremy Warner, do Vanderbilt Ingram Cancer Center, em Nashville, Tennessee, apresentaram no ASCO 2020 os resultados dos Consórcios TERAVOLT (Abstract LBA111) e CCC19 (Abstract LBA110), em sessão dedicada a discutir o impacto da pandemia da COVID-19 em pacientes com câncer. Os especialistas são convidados da TV Onconews, em vídeo com a participação do cirurgião oncológico Riad Younes, diretor do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Assista.

HERO: privação androgênica no câncer de próstata

marcus sadi 2020 v2 bxEstudo de Fase III (HERO) apresentado no ASCO 2020 mostrou que o tratamento com o antagonista de LHRH relugolix alcançou resultados superiores aos de leuprolida na supressão sustentada dos níveis de testosterona, com risco 54% menor de eventos cardiovasculares importantes. Os dados foram publicados na New England Journal of Medicine (NEJM), em artigo de Neal D. Shore et al. Quem comenta é o urologista Marcus Sadi (foto), Professor Adjunto e Coordenador da Área de Uro-Oncologia da Unifesp.

ASCO 2020: terapia de manutenção no câncer de ovário recidivado BRCA-mutado

Destaque do programa científico do ASCO 2020, o SOLO2 demonstrou a eficácia de olaparibe no tratamento de manutenção em pacientes com câncer de ovário recidivado sensível à platina BRCA-mutado. Andrés Poveda, primeiro autor do estudo, é o convidado da TV Onconews, em vídeo com a participação do oncologista Elias Abdo Filho, coautor do trabalho. Assista com legendas em português.

ASCO 2020: Tratamento e manejo do câncer retal

O cirurgião oncológico Julio Garcia-Aguilar, chefe de cirurgia colorretal do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSKCC), apresentou no ASCO 2020 estudo que avaliou a preservação de órgão no adenocarcinoma retal (Abstract #:4008). O especialista é convidado do Diálogo de Experts com a participação dos médicos Rodrigo Perez, Renata D’Alpino e Rodrigo Hanriot. Assista com legendas em português.

TV Onconews: câncer renal e tumores uroteliais na ASCO 2020

O oncologista Denis Jardim, coordenador de Pesquisa Clínica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, recebe Toni Choueiri, do Dana Farber Cancer Institute, em mais um Diálogo de Experts. Em pauta, as novidades do ASCO 2020 no panorama do câncer renal e e em tumores uroteliais. Assista, na TV Onconews.

Estratégias de tratamento no câncer de mama

Highlights em oncologia mamária do ASCO 2020 são tema de vídeo com os oncologistas Tomás Reinert e Romualdo Barroso. Em discussão, estudos que avaliam esquemas de tratamento do câncer de mama em diferentes cenários. Assista, na TV Onconews.

Avanços e controvérsias no Panorama GI

As oncologistas Rachel Riechelmann e Renata D’Alpino, do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG), discutem estudos do Panorama Gastrointestinal apresentados no ASCO 2020. Em pauta, a importância do teste HER2+ no adenocarcinoma de estômago ou esôfago, e meta-análise que avalia o papel da terapia triplet no câncer colorretal metastático. Assista.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519