19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Quimioterapia neoadjuvante vs cirurgia upfront no câncer de pâncreas

Pancreas 2 NET OKEstudo de fase II/III apresentado no ASCO GI 2019 demonstrou benefícios significativos da quimioterapia neoadjuvante (gencitabina e a combinação oral de fluoropirimidina de tegafur/gimeracil/oteracil),  com ganho de sobrevida global em comparação com cirurgia upfront no tratamento de pacientes com adenocarcinoma ductal pancreático ressecável confirmado histologicamente.


Tumores colorretais no ASCO GI 2019

virgilio souza silva ascogi2019O oncologista Virgílio Souza e Silva, do A.C.Camargo Cancer Center, comenta os estudos em tumores colorretais que concentraram as atenções no ASCO GI 2019, realizado em San Francisco de 17 e 19 de janeiro. 

Terapia anti-HER2, anti-PD-1 e quimioterapia no adenocarcinoma esofagogástrico HER2+

Duilio NET OKEstudo de fase II apresentado no ASCO GI 2019 avaliou a eficácia e segurança do tratamento em primeira linha do adenocarcinoma esofagogástrico metastático HER2-positivo com a combinação de pembrolizumabe, trastuzumabe, capecitabina e oxaliplatina. “Apesar de ser um estudo pequeno e sem impacto imediato na prática clínica, os dados são muito provocadores”, avalia o oncologista Duílio Reis da Rocha Filho (foto), chefe do serviço de oncologia clínica do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará, e consultor científico do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG).

Trecc: retratamento da terapia anti-EGFR no câncer colorretal metastático

Amanda ACCamargo NET OKEstudo brasileiro selecionado para a sessão de pôster do ASCO GI 2019 buscou avaliar a eficácia do retratamento anti-EGFR (TRECC) no câncer colorretal metastático. Os resultados sugerem que a estratégia pode ser considerada em pacientes selecionados. Os dados foram apresentados no sábado, 19 de janeiro, por Amanda Karani (foto), residente do A.C.Camargo Cancer Center.

HIPEC adjuvante no câncer de cólon com alto risco de metástases peritoneais

Thales Cirurgia NET OKQuimioterapia intraperitoneal hipertermia (HIPEC) adjuvante com oxaliplatina parece não melhorar a sobrevivência livre de metástases peritoneais, segundo dados preliminares do estudo multicêntrico holandês COLOPEC1, apresentados em sessão oral sábado, 19 de janeiro, durante o ASCO GI 2019. “Estes resultados negativos se alinham aos inesperados achados dos estudos franceses PROPHYLOCHIP2 (NTC01226394) e PRODIGE 73 (NCT00769405) apresentados na ASCO 2018, que em conjunto têm servido para desfavorecer a utilização de HIPEC no cenário do câncer colorretal”, observou Thales P. Batista (foto), cirurgião oncológico do Real Instituto de Cirurgia Oncológica (RICO/RHP) e membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

Quimioterapia adjuvante no câncer de cólon estádio III de alto risco

Colorretal OK NET OK ASCO 2016A quimioterapia adjuvante pós-operatória com S-1/oxaliplatina (SOX) não se mostrou superior a UFT/leucovorina (LV) na sobrevida livre de doença (DFS) em pacientes com câncer de cólon estádio III de alto risco. No entanto, o regime à base de oxaliplatina pareceu mais eficaz na doença avançada, como o estádio IIIC e N2b. Os resultados do estudo ACTS-CC 02 serão apresentados sábado, 19 de janeiro, no ASCO GI 2019.

O perfil do câncer na população muito idosa

Idoso NET OKEstudo brasileiro que será apresentado no 2019 Gastrointestinal Cancers Symposium discute o perfil de pacientes muito idosos (> 80 anos) com malignidades gastrointestinais, destacando oportunidades para melhorar o tratamento nessa população. O estudo tem a participação do oncologista Paulo Hoff e como primeira autora Marcela Crosara Alves Teixeira, oncologista do Sírio-Libanês Brasília.

Imunoterapia no câncer de esôfago avançado

Virgilio ASCOGI NET OKO estudo de fase III KEYNOTE-181 apresentado no ASCO GI 2019 mostrou que pembrolizumabe no tratamento de segunda linha do câncer de esôfago avançado com PD-L1 CPS ≥10 melhorou significativamente a sobrevida global, levando a uma redução de 31% no risco de morte em comparação com a quimioterapia (paclitaxel, docetaxel ou irinotecano), com um perfil de segurança mais favorável”, afirmou o oncologista Virgílio Souza e Silva (foto), do A.C.Camargo Cancer Center.

Andecaliximab no tratamento do câncer gástrico ou de junção gastroesofágica

Estomago News 3 OK 2A adição do anticorpo monoclonal andecaliximabe (ADX) ao mFOLFOX6 não melhora a sobrevida global em pacientes com adenocarcinoma gástrico ou de junção gastroesofágica (JEG) HER2 negativo não tratados previamente. Os resultados do estudo GAMMA-1 foram apresentados quinta-feira, 17 de janeiro, no Gastrointestinal Cancers Symposium (ASCO GI 2019), em San Francisco, Califórnia.

Incidência de metástase pulmonar em pacientes com adenocarcinoma colorretal

colorretal NET OKEstudo brasileiro avaliou se a lateralidade do tumor primário e o status da mutação RAS no adenocarcinoma colorretal estão relacionados com a incidência de metástases pulmonares. Os dados serão apresentados por Lara Azevedo Diniz, residente em oncologia clínica do A.C.Camargo Cancer Center, na sessão de pôster do ASCO GI sábado, 19 de janeiro.

Acompanhamento de rotina no câncer colorretal não metastático após ressecção

Lara ACCamargoO acompanhamento após cirurgia curativa no câncer colorretal não metastático apenas com base nos níveis de antígeno carcinoembrionário (CEA) não detectou a recorrência precoce em quase 30% dos casos. Os resultados serão apresentados por Lara Azevedo Diniz (foto), residente do departamento de oncologia do A.C.Camargo Cancer Center, no sábado, 19 de janeiro, na sessão de pôster do ASCO GI 2019.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519