19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

POLO trial apresenta resultados de sobrevida global

alexandre jacome 2020 bxEnsaio de Fase III (POLO) que avaliou a eficácia e segurança de olaparibe de manutenção nos pacientes com câncer de pâncreas metastático que apresentam mutações germinativas de BRCA1/2 e que não haviam falhado ao regime FOLFIRINOX em 1ª linha apresentou resultados de sobrevida global. Confira a análise do oncologista Alexandre Jacome.


NACRE: radioterapia versus radioquimioterapia no idoso com câncer retal

Robson Ferrigno NET OK 2A terapia neoadjuvante seguida por cirurgia mesorretal é o padrão de tratamento para o carcinoma retal localmente avançado, mas controvérsias ainda cercam o tratamento do paciente idoso. O estudo NACRE investigou o papel da radioterapia de curta duração com cirurgia retardada nesta população e foi um dos destaques da General Session do ASCO GI 2021. O médico especialista em radioterapia Robson Ferrigno (foto), coordenador dos serviços de radioterapia do Hospital BP Paulista, analisa os resultados.

FIGHT: Bemarituzumab + mFOLFOX6 no câncer gástrico

tiago castria semana baixaDestacado em sessão oral no ASCO GI 2021, o estudo FIGHT demonstrou que a adição de bemarituzumab ao FOLFOX modificado (mFOLFOX) melhorou significativamente a sobrevida e as taxas de resposta para pacientes com câncer gástrico avançado. Tiago Biachi de Castria (foto), oncologista do ICESP e do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, comenta os resultados.

S-1 mais docetaxel adjuvante no câncer gástrico estágio III

cancer gastrico 21 bxUma análise pré-planejada do estudo JACCRO GC-07 avaliou a sobrevida livre de recidiva em 3 anos de pacientes com câncer gástrico estágio III tratados com S-1 e docetaxel submetidos à gastrectomia D2 sem quimioterapia neoadjuvante. Os resultados selecionados para apresentação oral no ASCO GI 2021 confirmam a eficácia da combinação.

Terapias eletromagnéticas no carcinoma hepatocelular

frederico costa 21 bxO oncologista Frederico Costa (foto), do Hospital Sírio Libanês em São Paulo, é autor sênior de dois estudos selecionados para o programa científico do ASCO GI 2021, com dados da experiência institucional com terapias eletromagnéticas (EMF, da sigla em inglês) em monoterapia ou combinadas ao padrão de tratamento de pacientes com carcinoma hepatocelular avançado. As oncologistas Micelange Carvalho Sousa e Yone de Camargo Setogute são as primeiras autoras dos trabalhos.

Cabozantinibe e nivolumabe como tratamento neoadjuvante no CHC borderline

hepatocelular 2021 bxNovas combinações de terapias-alvo e imunoterapias demonstraram taxas de resposta superiores a sorafenibe no carcinoma hepatocelular (CHC). Estudo de fase I que avalia a viabilidade e eficácia da combinação de cabozantinibe mais nivolumabe como terapia neoadjuvante em pacientes com CHC borderline ou localmente avançado mostrou resultados na Poster Highlight Session do ASCO GI 2021.

Biópsia líquida e risco de recorrência no câncer colorretal

Biopsia Liquida NET OKA detecção oportuna da recorrência e a identificação de pacientes de alto risco após a cirurgia e a conclusão da terapia adjuvante são desafios importantes no tratamento do câncer colorretal. É nesse contexto que a análise do DNA tumoral circulante (ctDNA) se projeta como ferramenta promissora para identificar pacientes com doença residual mínima (MRD) e alto risco de recorrência, como destaca estudo selecionado no programa científico do ASCO GI 2021.

Microbioma intestinal e eficácia de nivolumabe no câncer gástrico

microbioma 2 bxEstudo translacional selecionado para a sessão oral do 2021 Gastrointestinal Cancers Symposium mostrou pela primeira vez que a invasão bacteriana de células epiteliais do microbioma intestinal pode se tornar um novo biomarcador para o tratamento com nivolumabe no câncer gástrico avançado, com potencial de prever a resposta aos inibidores de checkpoint imune.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519