Onconews - Dados de consórcio internacional mostram que consumo de chá de ervas pode reduzir risco de câncer de bexiga

As evidências sobre a associação entre o consumo de chá e o risco de câncer de bexiga são inconsistentes. Estudo de Zhang et al. relatado na Nutrition and Cancer buscou ampliar a base de evidências, utilizando dados internacionais do Consórcio de Epidemiologia e Determinantes Nutricionais do Câncer de Bexiga (Bladder Cancer Epidemiology and Nutritional Determinants Consortium). Os resultados não demonstram associação significativa entre o consumo de chá preto ou verde e o risco de câncer de bexiga, enquanto o consumo de chá de ervas foi associado à redução do risco (OR = 0,59, IC 95% = 0,36–0,96).

Neste estudo, os pesquisadores consideraram dados individuais de 2.347 casos e 6.871 controles de 15 estudos de caso-controle com informações sobre chá preto, verde, chá de ervas ou chá em geral. A associação foi estimada por análise de regressão logística multivariável ajustada para múltiplos fatores (não) dietéticos.

Os resultados relatados na Cancer and Nutrition mostram associação entre o consumo de chá e o risco de câncer de bexiga (odds ratio, OR = 0,72, intervalo de confiança de 95%, IC 95% = 0,65-0,80) em comparação com indivíduos que não consumiam chá.

Análises estratificadas com base em gênero e tabagismo produziram resultados semelhantes. Os autores descrevem que a análise estratificada não mostrou associação significativa entre o consumo de chá preto ou verde e risco de câncer de bexiga, enquanto o consumo de chá de ervas foi associado a um risco reduzido de câncer de bexiga (OR = 0,59, IC 95% = 0,36–0,96). A análise revela que à medida que o consumo diário de chá aumentou dentro de uma faixa adequada (<5,67 xícaras/dia), o risco de câncer de bexiga diminuiu.

“O chá de Camellia sinensis não demonstrou associação com o risco de câncer de bexiga, enquanto o chá de ervas foi inversamente associado à incidência de câncer de bexiga”, concluem os autores, acrescentando que mais estudos são necessários para esclarecer esses achados. 

Referência:

Zhang, Y. X., Albers, R., Chen, Y. T., Steineck, G., Kellen, E., Johnson, K. C., … Yu, E. Y. W. (2025). The Association between Tea Consumption and Bladder Cancer Risk Based on the Bladder Cancer Epidemiology and Nutritional Determinants (BLEND) International Consortium. Nutrition and Cancer, 1–12. https://doi.org/10.1080/01635581.2025.2488063