19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Pulmão

  • Tabagismo pré-tratamento e sobrevida após QRT no CPCNP localmente avançado

    tabagismo 23 1Pacientes de câncer de pulmão de células não pequenas localmente avançado que nunca fumaram apresentaram resultados de sobrevida global e sobrevida livre de progressão significativamente melhores após tratamento com quimiorradioterapia com intenção curativa em comparação com pacientes fumantes e ex-fumantes. Os resultados do estudo foram publicados no periódico Lung Cancer.

  • Anvisa aprova amivantamabe como primeira linha no CPCNP

    aprovado 21A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de amivantamabe (RYBREVANT®, Janssen), em combinação com quimioterapia, como primeira linha para o tratamento de pacientes adultos com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) localmente avançado ou metastático com mutações de inserção no éxon 20 do receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR). A decisão foi publicada 11 de março no Diário Oficial da União.

  • Resultados do ensaio FLAURA na prática clínica de rotina

    daniel botelho costaEstudo publicado na Cancers apresentou dados que corroboram os resultados do estudo pivotal FLAURA e apoiam o uso do inibidor de EGFR osimertinibe em cenário de mundo real. O trabalho reforça a necessidade de projetar ensaios de registro mais inclusivos em relação às características do paciente/doença observadas na prática clínica de rotina. O oncologista brasileiro Daniel Costa (foto), médico no Beth Israel Deaconess Medical Center, é autor sênior do trabalho.

  • CLOVER: durvalumabe e quimiorradioterapia no CPCNP estágio III irressecável

    pulmao 23 1Durvalumabe em combinação com quimiorradioterapia foi bem tolerado, com um perfil de segurança manejável e demonstrou atividade antitumoral encorajadora em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas estágio III irressecável. Os resultados são do estudo de Fase 1 CLOVER, publicados no periódico Lung Cancer.

  • FDA aprova novo combo no CPCNP

    fda approvedA agência norte-americana Food and Drug Administration(FDA) aprovou amivantamabe (Rybrevant®) mais carboplatina e pemetrexede como primeira linha de tratamento para câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP), em pacientes com doença localmente avançada ou metastática com receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) com mutações de inserção no exon 20. A decisão da FDA foi conduzida no âmbito do Projeto Orbis, iniciativa que ampara a submissão e revisão simultânea de medicamentos oncológicos entre parceiros internacionais, e contou com a colaboração da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

  • EMA avalia datopotamabe deruxtecana no CPCNP avançado e no câncer de mama HR+, HER2-

    emaA Agência Europeia de Medicamentos (EMA) validou dois pedidos de autorização para comercialização (MAAs) de datopotamabe deruxtecana (Dato-DXd, AstraZeneca/Daiichi Sankyo): para o tratamento de pacientes adultos com câncer de pulmão de células não pequenas localmente avançado ou metastático que necessitam de terapia sistêmica após tratamento prévio; e para adultos com câncer de mama receptor hormonal positivo (HR+), HER2-negativo irressecável ou metastático não elegíveis para terapia endócrina e que receberam pelo menos uma terapia sistêmica adicional. Os pedidos são baseados nos resultados nos ensaios de Fase 3 TROPION-Lung01 e TROPION-Breast01, apresentados em Sessão Presidencial no ESMO 2023.

  • RATIONALE-315: tislelizumabe mostra resultados no CPCNP ressecável

    pulmaoEm pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas ressecável, tislelizumabe neoadjuvante mais quimioterapia seguido de cirurgia e tislelizumabe adjuvante demonstrou benefício significativo na sobrevida livre de eventos em comparação com placebo neoadjuvante mais quimio seguido de cirurgia e placebo adjuvante. Os resultados são do estudo de Fase 3 RATIONALE-315, apresentado no ESMO Virtual Plenary e publicado no Annals of Oncology.

  • Insights translacionais e sobrevida global de patritumabe deruxtecana no CPCNP com mutação de EGFR

    pulmao 23 1Em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas com mutação de EGFR após terapia com TKI EGFR e quimioterapia à base de platina, o tratamento com o conjugado de anticorpo-medicamento patritumab deruxtecana (HER3-DXd) foi associado a uma sobrevida global clinicamente significativa. É o que sugerem os resultados de análise publicada no Annals of Oncology.

  • Osimertinibe é o primeiro inibidor de EGFR a mostrar benefício de SLP no CPCNP estágio III irressecável

    Pulm o Horiz NET OKResultados positivos do estudo LAURA, um ensaio randomizado de fase 3, mostram que osimertinibe (Tagrisso®, da AstraZeneca) é o primeiro inibidor de EGFR a promover benefício clínico e estatisticamente significativo na sobrevida livre de progressão (SLP) de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) com doença estágio III irressecável e mutação do receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFRm) após quimiorradioterapia (CRT), em comparação com placebo após CRT. Os dados foram anunciados 19 de fevereiro pela fabricante AstraZeneca e serão detalhados em uma próxima conferência médica.

  • FDA aprova osimertinibe + QT no CPCNP avançado com mutação de EGFR

    approved NET OKA U.S. Food and Drug Administration (FDA) aprovou o uso de osimertinibe (Tagrisso®, Astrazeneca) associado à quimioterapia à base de platina para pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas localmente avançado ou metastático com mutação de EGFR (deleção do éxon 19 ou mutação L858R) conforme determinado por um teste aprovado pela FDA. Publicada dia 16 de fevereiro, a decisão é baseada nos resultados do estudo randomizado de Fase 3 FLAURA2, apresentado na Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão de 2023 (WCLC 2023) e posteriormente publicado na New England Journal of Medicine (NEJM).

  • Pegargiminase + QT na 1ª linha do mesotelioma pleural não epitelioide

    Pulm o DEZ NET OKEm pacientes com mesotelioma pleural não epitelioide, a depleção de arginina com pegargiminase mais quimioterapia demonstrou resultados de sobrevida em comparação com a quimioterapia padrão, com um perfil de segurança manejável. Os resultados são do estudo pivotal de Fase 3 ATOMIC-Meso e foram publicados no JAMA Oncology.

  • Combinação pode superar mecanismo de resistência imunológica no câncer de pulmão

    besse 24 1A combinação do anti PD-L1 durvalumabe com o inibidor de ATR quinase ceralasertib mostrou benefício clínico em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas avançado que falharam após imunoterapia anti PD-(L)1 e terapia com doubletde platina. É o que apontam resultados do estudo HUDSON de fase 2, relatados por Benjamin Besse (foto) e colegas na Nature, sugerindo que esse regime pode ajudar a superar a resistência imunológica e revigorar a atividade antitumoral.

  • APPLE: osimertinibe inicial vs abordagem sequencial no CPCNP avançado com mutação EGFR

    pulmao 23 2Em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas avançado com mutação de EGFR e sem tratamento prévio, o tratamento inicial com osimertinibe demonstrou uma menor taxa de progressão cerebral clinicamente significativa em comparação com a abordagem sequencial, mas foi observada uma sobrevida global comparável com ambas as estratégias de tratamento. Os resultados do estudo randomizado de Fase 2 APPLE foram publicados no Journal of Clinical Oncology (JCO).

  • ANS abre consulta pública para incorporação de osimertinibe adjuvante no câncer de pulmão

    consulta publicaA Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu a Consulta Pública nº 125 para avaliar a incorporação de osimertinibe (Tagrisso®) no tratamento adjuvante com intenção curativa para pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) com mutação do EGFR atendidos pelo sistema privado de saúde. A Consulta Pública fica aberta até 28 de fevereiro e para participar basta acessar o link: https://www.gov.br/ans/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-da-sociedade/consultas-publicas/consulta-publica-125.

  • Janssen submete novo pedido a EMA para ampliar indicação de amivantamabe

    fda predioA farmacêutica Janssen enviou à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) pedido para ampliar a indicação de amivantamabe (RYBREVANT®), em combinação com lazertinibe, para o tratamento de primeira linha de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) com mutação de EGFR. A submissão é apoiada nos dados do estudo MARIPOSA, que mostrou benefício clínico e estatisticamente significativo dessa combinação na sobrevida livre de progressão em pacientes com CPCNP avançado com mutação de EGFR.

  • Osimertinibe mostra resultados superiores a durvalumabe como consolidação no CPCNP com mutação EGFR

    pulmao 2020 bxEstudo publicado por Nassat et al. no Journal of Thoracic Oncology sugere que osimertinibe como terapia de consolidação está associado a melhores resultados entre os pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) irressecável em estágio III com mutação do EGFR em relação a durvalumabe ou a observação.

  • Estudo sugere ganho de SLP com SBRT no câncer de pulmão oligometastático

    barbieri najasResultados de estudo de fase 2 relatados no Lancet por pesquisadores do Memorial Sloan Kettering Cancer Center mostram que a radioterapia corporal estereotáxica (SBRT) aumentou a sobrevida livre de progressão (SLP) em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) com oligoprogressão, levando a um aumento de mais de quatro vezes na SLP comparada ao tratamento padrão. Os radio-oncologistas Eduardo Barbieri e Gabriel Faria Najas (foto) comentam os resultados.

  • Readministração de EGFR-TKI é segura e eficaz no CPCNP após DPI

    william william 400x225Estudo que investigou a segurança e eficácia da readministração do inibidor da tirosina quinase (TKI) do receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) após a recuperação da doença pulmonar intersticial (DPI) induzida por esses medicamentos mostrou que nova administração de EGFR-TKI melhorou a taxa de resposta global e a taxa de controle da doença, assim como teve benefício na sobrevida livre de progressão mediana e na mediana de sobrevida global. William Nassib William Jr. (foto), líder nacional de Oncologia Torácica do Grupo Oncoclínicas, analisa os resultados. 

  • Mirtazapina como estimulante de apetite em pacientes com CPCNP e anorexia

    nutricao caquexiaEm pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas avançado que apresentam quadro de anorexia, a adição de mirtazapina pode melhorar o consumo de energia. É o que demonstra ensaio clínico randomizado publicado no JAMA Oncology.

  • Estudo investiga resistência adquirida aos inibidores de checkpoint no CPCNP

    joao alessi 24O oncologista brasileiro João Victor Alessi (foto), oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês (SP) e pesquisador do Dana-Farber Cancer Institute, é coautor de estudo publicado no Journal of Clinical Oncology que analisa uma grande coorte de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas combinando amostras pré e pós-tratamento com inibidores de checkpoint imunológico para caracterizar o cenário genômico e imunofenotípico da inibição da resistência adquirida ao PD-(L)1.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519