19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Pele

  • Medo de recorrência do câncer entre sobreviventes de melanoma cutâneo localizado

    paciente4Resultados de estudo qualitativo publicado no JAMA Dermatology sugerem que apesar do excelente prognóstico, os sobreviventes de melanoma localizado apresentam altas taxas de medo da recorrência do câncer e expressam intensas experiências negativas de sobrevida que podem afetar o bem-estar psicológico.

  • Reprogramação metabólica, microbiota e resultados em pacientes com melanoma do estudo MIND-DC

    carolina alvesCarolina Alves Costa Silva (foto), oncologista e doutoranda no Gustave Roussy, é primeira autora de estudo publicado na Nature Communications que demonstrou o valor prognóstico de biomarcadores de metagenômica e metabolômica combinados em pacientes com melanoma estágio IIIB/C submetidos a tratamento adjuvante com células dendríticas naturais autólogas no estudo MIND-DC.

  • FDA concede aprovação acelerada para lifeleucel no tratamento do melanoma

    fda approvedA agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) concedeu aprovação acelerada para lifileucel (Amtagvi®, Iovance Biotherapeutics), uma imunoterapia autóloga de células T derivada de tumor, para pacientes adultos com melanoma irressecável ou metastático previamente tratados com pelo menos uma terapia sistêmica, incluindo um anticorpo inibidor de PD-1, e se mutação BRAF V600 positiva, um inibidor BRAF com ou sem inibidor de MEK.

  • Cemiplimabe mostra resultados em pacientes transplantados com CEC avançado

    carolina cardosoInibidores de mTOR e corticosteroides representam um regime imunossupressor favorável para indivíduos com transplante renal com carcinoma espinocelular cutâneo (CEC) avançado recebendo imunoterapia. É o que sugere estudo de fase I com cemiplimabe reportado no Journal of Clinical Oncology (JCO). “Estamos cada vez mais próximos de conseguir oferecer o melhor tratamento disponível para os pacientes com CEC de pele em condições de imunossupressão”, diz Carolina Cardoso (foto), oncologista do Grupo de tumores cutâneos e músculo-esqueléticos do Grupo Oncoclínicas, que comenta os resultados.

  • Microscopia confocal de refletância no diagnóstico de melanoma

    Melanoma v3 NET OKA microscopia confocal de refletância (MCR) tem o potencial de aumentar a capacidade de diagnosticar o melanoma de forma consistente e precisa, independentemente das características clínicas e dermatoscópicas. É o que descrevem Faldetta et al. no Journal of the American Academy of Dermatology.

  • Toripalimabe + axitinibe neoadjuvante tem bons resultados no melanoma de mucosa

    melanoma mucosaToripalimabe neoadjuvante combinado com axitinibe demonstrou taxa de resposta patológica promissora no melanoma de mucosa ressecável, com aumento significativo de células T infiltrantes CD3+/CD8+ após a terapia. É o que apontam resultados de Lian et al. relatados no Annals of Oncology.

  • TIL mostra resultados no melanoma de mucosa avançado

    Melanoma ESMO NET OKEstudo de fase II (C-144-01) apresentado em sessão mini-oral no ASCO 2023 relatou resultados de pacientes com melanoma de mucosa avançado tratados com Lifileucel, uma terapia celular baseada em infiltrado tumoral linfocitário (TIL), após progressão a inibidores de checkpoint imune. Em um seguimento mediano de 35,7 meses, lifileucel demostrou atividade antitumoral significativa e durável.

  • Cemiplimabe NEO mostra resultados de sobrevida no carcinoma espinocelular cutâneo estágio II-IV

    renata ferrarotto.jpg.resizeCom mais de um ano de acompanhamento, cemiplimabe neoadjuvante seguido de cirurgia demonstrou resultados favoráveis de sobrevida em pacientes com carcinoma espinocelular cutâneo ressecável estágio II-IV. O estudo foi apresentado em sessão mini-oral no ESMO 2023 e publicado simultaneamente no Lancet Oncology, em artigo com participação da oncologista brasileira Renata Ferrarotto (foto).

  • Custos socioeconômicos para sobreviventes de melanoma metastático

    FARMACOECONOMIA NET OK 2A incorporação de terapias-alvos e inibidores de checkpoint imune no tratamento do melanoma metastático aumentou os custos dos medicamentos em mais de três vezes para os sobreviventes de longo prazo. “É importante ressaltar que houve um ganho de produtividade para essa população no período entre 2012 e 2016”, observam os autores. Os resultados foram publicados por Soerensen e colegas no European Journal of Cancer.

  • Novos dados mostram benefício de binimetinibe no melanoma BRAF V600

    Melanoma ESMO NET OKArtigo de Ascierto et al. publicado no Journal of Clinical Oncology apresenta novos dados de estudo de fase3 (COLUMBUS) que avalia a terapia combinada de inibidores de BRAF/MEK no tratamento do melanoma com mutação BRAF V600 avançado. Os resultados confirmam a contribuição de binimetinibe ao regime combinado de encorafenibe mais binimetinibe e ampliam a evidência para a inclusão do inibidor MEK nessa população de pacientes.

  • Estudo brasileiro analisa quercetina no tratamento do melanoma

    quercetinMariana Salgado (foto) e colegas assinam revisão sistemática publicada no Nutrition and Cancer, com resultados que sinalizam a quercetina como um agente terapêutico promissor para o tratamento do melanoma. Ana Votto é a autora sênior do trabalho.

  • Eventos adversos crônicos relacionados ao sistema imune após terapia anti-PD-1 para melanoma de alto risco

    TABAK NET OK 2Novos achados destacam a probabilidade de efeitos tóxicos de longo prazo do tratamento adjuvante com os anti PD-1 em pacientes com melanoma avançado e metastático. Artigo de Goodman et al. publicado no Jama Network Open sustenta que grande parcela dos pacientes apresenta eventos adversos imuno-relacionados crônicos e persistentes, demonstrando a necessidade de monitoramento e gerenciamento de longo prazo ao considerar a terapia adjuvante anti-PD-1. O onco-hematologista Daniel Tabak (foto), diretor do Centro de Tratamento Oncológico (CENTRON), analisa os resultados.

  • SUS deve incorporar terapia fotodinâmica no tratamento do câncer de pele basocelular

    SUS NET OK 2 2020A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou a incorporação no SUS da terapia fotodinâmica, tecnologia que se projeta como mais uma alternativa para o tratamento de pacientes com câncer de pele no Brasil.

  • Câncer de pele não melanoma, do diagnóstico ao tratamento sistêmico

    ashley wysong bxO câncer de pele é o câncer diagnosticado com mais frequência nos Estados Unidos e no mundo. Artigo de revisão de Ashley Wysong (foto) publicado na New England Journal of Medicine fornece aos médicos informações atuais sobre características epidemiológicas, fatores de risco clínico-patológicos, estadiamento, manejo e prevenção do carcinoma cutâneo de células escamosas, destacando que a incidência tem aumentado, assim como a carga da doença.

  • Combinação de fianlimab + cemiplimabe mostra alta taxa de resposta no melanoma avançado após anti-PD-1 adjuvante

    Melanoma ESMO NET OKEstudo de fase 1 selecionado no ASCO 2023 mostrou que a combinação de fianlimab + cemiplimabe resultou em taxa de resposta global (ORR) de 61,2% em pacientes com melanoma avançado. Esta é a primeira indicação de que o bloqueio LAG-3 pode produzir alto nível de atividade, com ORR significativa em pacientes com melanoma após tratamento adjuvante com anti-PD-1.

  • Dieta mediterrânea e resposta aos inibidores de checkpoint

    dieta mediterraneaEstudo de coorte realizado em pacientes com melanoma avançado no Reino Unido e Holanda sugere que uma dieta mediterrânea enriquecida com grãos integrais, peixes, nozes, frutas, legumes e vegetais está associada a uma maior probabilidade de resposta aos inibidores de checkpoint imunológico. Os resultados foram publicados no JAMA Oncology.

  • Cemiplimabe neoadjuvante mostra resposta patológica completa no carcinoma espinocelular cutâneo ressecável

    neil grossA terapia neoadjuvante com cemiplimabe foi associada à resposta patológica completa em alta porcentagem de pacientes com carcinoma espinocelular cutâneo ressecável. É o que mostram resultados de estudo multicêntrico de Fase II reportados por Neil Gross (foto) e colegas na New England Journal of Medicine (NEJM), corroborando achados de estudo piloto que já apontava o benefício de cemiplimabe neoadjuvante nessa população de pacientes.

  • FDA aprova novo tratamento para melanoma uveal

    fda predioA agência Food and Drug Administration (FDA) anunciou no último dia 25 de janeiro a aprovação do anticorpo biespecífico Tebentafusp (Kimmtrak®, da Immunocore) para o tratamento de pacientes adultos com melanoma uveal metastático ou irressecável. A decisão marca o registro sanitário do primeiro anticorpo biespecífico para essa população de pacientes.” É um marco histórico”, resume Bahija Jallal, CEO da Immunocore. “Todos os anos, centenas de pessoas são diagnosticadas com melanoma uveal metastático nos Estados Unidos e até agora não tinham opções de tratamento aprovadas. Esta é a primeira terapia a demonstrar benefício de sobrevida para esses pacientes”, disse.

  • Pesquisadores brasileiros apresentam resultados de nivolumabe no carcinoma cutâneo de células escamosas

    Rodrigo Munhos v2 NET OKO oncologista Rodrigo Munhoz (foto) é primeiro autor de estudo multicêntrico brasileiro selecionado em pôster no ESMO 2021, com os resultados finais de Fase II avaliando o anti-PD-1 nivolumabe (NIVO) em pacientes com carcinoma cutâneo de células escamosas avançado (AcSCC, da sigla em inglês).

  • Guideline EANO/ESMO enfoca metástases cerebrais de tumores sólidos

    camilla yamada lacog BXAs metástases cerebrais de tumores sólidos são um achado comum, ocorrendo em até 25% dos pacientes, particularmente no melanoma, câncer de pulmão e no câncer de mama, o que dimensiona a importância das diretrizes publicadas em agosto pela European Association of Neuro-Oncology (EANO) e a European Society for Medical Oncology (ESMO). “A atualização das recomendações da EANO/ESMO traz um excelente compilado dos dados mais recentes para o manejo destes pacientes”, analisa a oncologista Camilla Yamada (foto), que comenta as principais diretrizes.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519