19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Gastrointestinal

  • GEMPAX: gemcitabina e paclitaxel em segunda linda no câncer de pâncreas metastático

    pancreas 19 bxRealizado pelo grupo francês UNICANCER, o ensaio clínico de Fase 3 GEMPAX avaliou a eficácia e tolerabilidade de gemcitabina mais paclitaxel versus gemcitabina isoladamente como tratamento de segunda linha para pacientes com adenocarcinoma ductal pancreático metastático tratados previamente com 5-fluorouracil, oxaliplatina e irinotecano. Os resultados do trabalho foram publicados no Journal of Clinical Oncology (JCO).

  • FDA aprova tislelizumab no câncer de esôfago

    fda approvedA agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou tislelizumab (TEVIMBRA®, BeiGene) para o tratamento do carcinoma espinocelular de esôfago avançado ou metastático após quimioterapia prévia. A decisão foi anunciada 14 de março com base nos resultados de eficácia e segurança do estudo RATIONALE 302.

  • Dieta para redução do risco de diabetes e câncer colorretal

    dieta mediterraneaEstudo multicêntrico italiano publicado no periódico Cancer Epidemiology Biomarkers Preventionbuscouavaliar se a adesão a uma dieta de redução do risco de diabetes poderia influenciar favoravelmente o risco de câncer colorretal.

  • Cell free DNA no rastreamento do câncer colorretal

    virgilio souza silva 22 bxA detecção precoce poderia prevenir mais de 90% das mortes relacionadas com o câncer colorretal, destacam Chung etal., em publicação na New England Journal of Medicine, que apresenta resultados de uma nova biópsia líquida baseada no DNA livre de células (cfDNA) para o rastreamento do câncer colorretal. O teste demonstrou 83% de sensibilidade para a detecção do câncer colorretal, 90% de especificidade para neoplasia avançada e 13% de sensibilidade para lesões pré-cancerosas avançadas. O oncologista Virgílio Souza e Silva (foto), médico do AC Camargo Cancer Center, comenta o estudo.

  • Atividade física adaptada em pacientes com câncer de pâncreas avançado

    exercicioA atividade física adaptada melhorou diversas dimensões da qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com adenocarcinoma ductal pancreático avançado recebendo o tratamento padrão de quimioterapia em primeira linha. Os resultados são do estudo randomizado APACaP GERCOR e foram publicados no Journal of the National Comprehensive Cancer Network (JNCCN).

  • Desnutrição no carcinoma hepatocelular e fatores de risco

    Resultados publicados na Nutrition and Cancer ressaltam o impacto da idade, da anemia e da ascite como fatores de risco independentes dentro dos critérios do Global Leadership Initiative on Malnutrition (GLIM), contribuindo significativamente para a desnutrição entre pacientes com carcinoma hepatocelular.

  • Revisão analisa 25 anos de cirurgia no câncer gástrico

    cancer gastrico NET OKA ressecção cirúrgica é a pedra angular do tratamento curativo no câncer gástrico, mas a abordagem ideal permanece obscura. Revisão sistemática de Naqvi et al. publicada no Journal of Surgery Oncology mostra que evidências de baixo valor ainda dificultam o consenso sobre o manejo cirúrgico ideal. “Esta é a primeira revisão a avaliar os principais resultados de ensaios cirúrgicos no câncer gástrico, fornecendo um panorama abrangente dos últimos 25 anos”, destacam os autores.

  • Combinação com radioligante marca avanços no tratamento de tumores neuroendócrinos

    pancreasPacientes com tumores neuroendócrinos avançados no sistema digestivo podem se beneficiar de uma combinação de tratamento com o radioligante Lu 177-dotatate (Lutathera®) e octreotida (Sandostatina), como demonstram resultados do ensaio NETTER-2. Depois da apresentação no ASCO GI, a combinação foi destacada 4 de março no blog do National Cancer Institute, que classificou o novo combo como importante inovação nesse cenário.

  • Infecção por H. pylori aumenta incidência e mortalidade de câncer colorretal

    rivadavioA infecção por H. pylori foi associada a maior incidência de câncer colorretal (CCR) e mortalidade pela doença, como revela estudo de uma grande coorte nacional publicado por Shah et al. no Journal of Clinical Oncology (JCO). “Sendo um fator causador do câncer gástrico, a infecção por H. pylori aumentou a probabilidade de desenvolver CCR em 18% e o risco de morrer de CCR em 12% versus nenhum histórico de infecção”, destaca o oncologista Rivadávio Antunes de Oliveira (foto), que analisa os resultados.

  • Estudo revela microambiente imune do hepatocarcinoma associado a esteatose hepática não-alcoólica

    Duilio Rocha 2020 ok 2Estudo de Li et al. fornece o primeiro mapeamento imune de pacientes com hepatocarcinoma associado a esteatose hepática não alcoólica (HCC-EHNA), com achados que indicam um alvo potencialmente acionável nessa população de pacientes. “Nosso trabalho oferece pela primeira vez um roteiro que integra informações espaciais, fenotípicas e funcionais do microambiente imune do HCC-EHNA e destaca mecanismos potenciais que causam o fracasso da terapia com inibidores de checkpoint imune nesses pacientes”. O oncologista Duílio Reis da Rocha Filho (foto) comenta os resultados.

  • Terapia neoadjuvante melhora os resultados no colangiocarcinoma intra-hepático avançado

    felipe coimbra2024Estudo de Alaimo et al. buscou determinar o impacto do downstaging promovido pela terapia neoadjuvante na sobrevida global de pacientes com colangiocarcinoma intra-hepático (CCI), de acordo com o estadiamento. Os resultados mostram que a terapia neoadjuvante deve ser considerada em pacientes com CCI com doença T avançada e/ou metástases nodais. “Este artigo representa um marco importante na literatura sobre cirurgia hepática e deve ser um ponto de referência para médicos oncologistas e cirurgiões envolvidos no tratamento de tumores do fígado”, diz o médico Felipe José Fernández Coimbra (foto), que analisa os principais achados.

  • TAPUR: olaparibe mostra eficácia no câncer de pâncreas com mutação BRCA1/2

    casaliOlaparibe mostrou atividade antitumoral em pacientes com câncer de pâncreas avançado com mutações BRCA1/2, como indicam resultados do ensaio de fase 2 TAPUR publicados online no JCO Precision Oncolgy. “Certamente, o estudo atual contribuiu com uma nova modalidade terapêutica para o câncer de pâncreas”, analisa o oncogeneticista José Claudio Casali da Rocha (foto), que comenta os resultados.

  • Pesquisa desvenda novas evidências associadas ao câncer colorretal de início precoce

    pacienteDados do primeiro estudo avaliando a associação genômica ampla para câncer colorretal de início precoce, diagnosticado <50 anos de idade, mostram novos loci de risco e genes de suscetibilidade, além de novas evidências associadas a fatores metabólicos e ao sistema imune.

  • Benefício de tremelimumabe + durvalumabe no carcinoma hepatocelular

    carcinoma hepatocelularAnálise atualizada do estudo de fase 3 HIMALAYA mostrou benefício sustentado de sobrevida global do tratamento com tremelimumabe mais durvalumabe (regime STRIDE) em pacientes com carcinoma hepatocelular irressecável. “As taxas de sobrevida global em quatro anos foram de 25,2% com STRIDE versus 15,1% com sorafenibe”, destacaram os autores. Os resultados foram publicados no Annals of Oncologye representam o acompanhamento mais longo até o momento em estudos de fase 3 no carcinoma hepatocelular irressecável.

  • FOLFIRINOX neoadjuvante não aumenta sobrevida no câncer de pâncreas

    Pancreas 2 NET OKEnsaio de fase 2 (NORPACT-1) não demonstrou benefício de sobrevida com FOLFIRINOX neoadjuvante no adenocarcinoma ductal pancreático ressecável em comparação com a cirurgia inicial. Os resultados estão no Lancet Gastroenterology and Hepatology,em artigo de Labori et al.

  • Associação do uso de metformina e estatina com o prognóstico do câncer de cólon

    colorretal 23Meta-análise publicada no European Journal of Cancer Prevention sugere que as estatinas e a metformina podem ter papel potencial como agentes adjuvantes com benefícios significativos no prognóstico de pacientes com câncer de cólon.

  • FDA aprova irinotecano lipossomal no câncer de pâncreas metastático

    fda approvedA agência norte-americana Food and Drug Administration aprovou o tratamento com irinotecano lipossomal (Onivyde®, Ipsen Biopharmaceuticals, Inc.) com oxaliplatina, fluorouracil e leucovorina para o tratamento de primeira linha do adenocarcinoma pancreático metastático. A decisão foi anunciada 13 de fevereiro com base nos resultados de eficácia e segurança do ensaio NAPOLI 3.

  • COLOXIS: machine learning é preditivo do benefício da oxaliplatina no câncer colorretal inicial

    colorretal 23O modelo de machine learning COLOXIS é preditivo dos benefícios da oxaliplatina no cenário do tratamento adjuvante do câncer colorretal. Os resultados fornecem evidências para uma mudança no tratamento adjuvante da doença, reservando a oxaliplatina apenas para pacientes COLOXIS+, que se beneficiariam do tratamento. Os resultados foram publicados no Journal of Clinical Oncology (JCO).

  • Avanços no tratamento reduzem risco de recorrência tardia do câncer colorretal

    cancer colorretal NET OKQual a incidência da recorrência tardia do câncer colorretal (CRC)? Estudo de Nors et al. relatado no International Journal of Cancer buscou estimar a incidência de recorrência tardia, CRC metacrônico e segundo câncer primário de 5 a 10 anos de pós-operatório. Os achados demonstram que avanços recentes no tratamento reduziram o risco de recorrência tardia após a cirurgia curativa.

  • Suplemento multivitamínico pós-diagnóstico e sobrevida no câncer colorretal

    ComprimidosO uso de suplementos multivitamínicos em dose moderada após o diagnóstico de câncer colorretal (CCR) não metastático está associado a menor mortalidade por todas as causas e específica por CCR. É o que demonstra estudo de coorte prospectivo publicado na Cancer, periódico da American Cancer Society.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519