19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

SABCS 2023 e os avanços no tratamento do câncer de mama 

NO PODCAST ONCONEWS, os médicos Silvio Bromberg e Daniel Gimenes comentam alguns dos estudos que foram destaque na programação científica do San Antonio Breast Cancer Symposium 2023 (SABCS 2023). Entre os trabalhos selecionados, estudo de coorte internacional que avalia a gravidez após o câncer de mama em mulheres jovens com variantes patogênicas germinativas do BRCA; e resultados de cinco anos do ensaio IDEA, que investiga o tratamento com terapia endócrina e omissão da radioterapia após cirurgia conservadora da mama em pacientes na pós-menopausa com câncer de mama em estágio I selecionadas por teste genômico. Confira.


Avaliação multimodal do tratamento neoadjuvante e irradiação da cadeia linfonodal de mamária interna

Meta-análise publicada no American Journal of Clinical Oncology buscou determinar o potencial benefício da irradiação da cadeia linfonodal de mamária interna na sobrevida global em pacientes com câncer de mama. Os resultados estão em pauta no PODCAST ONCONEWS, em edição que também discute o papel da combinação de ressonância magnética e 18F-FDG PET na avaliação dos resultados do tratamento neoadjuvante no câncer de mama localmente avançado. Ouça, com apresentação dos médicos Silvio Bromberg e Daniel Gimenes.

CTCs e ctDNA na prática clínica 

No PODCAST ONCONEWS, os médicos Silvio Bromberg e Daniel Gimenes recebem a farmacêutica bioquímica Ludmilla Chinen, coordenadora do Biobanco do HCor e pesquisadora do hospital Amaral Carvalho, em Jaú. Em pauta, mitos e verdades sobre o uso de células tumorais circulantes (CTCs) e do DNA tumoral circulante (ctDNA) na prática clínica. Confira.

Terapia com estrogênio vaginal e câncer de mama após falso-positivo na mamografia

Estudo publicado no JAMA Oncology buscou determinar se o risco de mortalidade específica por câncer de mama foi maior em mulheres com câncer de mama que usaram terapia com estrogênio vaginal em comparação com pacientes que não fizeram reposição hormonal. Os resultados estão no PODCAST ONCONEWS, em edição que discute ainda trabalho que examinou os resultados de longo prazo após um resultado de mamografia falso-positivo. Confira, com apresentação de Silvio Bromberg e Daniel Gimenes.

Papel do cirurgião no tratamento locorregional do câncer de mama estágio IV 

Em artigo publicado no Annals of Surgical Oncology, os cirurgiões Anthony Lucci (MD Anderson Cancer Center) e Mehra Golshan (Yale School of Medicine) discutem os resultados de seis ensaios prospectivos randomizados que buscaram determinar o papel da terapia local no tratamento do câncer de mama em estágio IV de novo. Ouça no PODCAST ONCONEWS, com apresentação do mastologista Silvio Bromberg.

Câncer de mama no ESMO 2023

Os estudos em câncer de mama que foram destaque no programa científico do encontro anual da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO 2023) estão em pauta no PODCAST ONCONEWS, com apresentação dos médicos Daniel Gimenes e Silvio Bromberg. Confira.

HER3-DXd na doença metastática e relação da dissecção axilar com terapia sistêmica

No PODCAST ONCONEWS, Silvio Bromberg e Daniel Gimenes analisam os resultados de estudo publicado no Journal of Clinical Oncology (JCO) que avaliou a tolerabilidade e eficácia do conjugado anticorpo-droga patritumab deruxtecan (HER3-DXd) em pacientes com câncer de mama metastático com expressão da proteína HER3. Nesta edição, os especialistas discutem ainda trabalho publicado no JAMA Surgery sobre a associação da dissecção dos linfonodos axilares com a terapia sistêmica no câncer de mama nódulo positivo no cenário de cirurgia inicial e após a quimioterapia neoadjuvante. Ouça.

Mastectomia contralateral profilática em jovens e análise final do estudo ShortHER

No PODCAST ONCONEWS, Silvio Bromberg e Daniel Gimenes analisam os resultados finais (10 anos de follow-up) do randomizado de Fase 3 ShortHER, que compara 9 semanas versus 1 ano de trastuzumabe adjuvante com quimioterapia no câncer de mama inicial HER2+. Nesta edição, os especialistas também discutem trabalho que compara os resultados de sobrevida em jovens que receberam mastectomia profilática contralateral versus mastectomia unilateral. Ouça.

Omissão do tratamento cirúrgico e qualidade de vida

Estudo publicado no JAMA Network Open avaliou os resultados relatados pelos pacientes (PROs) sobre a qualidade de vida de participantes de ensaio clínico que omitiu a cirurgia no tratamento de tumores de mama invasivos com resposta excepcional à terapia sistêmica neoadjuvante. O mastologista Silvio Bromberg (foto) analisa os resultados no PODCAST ONCONEWS. Ouça.

SOUND: omissão da cirurgia axilar vs biopsia do linfonodo sentinela

Publicado no JAMA Oncology, o estudo SOUND avaliou se é seguro omitir a biópsia do linfonodo sentinela em pacientes com câncer de mama pequeno e resultado negativo da ultrassonografia axilar pré-operatória. Os resultados estão no PODCAST ONCONEWS, com apresentação dos médicos Silvio Bromberg e Daniel Gimenes. Ouça.

Fatores de risco para linfedema e câncer de mama em sobreviventes

Estudo publicado na Nature Medicine investigou a associação do uso de antraciclinas e aumento do risco de tumores de mama em mulheres sobreviventes de câncer infantil. Os resultados estão no PODCAST ONCONEWS, em edição que também destaca trabalho publicado na Clinical Breast Cancer que avalia a associação entre infecção do sítio cirúrgico e o risco de linfedema relacionado ao câncer de mama no longo prazo. Ouça, com apresentação dos médicos Silvio Bromberg e Daniel Gimenes.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519