19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Oncohematologia

  • EURO-SKI: análise final confirma viabilidade da interrupção de TKIs na LMC

    nelson hamerschlak1O estudo European Stop Kinase Inhibitors (EURO-SKI) é o maior ensaio clínico para investigar a cessação dos inibidores da tirosina quinase (TKIs) em pacientes com leucemia mieloide crônica em remissão molecular estável. A análise final após 3 anos de acompanhamento demonstra que os principais endpoints foram alcançados, com sobrevida livre de recorrência molecular de 61% aos 6 meses e de 46% aos 36 meses, com taxa de sobrevida global de 98% em 3 anos. O hematologista Nelson Hamerschlak (foto), coordenador de Hematologia e Transplante de Medula do Hospital Israelita Albert Einstein, analisa os principais achados.

  • VENICE-1: venetoclax em pacientes com LLC recidivante ou refratária

    alan skarbnik bxVenetoclax em monoterapia demonstrou respostas profundas e duradouras em pacientes com leucemia linfocítica crônica recidivante ou refratária, incluindo pacientes pré-tratados com com inibidor de quinase associado ao receptor de células B (BCRi). Os resultados são do estudo de Fase 3b VENICE-1, publicado no Lancet Oncology. O hematologista brasileiro Alan Skarbnik (foto), diretor do Programa de Doenças Linfoproliferativas do Novant Health Cancer Institute, em Charlotte, Estados Unidos, é coautor do trabalho.

  • FDA concede aprovação acelerada para zanubrutinibe no linfoma folicular recidivante ou refratário

    fda approvedA agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) concedeu aprovação acelerada ao inibidor de BTK zanubrutinibe (Brukinsa®, Beigene) em combinação com o anticorpo monoclonal anti-CD20 obinutuzumabe para pacientes com linfoma folicular recidivado ou refratário após duas ou mais linhas de terapia sistêmica. A decisão foi anunciada 7 de março com base nos resultados do estudo BGB-3111-212 (NCT03332017).

  • Rusfertide no controle da eritrocitose em pacientes com policitemia vera

    eritrocitoseA policitemia vera é uma neoplasia mieloproliferativa crônica caracterizada por eritrocitose. Estudo de Kremyanskaya et al. relatado na New England Journal of Medicine mostrou resultados de rusfertide, um peptídeo injetável que mimetiza o principal hormônio regulador do ferro, a hepcidina, e demonstrou resultados encorajadores no controle da eritrocitose em pacientes com policitemia vera dependente de flebotomia.

  • FDA concede revisão prioritária para epcoritamabe no linfoma folicular recidivante ou refratário difícil de tratar

    fda predioA U.S. Food and Drug Administration (FDA) concedeu revisão prioritária ao pedido de licença biológica suplementar (sBLA) para o anticorpo biespecífico epcoritamabe (EPKINLY®, Abbvie/Genmab) para adultos com linfoma folicular (FL) recidivante ou refratário (R/R) após duas ou mais linhas de tratamento. O sBLA é baseado nos resultados do ensaio clínico Fase 1/2 EPCORE™ NHL-1.

  • Exposição à doxorrubicina e risco de câncer de mama

    larissa teixeiraEstudos holandês publicado no Journal of Clinical Oncology mostra que entre sobreviventes de linfoma de Hodgkin (LH), a exposição à doxorrubicina aumentou o risco de câncer de mama. "Por acometer predominantemente pessoas mais jovens, um dos grandes desafios do Linfoma de Hodgkin é fornecer um tratamento eficaz com o mínimo de efeitos colaterais a longo prazo, tendo em vista que são indivíduos com longa expectativa de vida após o término do tratamento", observa Larissa Teixeira (foto), hematologista do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Municipal Vila Santa Catarina, em São Paulo.

  • Elotuzumabe não mostra benefício no mieloma múltiplo recém diagnosticado

    ASH Sangue NET OK 2A adição de elotuzumabe à indução ou consolidação com lenalidomida, bortezomibe e dexametasona (RVd) e à manutenção com lenalidomida não proporcionou benefício clínico em pacientes com mieloma múltiplo recém diagnosticado e elegíveis para transplante. É o que mostram resultados de estudo multicêntrico (GMMG-HD6) publicado no Lancet Haematology.

  • Resultados do DREAMM-7 suportam potencial padrão de cuidados no Mieloma Múltiplo

    hungria 22 bxA médica e pesquisadora Vânia Hungria (foto), da Clínica São Germano, é autora sênior de estudo destacado na ASCO Plenary Series de fevereiro, com dados de eficácia e segurança do conjugado belantamab mafodotin (belamaf) + bortezomibe e dexametasona em pacientes com mieloma múltiplo recorrente ou refratário (MMRR). Os resultados apoiam esse regime de combinação como potencial novo padrão de cuidados nessa população de pacientes.

  • Pesquisa brasileira propõe mudança no tratamento de LMA em pacientes com mau prognóstico

    diego martins ashPesquisadores brasileiros descobrem um novo subgrupo de pacientes com LMA resistente ao tratamento atual e propõem uma mudança na terapia para este grupo, com drogas já utilizadas no mercado. Diego Pereira Martins (foto) é o primeiro autor do estudo destacado no ASH 2023, em análise que descreve um novo subgrupo de pacientes com LMA. Os resultados refinam ainda mais a estratificação dos pacientes e fornecem alternativas de tratamento para o grupo com prognóstico mais sombrio.

  • Tratamento guiado por DRM na LLC

    hamerschlak asco2023Estudo publicado na New England Journal of Medicine (NEJM) mostra que o tratamento com ibrutinibe-venetoclax-ibrutinibe monitorado por análise de Doença Residual Mínima (DRM) melhorou a sobrevida livre de progressão e a sobrevida global de pacientes com leucemia linfocítica crônica (LLC) em relação ao esquema fludarabina-ciclofosfamida-rituximabe (FCR) em monoterapia. O hematologista Nelson Hamerschlak (foto), do Hospital Israelita Albert Einstein, analisa os resultados.

  • ANVISA aprova epcoritamabe para tratamento do LDGCB recidivante ou refratário

    aprovado 21A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o anticorpo biespecífico epcoritamabe (Epkinly, Abbvie®/ Genmab®) para o tratamento de pacientes adultos com linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) recidivante ou refratário após duas ou mais linhas de terapia sistêmica. Publicada no Diário Oficial da União1 dia 18 de dezembro, a aprovação foi baseada nos resultados do estudo pivotal EPCORE NHL-12.

  • Desafios para a integração dos cuidados paliativos em oncohematologia

    alini marco 23Apesar dos avanços no entendimento da importância dos cuidados paliativos para pacientes com malignidades hematológicas, os profissionais responsáveis pelo tratamento ainda demoram para solicitar o envolvimento da especialidade na linha de cuidados. É o que aponta estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Selecionado como pôster no ASH 2023, o trabalho é fruto da pesquisa de pós-graduação da onco-paliativista Alini Ponte, e tem o hematologista Marco Aurelio Salvino como orientador e primeiro autor.

  • AUGMENT-101: revumenibe mostra resultados na leucemia aguda recidivante/refratária

    ibrahim Aldoss lba5A monoterapia com o inibidor de menin revumenib demonstrou resultados clinicamente significativos em pacientes com leucemias agudas KMT2Ar fortemente pré-tratados, incluindo altas taxas de resposta objetiva e de doença residual mensurável negativa. Os resultados são de análise interina do estudo pivotal de Fase 2 AUGMENT-101,selecionado como late-breaking abstract (LBA-5) no ASH 2023.Ibrahim Aldoss (foto), hematologista do City of Hope, é o primeiro autor do trabalho.

  • Tratamento guiado por doença residual mensurável mostra resultados na LLC

    sangue venetoclaxO tratamento com ibrutinib + venetoclax guiado por doença residual mensurável melhorou a sobrevida livre de progressão em comparação com o regime FCR (fludarabina-ciclofosfamida-rituximab) em pacientes com leucemia linfocítica crônica. É o que demonstram os resultados do estudo de Fase 3 FLAIR, apresentado no ASH 2023 e publicado simultaneamente na New England Journal of Medicine (NEJM).

  • Análise harmoniza classificações de síndromes mielodisplásicas da OMS e ICC de 2022

    luca laninoEm 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Classificação de Consenso Internacional (ICC) introduziram mutações genéticas e anomalias cromossômicas em suas classificações distintas de síndromes mielodisplásicas (SMD). Estudo realizado pelo Consórcio Internacional para Síndrome Mielodisplásica (icMDS), adotou uma abordagem baseada em dados e métodos estatísticos para fornecer um roteiro de harmonização entre as duas classificações. Os resultados foram apresentados no ASH 2023 por Luca Lanino (foto), hematologista do Centro Clínico e de Pesquisa Humanitas, em Milão, Itália.

  • Epcoritamab mostra resultados no linfoma folicular recidivante/refratário difícil de tratar

    ASH Sangue NET OK 2O tratamento com o anticorpo biespecífico epcoritamab como agente único conferiu taxa de resposta global de 82% e 63% de taxa de resposta completa em pacientes adultos com linfoma folicular recidivante/refratário previamente tratados com duas ou mais terapias. Os resultados são do estudo de Fase 1/2 EPCORE™ NHL-1, selecionado para apresentação em pôster no ASH 2023.

  • SYMPATICO: venetoclax + ibrutinibe no linfoma de células do manto recidivante/refratário

    michael wangA combinação de ibrutinibe e venetoclax demonstrou melhoria estatisticamente significativa na sobrevida livre de progressão em comparação com ibrutinibe + placebo em pacientes com linfoma de células do manto recidivante/refratário. Os resultados são de análise primária do estudo de Fase 3 SYMPATICO, selecionado como Late Breaking Abstract (LBA-2) no ASH 2023. Michael Wang (foto), professor na Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center, é o primeiro autor do trabalho.

  • ERG é um novo gene de predisposição para insuficiência da medula óssea e malignidade hematológica

    dna sangueAinda existem lacunas em nosso conhecimento sobre causas hereditárias e esporádicas de malignidades hematológicas (MH) e insuficiência da medula óssea (IMO) que impedem o diagnóstico ideal, a vigilância da doença e o tratamento. Estudo destacado no ASH 2023 relatou a descoberta do ERG como um novo gene de predisposição para IMO e MH.

  • Resultados de longo prazo e fatores de risco em adultos com LLA-T na América Latina

    wellington 22 bxEstudo brasileiro selecionado para o ASH 2023 buscou apresentar resultados e identificar fatores prognósticos para a sobrevida de adultos recém-diagnosticados com leucemia linfoblástica aguda de células T (LLA-T), utilizando dados de um estudo multicêntrico de registro de mundo real realizado na América Latina. O hematologista Wellington Fernandes da Silva (foto), médico do ICESP/FMUSP, é o autor sênior do trabalho.

  • DRM é preditivo do benefício do transplante na LMA com mutação NPM1

    jad othmanO status da doença residual mensurável (DRM) no sangue periférico após dois ciclos de quimioterapia em pacientes com leucemia mieloide aguda (LMA) com mutação de nucleofosmina (NPM1) foi preditivo da melhora na sobrevida após o transplante alogênico de células-tronco (alo-SCT) na primeira remissão completa (CR1). É o que demonstra estudo apresentado por Jad Othman (foto), da NHS Foundation Trust, em Londres, no ASH 2023.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519