08042020Qua
AtualizadoTer, 07 Abr 2020 3pm

Conheça o Podcast Onconews no Spotfy

Trastuzumabe pós-progressão não mostra benefício no câncer gástrico ou JEG

Estomago News 3 OK 2Estudo japonês de Fase II que avaliou o uso contínuo de trastuzumabe além da progressão no câncer gástrico ou de junção gastroesofágica avançado HER2 positivo (T-ACT Study) mostrou que a estratégia não melhorou a sobrevida livre de progressão desses pacientes. Os resultados estão em artigo de Makiyama, A et al, no Journal of Clinical Oncology.


Novo modelo de decisão de tratamento em eventos imunorrelacionados

Imuno NET OKAs atuais diretrizes de tratamento para reações adversas imunorrelacionadas (irAEs) fazem recomendações genéricas, sem levar em conta a disparidade dos achados imuno-histopatológicos de cada órgão afetado por uma irAE. A crítica é do artigo de Esfahani, K. et al, na Nature Reviews Clinical Oncology, que propõe um modelo para personalizar a tomada de decisão.

Guideline: manejo do câncer de mama hereditário

MAMA bxA Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), a Sociedade Americana de Radiação Oncológica (ASTRO) e a Sociedade de Cirurgia Oncológica (SSO) reuniram um Painel de Especialistas para desenvolver recomendações para o manejo ideal de pacientes com mutações germinativas nos genes de suscetibilidade ao câncer de mama. As diretrizes foram publicadas no Journal of Clinical Oncology (JCO).

AACR anuncia encontros em formato virtual

aacr logo bxDevido à pandemia do COVID-19, o Conselho de Administração da American Association for Cancer Research (AACR) decidiu não avançar com uma Reunião Anual presencial que seria realizada em agosto. Em comunicado divulgado dia 06 de abril, a AACR anunciou que irá apresentar o programa científico do evento em duas reuniões virtuais.

Mutações ESR1 e resistência à terapia endócrina neoadjuvante no câncer de mama ER+

Tomás Reinert NET OKEstudo multicêntrico liderado pelo oncologista Tomás Reinert (foto) avaliou a prevalência de mutações no gene ESR1 (ESR1m) em amostras de tumores de pacientes com câncer de mama receptor de estrogênio positivo (ER+) resistente à terapia neoadjuvante com inibidores da aromatase. Os resultados foram publicados no periódico Frontiers in Oncology1.

Diretrizes para câncer durante a pandemia de COVID-19

GuidelinesSociedades de oncologia e autoridades de saúde nacionais e internacionais emitiram diretrizes sobre o tratamento do câncer durante a pandemia de COVID-19, com orientações a oncologistas, cirurgiões oncológicos e médicos especialistas em radioterapia sobre adequações no gerenciamento de pacientes oncológicos.

Estudo avalia ruxolitinibe em pacientes com hipercitocinemia associada ao COVID-19

ON22 PG6 PESQUISA 2 BXA Novartis e a biofarmacêutica Incyte estão trabalhando em conjunto com a Food and Drug Administration (FDA) para iniciar um estudo clínico de Fase III (RUXCOVID) para avaliar a eficácia e segurança do ruxolitinibe (Jakavi®) mais o padrão de cuidados em pacientes com tempestade de citocinas (hipercitocinemia) associada ao COVID-19.

Amamentação e risco de câncer de ovário

amamentacao bxA amamentação está associada a uma redução significativa no risco de câncer de ovário em geral e à redução do subtipo seroso de alto grau, o tipo mais letal de câncer de ovário. É o que mostram dados de artigo reportado no Jama Oncology, indicando que a amamentação pode diminuir o risco de câncer de ovário, independentemente da gravidez.

COVID-19 e as consequências para a oncologia global

covid19 3 bxOs efeitos da COVID-19 não se limitam ao tratamento de pacientes com câncer, mas também atingem a comunidade oncológica, com consequências ​​para pesquisa, educação e colaboração. A frase é do Lancet Oncology, em editorial que examina a pressão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e suas consequências para a oncologia.

EPIs e proteção individual na COVID-19

epi ok bxPouco se sabe sobre a eficácia dos EPIs, os equipamentos de proteção individual, para os profissionais de saúde que cuidam de pacientes infectados com o novo coronavírus (SARS – CoV-2). Artigo publicado no Annals of Internal Medicine por pesquisadores de um hospital de Singapura mostra o esforço de contribuir para aprimorar a segurança das equipes de saúde durante a COVID-19.

FDA aprova durvalumabe no câncer de pulmão pequenas células

approved NET OKA agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou a combinação do anticorpo monoclonal anti-PD-L1 durvalumabe (Imfinzi®, Astrazeneca) com etoposídeo e carboplatina ou cisplatina como tratamento de primeira linha de pacientes com câncer de pulmão pequenas células com doença extensa. A aprovação foi baseada nos resultados do estudo de FASE III CASPIAN (NCT03043872).

Terapia-alvo no câncer de mama em idosos

noam pondeEstudo de revisão publicado no Journal of Geriatric Oncology analisou as evidências disponíveis sobre a eficácia e segurança das terapias-alvo aprovadas para o tratamento do câncer de mama e contextualizar seus eventos adversos na população idosa. O oncologista Noam Pondé (foto), do grupo de Câncer de Mama do A.C.Camargo Cancer Center é primeiro autor do trabalho, que conta com a participação de Evandro de Azambuja, chefe da Equipe de Suporte Médico no Instituto Jules Bordet, em Bruxelas, Bélgica.

IDEA FRANCE – nova análise discute depósitos tumorais

Roberto Gil SFBO bx 2020 okO ensaio de fase III IDEA France investigou a duração ideal do tratamento adjuvante (3 X 6 meses) de CAPOX e FOLFOX em pacientes com câncer de cólon. Agora, análise post hoc publicada no Journal of Clinical Oncology determinou o impacto prognóstico de depósitos tumorais (DTs) na sobrevida livre de doença de pacientes inscritos no IDEA France. O oncologista Roberto Gil (foto), médico do Grupo Oncoclínicas, comenta os resultados.

DNA tumoral circulante e biópsia líquida em tumores geniturinários

manuel maia whats bxO oncologista Manuel Caitano Maia (foto), médico do Centro de Oncologia do Paraná, em Curitiba e ex-fellow de oncologia clínica do City of Hope Cancer Center, é primeiro autor de artigo de revisão publicado na Nature Reviews Urology que discute as implicações ​​para a prática clínica das técnicas de biópsia líquida, especialmente o uso da análise do DNA tumoral circulante (ctDNA) em tumores geniturinários.

Iniciativa reúne dados sobre COVID-19 e câncer

Gilberto Lopes 2019Uma coalizão de grupos de oncologia está reunindo dados sobre os riscos elevados de complicações da síndrome respiratória aguda grave coronavírus-2 (SARSCoV-2 [COVID-19]) em pacientes com câncer. O oncologista Gilberto Lopes (foto), da University of Miami Sylvester Comprehensive Cancer Center, é membro do Comitê Diretor da COVID-19 and Cancer Consortium (CCC19) Registry.

Papel prognóstico do microRNA no câncer epitelial de ovário

patricia ferreira bxA oncologista Patrícia Ferreira (foto), do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), é primeira autora de revisão sistemática com meta-análise de sobrevida global sobre o papel do microRNA no câncer epitelial de ovário como fator prognóstico e preditivo da resposta à quimioterapia. Os resultados foram publicados na Oncotarget.

Câncer de próstata familial e hereditário

CASALI 2018 NET OKArtigo de Beebe-Dimmer, JL et al mostra resultados de análise que envolveu mais de 619.630 homens e amplia a compreensão do câncer de próstata associado a síndromes hereditárias e de base familial. “São resultados valiosos para entender populações de alto risco que podem se beneficiar da triagem genética e da vigilância aprimorada”, analisam os autores, no Journal of Clinical Oncology (JCO).  Quem comenta é o oncogeneticista José Cláudio Casali (foto), chefe do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo Cancer Center e 2º Diretor Científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP).

Transmissão de COVID-19 em pacientes com câncer em hospital de Wuhan

covid19 3 bxPacientes com câncer têm um risco maior de infecção por COVID-19 em comparação com a população geral. É o que sugere análise realizada por pesquisadores do Hospital Zhongnan, em Wuhan, China, epicentro do surto da doença. Publicado no JAMA Oncology como Research Letter, o trabalho relata a incidência e os resultados da infecção em pacientes com câncer tratados em uma instituição terciária de câncer.


Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519