20102021Qua
AtualizadoQua, 20 Out 2021 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Métodos contemporâneos de escalonamento de dose para estudos de fase inicial na era da imunoterapia

daniel araujo bxO oncologista Daniel Vilarim Araujo (foto), chefe do serviço de oncologia clínica do Hospital de Base, em São José do Rio Preto/SP, é coprimeiro autor de revisão publicada no European Journal of Cancer que resume as vantagens e desvantagens dos métodos contemporâneos de escalonamento de dose em estudos de fase I, com ênfase em desenhos modelo-assistidos, incluindo variações contendo tempo até o evento, e métodos híbridos envolvendo dose biológica ideal (OBD).


SARS-CoV-2, mieloma múltiplo e resposta vacinal

vacina covid bxVan Oekelen et al. demonstraram que pacientes com mieloma múltiplo (MM) produzem respostas altamente variáveis após duas doses de vacinas contra SARS-CoV-2, com ausência completa de respostas de anticorpos (anti-S IgG) em 15% daqueles pacientes. Agora, Aleman et al. esclarecem outro aspecto da vacina contra a COVID-19 na população com MM, avaliando diferenças quantitativas e qualitativas nas respostas das células T à vacina.

Revisão sistemática com meta-análise discute lobectomia no câncer de pulmão

Pulm o Horiz NET OKEstudo de revisão sistemática e meta-análise publicado na Lung Cancer indica que a lobectomia superior esquerda (LUL, da sigla em inglês) está associada a maior frequência de infarto cerebral (IC) pós-operatório. “Além disso, o risco de IC aumenta significativamente quando a trombose da veia pulmonar (PVT) se desenvolve após LUL. LUL também é um fator de risco para PVT”, apontam os autores, que recomendam acompanhamento mais frequente em pacientes com câncer de pulmão após LUL, especialmente aqueles com diabetes ou submetidos a terapia sistêmica adjuvante.

ESMO atualiza guideline para câncer de mama metastático

azambuja ok bxPara encerrar em grande estilo o mês de conscientização do câncer de mama, a sociedade europeia de oncologia médica acaba de publicar o ESMO Clinical Practice Guideline para diagnóstico, estadiamento e tratamento de pacientes com câncer de mama metastático. As recomendações foram publicadas no dia 19 de outubro no Annals of Oncology, em artigo de Gennari et al, com participação do oncologista brasileiro Evandro de Azambuja (foto).

Bactérias comensais pró-inflamatórias associadas ao câncer colorretal

Microbioma IntestinalCepas não-toxigênicas de Bacteroides fragilis enriquecidas por genes associados à biossíntese de lipopolissacarídeos podem induzir inflamação da mucosa do cólon e desempenhar papel importante no desenvolvimento do câncer de colon. É o que corroboram dados de estudo publicado por Kordahi et al na Cell Host & Microbe, caracterizando o papel de cepas não-toxigênicas em pólipos adenomatosos tubulares (TAP) pré-malignos e em pólipos serrilhados sesseis (SSP).

FDA: análise combinada reforça benefício de inibidores de ciclinas no câncer de mama

MAMA bxAnálise combinada realizada pelo FDA para avaliar dados agrupados de sobrevida global em pacientes de subgrupos específicos mostrou benefício consistente da adição de inibidores de ciclinas (iCDK) 4/6 ao tratamento com fulvestranto em pacientes com câncer de mama receptor hormonal positivo HER2 negativo avançado ou metastático. Os resultados foram publicados por Gao et al. no Lancet Oncology.

Nivolumabe mostra eficácia no mesotelioma recidivado

Pulm o 2017 NET OKEstudo que avaliou a eficácia do anti PD-1 nivolumabe em pacientes com mesotelioma pleural e peritoneal maligno que progrediram após quimioterapia à base de platina mostrou benefícios sem precedentes nessa população. Os resultados foram reportados no Lancet Oncology, em artigo de Fennel et al, e marcam o primeiro estudo randomizado de fase 3 a mostrar ganho de sobrevida global nesse cenário de tratamento.

Mulher idosa é mais propensa a receber tratamento subótimo no câncer de mama metastático HER2+

IdosaEstudo de vida real que avaliou padrões de tratamento e resultados de pacientes com câncer de mama metastático HER2-positivo de acordo com a idade mostrou que mulheres mais velhas receberam tratamento padrão de primeira linha com menos frequência do que as pacientes mais jovens. A análise foi publicada por Annonay et al. no periódico The Breast, com diferenças associadas a pior sobrevida global e livre de progressão.

Estudo discute padrão de primeira linha no carcinoma hepatocelular irressecável

carcinoma hepatocelularEstudo clínico randomizado de Fase 3 comparou a quimioterapia de infusão arterial hepática (HAIC) com fluorouracil, leucovorina e oxaliplatina (FOLFOX) versus quimioembolização transarterial (TACE) como primeira linha de tratamento no carcinoma hepatocelular irressecável. Os resultados mostram que FOLFOX-HAIC aumentou significativamente a sobrevida global nessa população de pacientes comparado à TACE.

Resultados perinatais da primeira gravidez após quimioterapia para neoplasia trofoblástica gestacional

braga madi 2021Revisão sistemática de estudos observacionais e meta-análise publicada no American Journal of Obstetrics and Gynecology (AJOG) buscou avaliar os resultados perinatais da primeira gestação após remissão da neoplasia trofoblástica gestacional, bem como o impacto do tempo entre o final da quimioterapia e a gravidez subsequente. Antonio Braga (na foto, à direita), Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense, é coautor do trabalho que tem o ginecologista José Mauro Madi como primeiro autor.

Distância tumor-mamilo maior ou igual a 1 cm prediz patologia retromamilar negativa após quimioterapia neoadjuvante

Quais os fatores preditivos de margem patológica negativa retromamilar (NS-) em mulheres submetidas à mastectomia após a quimioterapia neoadjuvante? Pesquisadores do Memorial Sloan Kettering Cancer Cencer buscaram responder a questão, em análise retrospectiva que considerou mulheres com câncer de mama invasivo tratadas na instituição com QT neoadjuvante e mastectomia total entre agosto de 2014 e abril de 2018. Os resultados publicados no Annals of Surgical Oncology são tema do PODCAST ONCONEWS, com análise do mastologista Silvio Bromberg (foto), médico do Hospital Israelita Albert Einstein e da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Confira.

Meeting the Minds: especialistas discutem questões centrais em oncologia e hematologia

meeting minds bxO Meeting the Minds reuniu importantes especialistas nacionais e internacionais para discutir temas relevantes e atuais em oncologia e hematologia. Entre os destaques do programa científico estão as apresentações dos convidados internacionais Noopur Raje, do Massachusetts General Hospital; Roy Herbst, da Yale School of Medicine/Yale Cancer Center; Brad Kahl, da Washington University School of Medicine; e Aleix Prat, do Hospital Clínic Barcelona. Realizado pela Libbs Farmacêutica, o evento aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro, em formato online.

Estudo populacional discute diagnóstico de câncer de mama e mortalidade

MAMA bxEstudo que buscou caracterizar a associação entre as características dos sistemas nacionais de saúde e a taxa de mortalidade por câncer de mama padronizada por idade mostrou que países com baixas taxas de mortalidade por câncer de mama são caracterizados por maiores níveis de cobertura de serviços essenciais de saúde e maior número de centros públicos de câncer. Os resultados estão no Lancet Oncology, em artigo de Duggan et al., e reforçam o valor dos programas de diagnóstico precoce.

AACR destaca avanços na pesquisa e tratamento do câncer

aacr relatorio 2021 bxAmerican Association for Cancer Research (AACR) publicou a 11ª edição do Cancer Progress Report, destacando os 50 anos da Lei Nacional do Câncer, sancionada em 1971. “Essa legislação lançou as bases para uma comunidade robusta e inovadora de pesquisa do câncer que contribuiu por décadas para os avanços na oncologia”, afirma o documento.

Medicamentos representam a maior pressão de custos no tratamento do câncer

custo crescente bxO cuidado com os 15 tipos de câncer mais prevalentes nos EUA custou aproximadamente US $ 156,2 bilhões em 2018, de acordo com estudo de pesquisadores do Penn State College of Medicine. A maior despesa foi com medicamentos para câncer de mama, pulmão, linfoma e câncer colorretal, reportam os autores, em artigo no JAMA Network Open.

FDA aprova abemaciclibe adjuvante no câncer de mama precoce HR+, HER2-negativo com alto risco de recorrência

approved NET OKA U.S. Food and Drug Administration (FDA) aprovou o inibidor de CDK4/6 abemaciclibe (Verzenio®, Eli Lilly) em combinação com terapia endócrina (tamoxifeno ou um inibidor de aromatase) para o tratamento adjuvante de pacientes adultos com câncer de mama precoce receptor hormonal positivo (HR+), HER2-negativo, linfonodo positivo com alto risco de recorrência, e um score Ki-67 ≥20% conforme determinado por um teste aprovado pela FDA. A decisão é baseada nos resultados do estudo monarchE. Os dados que suportam esta aprovação serão apresentados na Plenária Virtual da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) dia 14 de outubro.

A qualidade do cuidado, podemos avançar?

Paliativos 2017 NET OKMesmo com as diretrizes de melhores práticas da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), que desencorajam cuidados de final de vida de baixo valor, muitos pacientes com câncer metastático continuam a receber intervenções médicas agressivas ao longo das semanas finais de vida. É o que mostra estudo retrospectivo de base populacional publicado por Deeb et al no JAMA Network Open, indicando que pacientes com câncer metastático de minorias raciais e étnicas e aqueles sem seguro privado têm maior probabilidade de serem admitidos no departamento de emergência, receber ventilação mecânica invasiva e ter estadias hospitalares mais longas na fase terminal.

FDA aprova combinação no tratamento de segunda linha do câncer colorretal metastático BRAF-mutado

cancer colorretal 2018 NET OKA agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou uma nova indicação para o anticorpo anti-EGFR cetuximabe (Erbitux®), agora em combinação com encorafenibe (Braftovi®) para o tratamento de pacientes adultos com câncer colorretal metastático com mutação BRAF V600E. A aprovação é baseada nos resultados do ensaio fase III BEACON CRC.

Toxicidade financeira na gestão dos sintomas do câncer

FARMACOECONOMIA NET OK 2A toxicidade financeira dos medicamentos empregados no tratamento do câncer é bem documentada, mas pouco se sabe sobre os custos dos medicamentos usados ​​para controlar os sintomas decorrentes do tratamento. É o que argumentam Gupta et al em estudo reportado no JCO Oncology Practice, que avaliou o preço de varejo dos medicamentos mais utilizados para a gestão de 7 sintomas comuns no tratamento oncológico: 1) anorexia e caquexia, 2) neuropatia periférica induzida por quimioterapia, 3) constipação, 4) diarreia, 5) insuficiência pancreática exócrina, 6) fadiga e 7) náusea e vômito induzidos por quimioterapia.

FDA aprova trastuzumabe deruxtecana no câncer de mama metastático politratado

MAMA bxA agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) concedeu a designação de terapia prioritária para trastuzumabe deruxtecana (Enhertu) no tratamento de pacientes com câncer de mama HER2-positivo irressecável ou metastático que receberam um ou mais regimes anti-HER2. O anúncio foi feito dia 4 de outubro, com base nos resultados do ensaio DESTINY-Breast03, que mostrou redução de 72% no risco de progressão ou morte com o uso de trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) nessa população de pacientes.

Anvisa aprova trastuzumabe deruxtecana no tratamento do câncer de mama avançado

approved NET OKA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o conjugado anticorpo-droga (ADC) trastuzumabe deruxtecana (Enhertu®, Daiichi Sankyo/Astrazeneca) para o tratamento de pacientes com câncer de mama HER2-positivo irressecável ou metastático previamente tratados com dois ou mais regimes anti-HER2. A decisão foi baseada nos resultados do estudo Fase II DESTINY-Breast011, e publicada no Diário Oficial da União2 no dia 04 de outubro .


Publicidade
Outubro Rosa A.C.Camargo 2021
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519