19012020Dom
AtualizadoSex, 17 Jan 2020 1pm

PUBLICIDADE
topbanner novartis2019 468x60

Radioterapia estereotática para tratamento de metástases da coluna

Fabio Moraes NET OKEstudo internacional liderado pelo radio-oncologista brasileiro Fábio Moraes (foto), professor assistente no Departamento de Oncologia na Queen’s University e pesquisador clínico em Radio-Oncologia no Kingston Health Sciences Centre, Canadá, descreve que a radioterapia ablativa estereotática (SBRT ou SABR) é uma opção de tratamento eficaz para pacientes selecionados com metástases da coluna vertebral. Os dados foram publicados no JAMA Oncology.


Nova abordagem genômica promete predizer resposta à imunoterapia no câncer de pulmão

Pulm o 2017 NET OKApesar dos progressos na imuno-oncologia, identificar os pacientes que respondem ao tratamento com inibidores de checkpoint imune (ICI) permanece um desafio. Uma nova abordagem genômica reportada por pesquisadores da Johns Hopkins promete auxiliar na seleção de pacientes com potencial de responder ao tratamento com ICI. Os dados foram publicados na edição de janeiro da Nature Cancer.

Anvisa aprova novo biossimilar oncológico

approved NET OKA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o biossimilar trastuzumab-qyyp (Trazimera®, Pfizer), indicado para tratamento de pacientes com câncer de mama, metástase gástrica ou adenocarcinoma da junção gastroesofágica com alta expressão HER-2.

Portaria altera critérios para UNACONS e CACONS

Paliativos 2017 NET OKNovas regras passam a definir os critérios para hospitais de assistência oncológica no SUS, os chamados Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACONs) e as Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACONs). Agora, as instituições deverão ter fluxos estabelecidos para fornecer atestado de óbito a pacientes oncológicos que falecem em domicílio, sob cuidados de fim de vida acompanhados pelo hospital.

Nova promessa na síndrome mielodisplásica

ASH Sangue NET OKResultados do ensaio de Fase 3 MEDALIST publicados em janeiro no New England Journal of Medicine (NEJM) indicam que o uso de luspatercept-aamt (Reblozyl®) é eficaz no tratamento da anemia em pacientes com síndromes mielodisplásicas de baixo risco com sideroblastos em anel e que são intolerantes ou inelegíveis ao tratamento com agentes estimuladores da eritropoiese.

Diretrizes já mostram impacto no rastreamento do câncer colorretal

RASTREAMENTO NET OKAnálise de Fedewa et al publicada na Cancer mostra que as novas diretrizes para rastreamento do câncer colorretal nos Estados Unidos já mostram reflexos nos padrões de triagem, com aumento significativo na faixa etária de 45 a 49 anos. “As taxas de rastreamento do câncer colorretal mais que dobraram na faixa de 45 a 49 anos após a atualização das diretrizes em 2018”, apontam os autores.

Acupuntura na dor oncológica

Acupuntura NET OKMeta-análise publicada no Jama Oncology considerou estudos clínicos randomizados que compararam acupuntura e acupressão com analgésicos empregados na redução e controle da dor oncológica. Os autores consideraram dados de 17 ensaios clínicos randomizados (ECR), envolvendo 1111 pacientes.

Nova terapia-alvo no tratamento de GIST

GIST 1 NET OK 2A agência norte-americana FDA aprovou no dia 9 de janeiro o uso de avapritinibe (Ayvakit®) para o tratamento de adultos com tumor do estroma gastrointestinal (GIST, da sigla em inglês), em pacientes com doença irressecável ou metastática com mutação no exon 18 do PDGFRA.

CONITEC avalia incorporação de tratamentos para melanoma no SUS

SUS NET OK 2 2020O Ministério da Saúde colocou em Consulta Pública a decisão de incorporar no Sistema Único de Saúde (SUS) as terapias-alvo vemurafenibe, dabrafenibe, cobimetinibe e trametinibe, bem como as imunoterapias ipilimumabe, nivolumabe e pembrolizumabe para o tratamento em primeira linha do melanoma avançado não cirúrgico e metastático.

O cenário da neuro-oncologia e os avanços de 2019

neuro onco still gbm2019O cuidado multidisciplinar deu a tônica de encontro que reuniu opinion leaders da neuro-oncologia brasileira para debater temas que fazem a diferença na assistência ao paciente. “Queremos trazer estudos e publicações que em breve vão impactar a nossa prática”, destacou o oncologista Thiago Jorge, da BP - A Beneficência Portuguesa de SP,  que moderou as apresentações do GBM Highlights, da teoria à prática, realizado dia 27 de novembro no Radisson Hotel. O evento também teve participação do neurocirurgião Marcos Maldaum, do Sírio-Libanês e da BP, e de Rodrigo Hanriot, radioterapeuta do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Assista ao vídeo com todas as apresentações.

Anvisa aprova regulamento para uso medicinal de produtos derivados da Cannabis

cannabis 2019 bxA Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira, 03 de dezembro, o novo regulamento para produtos derivados de Cannabis. A Resolução dispõe sobre os procedimentos para a concessão de autorização sanitária para fabricação e importação desses produtos, e estabelece requisitos para comercialização, prescrição, dispensação, monitoramento e fiscalização.

Especialistas discutem recomendações para tratamento do câncer de pênis

penis NET OKEspecialistas de sociedades médicas envolvidas no tratamento de tumores geniturinários estiveram reunidos no III Simpósio Internacional GU Review, em São Paulo, para votação do I Consenso Brasileiro de Câncer de Pênis. Apesar de ser um tumor raro em países desenvolvidos, a incidência do câncer de pênis aumenta significativamente em países subdesenvolvidos. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, representa cerca 2% dos tumores malignos do sexo masculino, sendo mais prevalente nas regiões Norte e Nordeste do País.

Consumo de ômega 3 e câncer colorretal

Bruna Moraes Nutricao NET OKA suplementação de ácidos graxos ω-3 marinhos reduz o risco de lesões precursoras de câncer colorretal na população geral dos EUA? Estudo publicado no JAMA Oncology concluiu que a suplementação diária de ácido graxo ω-3 marinho não reduziu o risco de adenomas convencionais ou pólipos serrilhados na população avaliada, que incluiu mais de 25 mil adultos, mas mostrou papel em indivíduos com baixos níveis plasmáticos de ácido graxo ω-3 no baseline e entre afro-americanos. A nutricionista Bruna Moraes (foto), gerente de dados da Unidade Clínica de Terapia Celular do Hospital das Clínicas da FMUSP, comenta o trabalho.

Perfil mutacional do melanoma no Brasil

vinicius vasquez bxVinícius de Lima Vazquez (foto), cirurgião do Hospital do Amor, é autor sênior de estudo que descreve o perfil mutacional do melanoma em uma coorte de pacientes brasileiros. “Nosso estudo fornece as frequências relativas de genes drivers no desenvolvimento do melanoma após terapia-alvo. Estes resultados permitem previsões mais precisas do impacto financeiro dessas opções de tratamento no sistema de saúde brasileiro”, argumentam os autores, em artigo no Journal of Global Oncology.

Ramucirumabe não aumenta sobrevida global no carcinoma urotelial

EDUARDO ZUCCA BXO antiangiogênico ramucirumabe, um anticorpo monoclonal humanizado antagonista de VEGFR2, não alcançou o endpoint secundário de sobrevida global em pacientes com carcinoma urotelial avançado refratário à platina. Os resultados estão em artigo de Petrylak et al, no Lancet Oncology. O oncologista Eduardo Zucca (foto), do Hospital do Amor, comenta os novos dados do estudo RANGE.

Sequência de tratamento no câncer de próstata metastático resistente a castração

Andrey semana 2019 bxQual a melhor sequência de tratamento no câncer de próstata metastático resistente a castração (CPRCm) quando se consideram acetato de abiraterona mais prednisona e enzalutamida entre as opções terapêuticas? Estudo de fase II publicado no Lancet Oncology sugere que abiraterona seguida de enzalutamida fornece o maior benefício clínico. Andrey Soares (foto), diretor científico do LACOG-GU, comenta os resultados.

Anvisa aprova nova indicação de daratumumabe para tratamento do mieloma múltiplo

approved NET OKA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação do imuno-oncológico daratumumabe (Dalinvi®, Janssen)1 em combinação com lenalidomida e dexametasona (D-Rd)2 para para pacientes com mieloma múltiplo recém-diagnosticados inelegíveis ao transplante autólogo de medula óssea. A aprovação foi baseada em dados do estudo clínico fase 3 MAIA.

Reposição de testosterona em sobreviventes de câncer

DIOGO BASTOS LACOG GU NEW NET OKEstudo multicêntrico realizado no Reino Unido com sobreviventes de câncer testicular, linfoma e leucemia, com idade entre 25 e 50 anos, mostra que o tratamento com testosterona nessa população foi associado à diminuição da gordura abdominal e da massa corporal gorda e ao aumento da massa magra. “É um estudo muito interessante que reforça a necessidade de acompanhamento da dosagem dos níveis de testosterona em pacientes tratados para tumor de testículo”, destaca o oncologista Diogo Bastos (foto), presidente do LACOG-GU e médico do ICESP e do Hospital Sírio-Libanês.

Alectinibe no câncer de pulmão não pequenas células com rearranjo-RET metastáticos refratários à quimioterapia

Pulm o 2017 NET OKEstudo brasileiro publicado no periódico Lung Cancer trouxe mostrou os resultados de quatro pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) com rearranjo RET refratários à quimioterapia tratados com alectinibe. O oncologista Maurício Fernando Silva Almeida Ribeiro, médico do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e primeiro autor do estudo, comenta o trabalho.

Comissão Europeia aprova gilteritinibe na LMA recidivada ou refratária com mutação FLT3

Otavio Baiocchi ASH2018Estudo randomizado de fase III demonstrou que o tratamento com o inibidor da FLT3 gilteritinib (Xospata, Astellas) resultou em sobrevida significativamente mais longa e em porcentagens mais altas de pacientes com remissão em comparação com a quimioterapia de resgate em pacientes com leucemia mieloide aguda recidivada ou refratária com mutação no FLT3. Os resultados publicados no New England Journal of Medicine embasaram a aprovação do medicamento como monoterapia pela Comissão Europeia. Otávio Baiocchi (foto), professor adjunto da Unifesp e diretor da Unidades de Linfoma e Mieloma Múltiplo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, comenta o trabalho.


Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner teva inst 300x250
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner personal2019 250x300p
Publicidade
banner ibcc2019 300x250
Publicidade
300x250 ad onconews200519
Publicidade
banner onconews spotify 300x150px