17092019Ter
AtualizadoTer, 17 Set 2019 10pm

PUBLICIDADE
topbanner novartis2019 468x60

Cenário de incerteza na pesquisa em câncer

ON22 PG6 PESQUISA 2 BXOs cortes anunciados em agências como CAPES e CNPq são motivo de incerteza no cenário científico e expoentes da pesquisa brasileira compartilham uma mesma preocupação: o impacto profundo na formação de recursos humanos e na produtividade científica. Afinal, qual a extensão dos cortes e como isso afeta a pesquisa em câncer?


Recomendações para o tratamento cirúrgico do câncer renal

stenio 2019 bxOs grupos colaborativos Latin American Oncology Cooperative Group - GU (LACOG-GU) e Latin American Renal Cancer Group (LARCG) convidaram urologistas e oncologistas para formular recomendações de tratamento cirúrgico do carcinoma de células renais (CCR). Os especialistas discutiram o gerenciamento de pequenas massas renais (SRMs), doença localizada e localmente avançada, e terapia adjuvante. As recomendações foram publicadas no periódico Therapeutic Advances in Urology, em acesso aberto. "Esse resultado demonstra a importância da soma de esforços multidisciplinares para estabelecermos recomendações baseadas nas melhores evidências da literatura, adequadas às regras das nossas autoridades sanitárias e à realidade do tratamento desta neoplasia em nosso país, que é bastante heterogênea e apresenta particularidades que a distinguem dos países desenvolvidos", afirma o urologista Stênio Zequi (foto), chair do LARCG e primeiro autor do trabalho.

Resposta à terapia anti-EGFR no câncer colorretal metastático

Renata DAlpino 2018 NET OKPacientes com câncer colorretal metastático sem mutações V600 no gene BRAF, conhecidas como mutações BRAF classe 3, são mais propensos a responder ao tratamento anti-EGFR, de acordo com resultados publicados na Clinical Cancer Research. "Os resultados do nosso estudo indicam que pacientes com câncer colorretal metastático com certas mutações BRAF devem ser considerados para o tratamento anti-EGFR”, disse o autor sênior, Hiromichi Ebi, do Instituto de Pesquisa do Centro de Câncer Aichi, em Nagoya, Japão. A oncologista Renata D'Alpino (foto), coordenadora de Tumores Gastrointestinais e Neuroendócrinos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e membro do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG), analisa os resultados.

Estudo avalia eficácia de tamoxifeno em creme para minimizar contratura capsular de mamas irradiadas

Gabriel Dalessandro bxUm estudo de iniciativa do cirurgião plástico Gabriel D'Alessandro (foto), médico do IBCC Oncologia, busca avaliar a eficácia do uso de tamoxifeno em forma de creme para minimizar a contratura capsular de pacientes submetidas a mastectomia e reconstrução da mama com retalho do músculo grande dorsal e implante de silicone, associado a radioterapia adjuvante. O estudo está com recrutamento aberto.

Identificação de microRNAs circulantes livres de células para a detecção precoce de câncer de mama

marcia marques barretos bx okEstudo do Hospital do Amor (Hospital de Câncer de Barretos) identificou subtipos-específicos de perfis moleculares de microRNAs livres de células adequados para detecção precoce de câncer de mama. A pesquisadora Marcia Marques (foto), coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) do Hospital é a primeira autora do trabalho publicado no Journal of Oncology.

Reposição hormonal aumenta risco de câncer de mama na pós-menopausa

cabello barrosEstudo publicado no Lancet reuniu evidências sobre o risco de câncer de mama associado a diferentes tipos de terapia de reposição hormonal na menopausa (TRH), em análise que considerou mais de 100 mil mulheres na pós-menopausa. Os resultados indicam que todos os tipos de TRH, exceto os estrogênios vaginais, aumentaram o risco de câncer de mama, que foi maior conforme a duração do uso, assim como foi maior para estrogênio-progestágeno do que para as terapias com estrogênio isolado. Os mastologistas César Cabello (na foto, à esquerda) e Alfredo Barros comentam os achados. 

Nova indicação de pembrolizumabe no CPNPC

Pulm o 2017 NET OKA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) expandiu a indicação de pembrolizumabe para o tratamento do câncer de pulmão não pequenas células, agora indicado em monoterapia em tumores estádio III não tratados previamente, com expressão PD-L1 ≥ 1% sem mutação EGFR  ou translocação ALK. A aprovação foi baseada nos resultados do estudo de fase III KEYNOTE-042.

Anvisa aprova alpelisibe no câncer de mama avançado ou metastático

approved NET OKA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o inibidor de PI3K alpelisibe (Piqray®, Novartis) em combinação com fulvestranto como terapia endócrina para o tratamento de mulheres pós-menopáusicas e homens com câncer de mama avançado ou metastático, com receptor hormonal positivo, HER2 negativo, que tiveram progressão da doença durante ou após tratamento com um regime endócrino. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União1 (D.O.U) dia 09 de setembro.

Nova diretriz traz recomendações para radioterapia no câncer de pâncreas

Hanriot Net OKUma nova diretriz da American Society for Radiation Oncology (ASTRO) traz recomendações sobre o uso de radioterapia no tratamento de pacientes com câncer de pâncreas, com orientações sobre a dosagem, época e fracionamento ideais. A diretriz também descreve estratégias para prevenir e mitigar os efeitos da radioterapia pancreática, em publicação na Practical Radiation Oncology, periódico da ASTRO. O rádio-oncologista Rodrigo Hanriot (foto), coordenador do serviço de Radioterapia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, comenta o trabalho.

Capmatinib no câncer de pulmão

BALANCO PULMAO horiz bxA agência norte-americana FDA concedeu a designação de Breakthrough Therapy para capmatinib como primeira linha de tratamento em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células metastático com mutação no exon 14 do gene MET. A decisão de reconhecer capmatinib como terapia inovadora foi anunciada com base nos resultados do estudo GEOMETRY, apresentado na ASCO deste ano.

Microbiota e impacto prognóstico no câncer colorretal

Rui Manuel Reis bx okEstudo do Hospital de Câncer de Barretos (Hospital do Amor) procurou explorar o perfil da microbiota de uma série de amostras de tumores colorretais de pacientes tratados na instituição. Os resultados foram publicados em acesso aberto na Frontiers in Oncology, com dados sobre a a presença e o impacto do DNA de Fusobacterium nucleatum (Fn) no prognóstico do CRC. "O estudo mostrou que a presença da bactéria está significativamente associada a uma menor sobrevida dos pacientes, sugerindo que poderá constituir um importante biomarcador de prognóstico tumoral a ser incorporado na prática clínica", avalia Rui Manuel Reis (foto), Diretor Científico e Executivo do Instituto de Ensino e Pesquisa da instituição.

Cerumenograma no diagnóstico de câncer

Nelson Roberto Antoniosi Filho bxUm novo método, que recebeu a designação de cerumenograma, mostrou que amostras de cera (cerúmen) coletadas de pacientes de câncer podem ser uma nova matriz biológica para o diagnóstico de malignidades, de modo não invasivo, rápido e altamente preciso. Os resultados são de estudo liderado pelo professor Nelson Roberto Antoniosi Filho (foto), da Universidade Federal de Goiás, e estão em artigo na Scientific Reports Nature.

Funcionários se unem pela manutenção da Fundação Oncocentro

fosp okFuncionários da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP) se reuniram essa semana em reunião plenária na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para discutir o futuro da Fundação, que enfrenta rumores de desmobilização pelo governo do Estado de São Paulo. Na ocasião, foram apresentados números que atestam sua produtividade e justificam a permanência dos serviços.

Câncer de mama Gramado chega a 14ª edição

mama gramado bxGramado foi palco de um dos mais tradicionais encontros da oncologia brasileira, realizado de 29 a 31 de agosto, no Hotel Serrano. Em sua 14ª edição, o Câncer de Mama Gramado registrou recorde de participação e reuniu especialistas nacionais e internacionais na apresentação de um programa científico que discutiu evidências, controvérsias e tendências da oncologia mamária.

Metástases cerebrais durante o tratamento com anti-PD‐1 em pacientes com melanoma

gustavo schvartsman 19Estudo liderado pelo oncologista Gustavo Schvartsman (foto), do Hospital Israelita Albert Einstein, buscou avaliar a incidência, padrões de progressão e desfechos das metástases cerebrais no melanoma (do inglês, melanoma brain metastases, MBM) em pacientes tratados com imunoterapia anti-PD‐1. Os resultados do trabalho realizado no MD Anderson Cancer Center foram publicados na Cancer.

Estudo brasileiro discute caminhos para o tratamento do câncer de bexiga

ANDREY NET OKO oncologista Andrey Soares (foto) é autor sênior de estudo de revisão publicado no Journal of Global Oncology, que discute medidas para substituir a terapia intravesical com Bacillus Calmette-Guérin (BCG) no carcinoma urotelial de bexiga não músculo invasivo. “A escassez mundial de BCG nos últimos anos e a oferta intermitente podem afetar os cuidados dos pacientes com câncer de bexiga, impondo decisões clínicas difíceis para urologistas e oncologistas”, sustentam os autores, em artigo que propõe alternativas para enfrentar o problema no cenário brasileiro e em outros países de baixa e média renda com dificuldades semelhantes.

Recomendações para o manejo da constipação em pacientes com câncer avançado

ricardo caponero 232 200 NET OK 2O Grupo de Estudo em Cuidados Paliativos da Associação Multinacional de Cuidados de Suporte em Câncer (do inglês, MASCC) formou um subgrupo para desenvolver recomendações baseadas em evidências sobre o manejo da constipação em pacientes com câncer avançado. Os resultados foram publicados no periódico Supportive Care in Cancer.1 Quem comenta é o oncologista Ricardo Caponero (foto), coordenador do Centro Avançado de Terapia de Suporte e Medicina Integrativa do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que participou da elaboração das diretrizes.

Quimio neoadjuvante + quimiorradiação vs quimiorradiação isolada no câncer cervical

samantha cabral 2019 bxNo tratamento do câncer de colo de útero localmente avançado, a adição de quimioterapia neoadjuvante com cisplatina e gemcitabina à quimiorradioterapia padrão não é superior, e possivelmente inferior, à quimiorradioterapia isolada. Os resultados do estudo brasileiro liderado pela oncologista Samantha Cabaral da Costa (foto), médica do ICESP e do Hospital Santa Catarina e membro do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA/GBTG) foram publicados no Journal of Clinical Oncology (JCO).

Ferramenta prognóstica para tumores neuroendócrinos

Rachel 3 NET OKEm artigo no Journal of Clinical Oncology, Carmona-Bayonas et al. relatam um modelo preditivo de sobrevida livre de progressão em pacientes com tumores neuroendócrinos e endócrinos tratados com análogos de somatostatina (SSAs). A ferramenta prognóstica reflete os achados do Grupo Espanhol (GETNE-TRASGU) e pode ser útil para estratificar pacientes e subsidiar decisões de tratamento na prática clínica. "O estudo valida algo que já se pratica porque as variáveis testadas sao conhecidamemte, em sua maioria, prognósticas", observa a oncologista Rachel Riechelmann (foto), diretora do Departamento de Oncologia do A.C. Camargo Cancer Center e diretora de pesquisa do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG).

Pembrolizumabe no câncer de pulmão com expressão muito alta de PD-L1

Gilberto Lopes 2019O tratamento em primeira linha com pembrolizumabe em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) com expressão de PD-L1 ≥ 50% melhora a sobrevida em comparação à quimioterapia com doublet de platina. Agora, estudo publicado no Annals of Oncology demonstrou que em pacientes com níveis mais altos de PD-L1 dentro dessa faixa de expressão (50 a 100%) os resultados clínicos são significativamente melhores. Gilberto Lopes (foto), oncologista clínico na University of Miami Sylvester Comprehensive Cancer Center, comenta os achados.


Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner teva inst 300x250
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner ibcc2019 300x250
Publicidade
300x250 ad onconews200519