19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Cabeça e Pescoço

  • Indice de beta defensina como biomarcador do câncer oral

    teste oralUm teste não invasivo e de baixo custo pode detectar o câncer oral, monitorar lesões pré-cancerosas e determinar quando uma biópsia é necessária, aponta pesquisa publicada online em 4 de março na Cell Reports Medicine.

  • Risco de acidente vascular cerebral em sobreviventes de câncer de cabeça e pescoço

    avcEstudo de pesquisadores de Singapura, que incluiu 9.803 sobreviventes de câncer de cabeça e pescoço (CCP) e toda a população de Singapura de 4 milhões, a incidência de acidente vascular cerebral (AVC) padronizada por idade entre os sobreviventes de CCP foi 2,5 vezes maior do que a da população em geral. Os riscos aumentados de AVC foram observados na maioria das faixas etárias, sublocais do CCP, estágios e modalidades de tratamento.

  • Fumo passivo diminui eficácia da quimioterapia no câncer de cabeça e pescoço

    fumo passivoEm pacientes com câncer de cabeça e pescoço expostos ao fumo passivo durante a quimioterapia, o tratamento se mostrou menos eficaz na destruição das células cancerígenas. “Nosso estudo é o primeiro a demonstrar que a exposição ao fumo passivo pode aumentar a resistência à cisplatina, alterando a expressão de várias proteínas envolvidas na resistência a múltiplas drogas”, afirmam os pesquisadores em artigo publicado no International Journal of Molecular Sciences.

  • Disestesia oral na assistência oncológica

    gabriela normandoA queimação na boca, também conhecida como disestesia oral, é uma condição subnotificada entre pacientes com câncer, que pode representar um sintoma precoce da doença ou mesmo um efeito adverso do tratamento. Em revisão sistemática de Ana Gabriela Normando (foto), Alan Roger Santos-Silva e Joel B. Epstein, a prevalência de disestesia oral foi de 13,6% em pacientes que apresentaram eventos adversos orais induzidos por quimioterapia.

  • Causas e formas de morte em pacientes com câncer de cabeça e pescoço

    cabeca pescoco 24 1Quais as causas e formas de morte em pacientes com câncer de cabeça e pescoço? Resultados de estudo de coorte retrospectivo sugerem que mais da metade dos pacientes avaliados morreram de causas concorrentes e que a sedação paliativa e a eutanásia foram mais comuns em pacientes com câncer de cabeça e pescoço como causa básica de morte, notadamente entre aqueles com maior nível socioeconômico. Os resultados foram publicados no JAMA Otolaryngology- Head & Neck Surgery.

  • Consumo de ultraprocessados e risco de câncer

    Alimentos Processados NET OKEstudo publicado no European Journal of Nutrition mostra que o maior consumo de alimentos ultraprocessados pode estar associado ao desenvolvimento de câncer esofágico e de cabeça e pescoço. O trabalho tem participação das brasileiras Fernanda Rauber e Renata Bertazzi Levy, do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo, e da pesquisadora Diana Barbosa Cunha, do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

  • Sarcopenia no câncer de cabeça e pescoço

    cabeca pescoco 23 2Para compreender melhor a prevalência da sarcopenia em pacientes com câncer de cabeça e pescoço (CCP), Liu et al. analisaram os fatores de risco de sarcopenia e desenvolveram uma base teórica para apoiar estratégias de prevenção e tratamento. Os resultados mostram que sexo masculino, idade avançada e excesso de gordura corporal foram fatores de risco, enquanto água corporal total e massa livre de gordura foram fatores de proteção contra sarcopenia em pacientes com CCP.

  • Brotamento tumoral e papel prognóstico no carcinoma espinocelular oral

    cabeca pescoco 23Revisão sistemática de Zaniletti etal. buscou esclarecer o papel do brotamento tumoral (BT) na biologia, comportamento e prognóstico do carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço (CECP). Embora o BT não esteja incluído como fator prognóstico nas atuais diretrizes, os autores destacam que as células em brotamento promovem a agressividade do tumor, aumentando a invasão linfática e o potencial metastático.

  • IARC destaca importância da prevenção do câncer oral

    roitberg ok bxA Agência Internacional para a Pesquisa em Câncer (IARC, do inglês International Agency for Research on Cancer) acaba de publicar o primeiro livro sobre prevenção do câncer oral, em trabalho com participação do oncologista Felipe Roitberg (foto). “Acredito na contribuição para a implementação de políticas públicas guiadas por evidências”, diz Roitberg.

  • Estudo brasileiro apresenta evidências no carcinoma espinocelular glótico

    viani 210822Estudo brasileiro de Gustavo Viani (foto) e colegas apresentou evidências de mundo real em uma coorte de pacientes com carcinoma espinocelular glótico T1a-T1b, considerando os resultados oncológicos após radioterapia ou cirurgia. Os resultados foram publicados na Head & Neck Journal e mostram desfechos favoráveis com cirurgia ou radioterapia nessa população de pacientes.

  • Desnutrição e resultados adversos após cirurgia para câncer de cabeça e pescoço

    leandro luongo matos 2021 bxEstudo de coorte retrospectivo mostrou que a desnutrição perioperatória em pacientes submetidos a cirurgia para câncer de cabeça e pescoço afeta desproporcionalmente pacientes negros e sem seguro privado e está associada ao aumento do tempo de internação hospitalar, custos e complicações pós-operatórias. Os resultados foram publicados no JAMA Network Open. O cirurgião de cabeça e pescoço Leandro Luongo Matos (foto) comenta os resultados.

  • Yoga na prevenção de complicações do tratamento no câncer de cabeça e pescoço

    yogaA terapia com yoga, particularmente quando administrada a pacientes e seus cuidadores, parece ser uma estratégia benéfica de cuidados de suporte para pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia. O estudo é um dos destaques do 2023 ASCO Quality Care Symposium, que acontece nos dias 28 e 29 de outubro em Boston, Estados Unidos. A brasileira Rosangela Silva, especialista em Intervenção Mente-Corpo no MD Anderson Cancer Center, é coautora do trabalho.

  • Novo padrão de tratamento no carcinoma medular de tireoide

    gilberto castroO inibidor de RET selpercatinib demonstrou eficácia no carcinoma medular de tireoide com fusão de RET comparado a inibidores multiquinase. “É uma mudança de paradigma. Podemos considerar, sem dúvida, que selpercatinib é o atual tratamento de escolha para esses pacientes com carcinoma medular de tireoide metastático, com progressão de doença e mutações no gene RET”, diz o oncologista Gilberto Castro, que analisa os resultados do estudo (LIBRETTO-531) apresentado no ESMO 2023 e publicado na New England Journal of Medicine.

  • Hipofracionamento no câncer de cabeça e pescoço em países de baixa e média renda

    radio cabeca pescocoO carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço, diagnosticado predominantemente em pessoas que residem em países pobres e em desenvolvimento, pode ser tratado eficazmente com radioterapia hipofracionada, como sugere estudo internacional destacado no ASTRO 2023.

  • Saúde bucal e sobrevida no câncer de cabeça e pescoço

    saude bucalUma melhor saúde oral, evidenciada pelo número de dentes naturais e consultas ao dentista antes do diagnóstico, foi associada com aumento da sobrevida em pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Os resultados do estudo, realizado em parceria com o consórcio International Head and Neck Cancer Epidemiology (INHANCE), foi publicado no Journal of the National Cancer Institute. O trabalho conta com participação dos pesquisadores Victor Wünsch-Filho (USP/Fundação Oncocentro), Marcos Brasilino de Carvalho (Hospital Heliópolis/SP), e Rossana Verónica Mendoza López (ICESP).

  • Política nacional de saúde bucal não reduziu a mortalidade por câncer oral

    Estudo que analisou o efeito da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) nas taxas de mortalidade por câncer mostra que a PNSB não tem sido efetiva na redução da mortalidade por câncer oral. O trabalho é de pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem como primeira autora Elisa Miranda Costa, do departamento de Saúde Pública da UFMA.

  • Plataforma mostra caminhos no tratamento do glioblastoma

    neuro NET OKO uso de abemaciclibe, neratinibe ou CC-115 melhora a sobrevida no glioblastoma recém-diagnosticado? Estudo de Rahman et al. baseado na randomização adaptativa mostrou que abemaciclibe e neratinibe foram associados a melhor sobrevida livre de progressão, mas não a ganho de sobrevida global.

  • Incidência e mortalidade de câncer de tireoide por nível socioeconômico no estado de São Paulo

    adeylson 23Primeira avaliação do câncer de tireoide em pequenas áreas do Estado de São Paulo mostrou um gradiente claro e gradual da incidência de câncer de tireoide conforme o status socioeconômico na cidade de São Paulo. Os resultados são de estudo publicado no Endocrine Practice, periódico na Associação Americana de Endocrinologia Clínica. O pesquisador Adeylson Guimarães Ribeiro (foto) é o primeiro autor do trabalho.

  • B7-H4 como alvo terapêutico no carcinoma adenoide cístico agressivo

    souza ferrarottoA oncologista Luana Guimarães Sousa (na foto, à direita) é primeira autora de estudo que explora o microambiente tumoral do carcinoma adenoide cístico usando sequenciamento de RNA e biologia espacial para identificar potenciais alvos terapêuticos. O trabalho foi publicado na Clinical Cancer Research, periódico da AACR, em artigo que tem a oncologista Renata Ferrarotto como autora sênior.

  • Carga global do câncer de lábio, boca e faringe em adultos em 204 países

    orofaringe 2021 bxExistem disparidades na carga do câncer de lábio e da cavidade oral e de tumores de faringe de acordo com o Índice Sociodemográfico (SDI), sendo uma porcentagem considerável atribuível ao consumo de tabaco e álcool. Os resultados são de análise sistemática publicada no JAMA Oncology que avalia a carga em nível global, regional e estratificado por SDI desses tumores entre 1990 e 2019. Amanda Ramos da Cunha, da escola de saúde pública da USP, é a primeira autora do trabalho.

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519