29042024Seg
AtualizadoSeg, 29 Abr 2024 9pm

AACR 2024

Expressão de microRNA no carcinoma mucoepidermoide de glândula salivar

claudia camillo accamargoEstudo brasileiro apresentado em sessão de pôster no encontro anual da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer (AACR 2024) buscou validar o uso da expressão de microRNA para a discriminação do potencial metastático de amostras de carcinoma mucoepidermoide. A pesquisadora Cláudia Malheiros Coutinho Camillo (foto), do A.C.Camargo Cancer Center, é a principal autora do trabalho.

“Os tumores de glândulas salivares constituem um grupo heterogêneo de lesões, sendo o carcinoma mucoepidermoide (CME) a neoplasia maligna de maior incidência, ocorrendo principalmente na glândula parótida. A caracterização do seu grau histológico (alto, intermediário e baixo) é importante para determinar o prognóstico do paciente”, observaram os autores.

A metástase é mais comum em tumores de alto grau e pode ocorrer em linfonodos regionais ou em locais distantes. Embora os mecanismos subjacentes ao processo metastático sejam em grande parte desconhecidos, estudos de perfil de expressão de microRNA em larga escala de cânceres humanos demonstraram que a desregulação do miRNA está frequentemente associada a muitos tipos de câncer.

Nesse estudo, os pesquisadores utilizaram RT-PCR em tempo real (qPCR) para analisar a expressão de 384 miRNAs e controles em 4 carcinomas mucoepidermoides não metastáticos, 3 carcinomas mucoepidermoides com metástase linfonodal, 3 carcinomas mucoepidermoides com metástase à distância e 2 amostras de glândulas salivares humanas não neoplásicas.

Comparando a expressão entre esses grupos, os pesquisadores identificaram 45 miRNAs expressos diferencialmente que podem estar relacionados com o potencial metastático desses tumores.

Para validar a expressão de microRNA associada ao potencial metastático, foram selecionados 7 dos 45 microRNAs expressos diferencialmente e 7 amostras de carcinoma mucoepidermoide dos diferentes grupos de amostras.

Considerando os 7 microRNAs avaliados, foi observado que a expressão do miR-191 estava aumentada em amostras não neoplásicas quando comparadas com carcinomas mucoepidermoides com metástase linfonodal e a expressão do miR-494 estava aumentada em amostras não neoplásicas quando comparadas com MECs com metástase à distância, sugerindo que a perda desses microRNAs pode estar envolvida no desenvolvimento de metástases no carcinoma mucoepidermóide.

“A determinação de um perfil de expressão de miRNA poderia fornecer uma melhor compreensão da base molecular do carcinoma mucoepidermoide e facilitar a determinação do diagnóstico e prognóstico dos pacientes”, concluíram os autores.

Referência: 2999 / 16 - Evaluation of microRNA expression in metastatic and non-metastatic salivary gland mucoepidermoid carcinoma - M. E. S. Trevizani1, K. K. Oliveira1, F. A. Marchi2, D. Bizinelli2, F. V. Mariano3, C. P. Nagano2, F. A. Costa1, C. A. L. Pinto1, L. P. Kowalski1, S. V. Lourenço2, C. M. Coutinho-Camillo1; 1A.C.Camargo Cancer Center, São Paulo, Brazil, 2University of São Paulo, São Paulo, Brazil, 3Unicamp, São Paulo, Brazil
April 8, 2024, 1:30 PM - 5:00 PM