29042024Seg
AtualizadoSeg, 29 Abr 2024 3pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Fumo passivo diminui eficácia da quimioterapia no câncer de cabeça e pescoço

fumo passivoEm pacientes com câncer de cabeça e pescoço expostos ao fumo passivo durante a quimioterapia, o tratamento se mostrou menos eficaz na destruição das células cancerígenas. “Nosso estudo é o primeiro a demonstrar que a exposição ao fumo passivo pode aumentar a resistência à cisplatina, alterando a expressão de várias proteínas envolvidas na resistência a múltiplas drogas”, afirmam os pesquisadores em artigo publicado no International Journal of Molecular Sciences.

A resistência à quimioterapia e à radioterapia são os principais obstáculos na eficácia a longo prazo do tratamento do carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço (CECP). A exposição ao fumo passivo é comum e tem sido proposta como um preditor independente de recorrência da doença e de sobrevida livre de doença. No entanto, os mecanismos subjacentes responsáveis por estes resultados negativos para os pacientes são desconhecidos.

Para avaliar os efeitos da exposição ao fumo passivo na eficácia da cisplatina em células cancerígenas, três linhagens celulares distintas de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço foram expostas à fumaça secundária (SS), o principal componente do fumo passivo, em concentrações que imitam o nível de nicotina observado na saliva de fumantes passivos, e tratadas com cisplatina (0,01–100 µM) por 48 horas.

Em comparação com o tratamento com cisplatina isoladamente, as células cancerosas expostas à cisplatina e à fumaça secundária apresentaram morte celular induzida por cisplatina significativamente menor e maior viabilidade celular, IC50 e capacidade de sobrevida indefinida. No entanto, a exposição ao extrato de fumaça secundária por si só não alterou a viabilidade das células cancerígenas, a morte celular ou a proliferação celular em comparação com as células cancerígenas do grupo controle não expostas.

A exposição ao extrato de fumaça secundária reduziu significativamente a expressão do transportador de influxo de cisplatina CTR1 e aumentou a expressão das proteínas multirresistentes ABCG2 e ATP7A.

“Nosso estudo é o primeiro a documentar que a exposição ao fumo passivo pode aumentar a resistência à cisplatina, alterando a expressão de várias proteínas envolvidas na resistência a múltiplas drogas, aumentando assim a capacidade das células de escapar da morte celular induzida pela cisplatina”, destacaram os autores. “Estas descobertas enfatizam a necessidade urgente de os médicos considerarem o papel potencial do fumo passivo nos resultados do tratamento e aconselharem os pacientes com câncer e cuidadores sobre os benefícios potenciais de evitar a exposição ao fumo passivo”, concluíram.

Referência: Sadhasivam B, Manyanga J, Ganapathy V, Acharya P, Bouharati C, Chinnaiyan M, Mehta T, Mathews B, Castles S, Rubenstein DA, et al. Exposure to Secondhand Smoke Extract Increases Cisplatin Resistance in Head and Neck Cancer Cells. International Journal of Molecular Sciences. 2024; 25(2):1032. https://doi.org/10.3390/ijms25021032


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519