29042024Seg
AtualizadoSeg, 29 Abr 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Reuniões multidisciplinares e sobrevida global de pacientes com câncer

Revisão sistemática e meta-análise confirmou o efeito positivo significativo das reuniões multidisciplinares (e subsequente intervenção multidisciplinar) na sobrevida global de pacientes com câncer. Os resultados foram publicados no Journal of the National Cancer Institute (JNCI).

As reuniões multidisciplinares são encontros regulares entre diversos especialistas que trabalham juntos para compartilhar a tomada de decisões clínicas no tratamento do câncer.

Nesse estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sistemática nas bases de dados Ovid MEDLINE, EMBASE e Cochrane Controlled Register of Trials para estudos publicados até julho de 2023. Foram incluídos trabalhos que relatavam o impacto de conferências multidisciplinares sobre câncer na sobrevida global dos pacientes.

Um modelo padrão de efeitos aleatórios com a abordagem ponderada pela variância inversa foi usado para estimar o hazard ratio agrupado de mortalidade (conferência multidisciplinar sobre câncer versus conferência não multidisciplinar sobre câncer) entre os estudos, e a heterogeneidade foi avaliada por I2. O viés de publicação foi examinado usando gráficos de funil e teste de Egger.

Resultados

A análise incluiu 134.287 pacientes com câncer de 59 estudos, sendo 48.467 tratados considerando decisões compartilhadas em conferências multidisciplinares sobre câncer e 85.820 no braço de controle. Em todos os tipos de câncer, os pacientes tratados por conferências multidisciplinares sobre câncer tiveram uma sobrevida global aumentada em comparação com os pacientes do grupo controle (hazard ratio = 0,67, 95% CI = 0,62 a 0,71, I2 = 84%).

A mediana de sobrevida foi de 30,2 meses no grupo da conferência multidisciplinar sobre câncer e de 19,0 meses no grupo de controle. Na análise de subgrupos, foi encontrado um efeito positivo da intervenção baseada na conferência multidisciplinar sobre câncer na sobrevida global em câncer de mama, colorretal, esôfago, hematológico, hepatocelular, pulmão, pâncreas e cabeça e pescoço.

“No geral, nossa meta-análise encontrou um efeito positivo significativo das conferências multidisciplinares sobre câncer em comparação com os pacientes do grupo controle. Mais estudos são necessários para estabelecer diretrizes diferenciadas ao otimizar a integração de conferências multidisciplinares sobre câncer para tratar diversas populações de pacientes”, concluíram os autores.

Referência: Ryan S Huang, Andrew Mihalache, Abdulwadud Nafees, Asad Hasan, Xiang Y Ye, Zhihui Liu, Natasha B Leighl, Srinivas Raman, The impact of multidisciplinary cancer conferences on overall survival: a meta-analysis, JNCI: Journal of the National Cancer Institute, Volume 116, Issue 3, March 2024, Pages 356–369, https://doi.org/10.1093/jnci/djad268


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519