27042024Sáb
AtualizadoSex, 26 Abr 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Osimertinibe mais tratamento local para metástases cerebrais no CPCNP com mutação de EGFR

metastase cerebro 23Estudo publicado no Lung Cancer Journal mostrou benefício do tratamento local para metástases cerebrais em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas com mutação de EGFR tratados com osimertinibe.

“Osimertinibe é um tratamento padrão para pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) com mutação de EGFR e é altamente eficaz para metástases cerebrais. No entanto, não está claro se o tratamento local para metástases cerebrais antes da administração de osimertinibe melhora a sobrevida desses pacientes”, observaram os autores.

Este estudo retrospectivo multicêntrico incluiu pacientes consecutivos com CPCNP positivo para mutação EGFR (19del ou L858R) que tinham metástases cerebrais antes do início do osimertinibe entre agosto de 2018 e outubro de 2021. Os pesquisadores compararam a sobrevida global (SG) e a sobrevida livre de progressão do sistema nervoso central (SNC-PFS) entre pacientes que receberam tratamento local para metástases cerebrais (braço tratamento local inicial) e pacientes que receberam apenas osimertinibe (braço osimertinibe isolado). A análise da ponderação pelo inverso da probabilidade de receber o tratamento (IPTW) foi realizada para ajustar possíveis fatores de confusão.

Resultados

Dos 121 pacientes analisados, 57 e 64 pacientes apresentavam 19del e L858R, respectivamente. Quarenta e cinco pacientes foram incluídos no braço de tratamento local inicial e 76 foram incluídos no braço de osimertinibe isolado. As curvas de Kaplan-Meier ajustadas por IPTW mostraram que a sobrevida global do grupo de tratamento local inicial foi significativamente mais longa em comparação com o grupo que recebeu osimertinibe isolado (mediana, IC 95%: Não alcançado [NR], NR-NR vs. .31,2, 21,7–33,2; p = 0,021). O hazard ratio (HR) para SG e SLP-SNC foi de 0,37 (IC 95%, 0,16–0,87) e 0,36 (IC 95%, 0,15–0,87), respectivamente.

“A sobrevida global e a sobrevida livre de progressão do sistema nervoso central dos pacientes que receberam tratamento local inicial para metástases cerebrais seguido de osimertinibe foram significativamente mais longas em comparação com os pacientes que receberam osimertinibe isolado. O tratamento local inicial para metástases cerebrais pode ser benéfico em pacientes com CPNPC com mutação de EGFR tratados com osimertinibe”, concluíram os autores.

Referência: Osimertinib plus local treatment for brain metastases versus osimertinib alone in patients with EGFR-Mutant Non-Small Cell Lung Cancer - Takehiro Tozuka; Rintaro Noro; Hideaki Mizutani; Tomoyoshi Yamaguchi; Masahiro Seike; East Japan Chesters Group. Published: March 22, 2024. DOI:https://doi.org/10.1016/j.lungcan.2024.107540


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519