Maria Alice Franzoi (foto), oncologista do Instituto Gustave Roussy, é coautora de estudo que avalia a implementação de um serviço de consulta em saúde sexual para pacientes do sexo feminino em tratamento ou acompanhamento oncológico. “A alta percepção da utilidade da consulta de saúde sexual, aliada a melhorias significativas nos sintomas e nas habilidades de comunicação, demonstra a viabilidade e o valor da integração das consultas de saúde sexual ao tratamento do câncer”, observam os autores em artigo publicado no Journal of Cancer Survivorship.
O câncer e seus tratamentos impactam significativamente a saúde sexual das mulheres, mas a abordagem das preocupações sexuais permanece inconsistente.
Nesse estudo, pesquisadores analisaram dados de um serviço de consulta em saúde sexual implementado no Gustave Roussy em novembro de 2020. Entre novembro de 2020 e fevereiro de 2022, uma pesquisa foi distribuída às pacientes que utilizaram o serviço avaliando as experiências, o valor percebido da consulta, os recursos oferecidos e as melhorias na saúde sexual após a consulta.
De 153 pesquisas, 119 respostas foram recebidas (taxa de resposta de 77,8%). A consulta em saúde sexual foi considerada útil por 87,4% dos participantes e 74% consideraram os recursos úteis. Preocupações comuns incluíram secura vulvovaginal (76%), dispareunia (67%) e desejo hipoativo (47%). Após a consulta, 44% relataram melhora na secura vaginal. Além disso, 44,5% se sentiram mais à vontade para discutir preocupações com a saúde sexual com outros profissionais de saúde e 46% se sentiram mais à vontade para discutir essas questões com seus parceiros.
Em síntese, a alta percepção de utilidade da consulta de saúde sexual, aliada a melhorias significativas nos sintomas e nas habilidades de comunicação, demonstra a viabilidade e o valor da integração das consultas de saúde sexual ao tratamento do câncer. “Essa abordagem aprimora o apoio ao paciente e aborda um aspecto essencial do tratamento abrangente do câncer, promovendo um foco holístico no bem-estar das sobreviventes”, concluem os autores.
Referência:
Aupomerol, M., Zeghondy, J., Pautier, P. et al. Assessing the perceived usefulness and impact of a sexual health consultation service for female patients in a comprehensive cancer center. J Cancer Surviv (2025). https://doi.org/10.1007/s11764-025-01827-z