Onconews - Revisão avalia sarcopenia em pacientes com câncer de mama metastático

Revisão sistemática e meta-análise avaliou a prevalência da sarcopenia e as implicações clínicas para o câncer de mama metastático. Os resultados publicados no The Breast revelam que a sarcopenia é prevalente e clinicamente significativa nessa população de pacientes. “Embora seu papel direto na sobrevida permaneça inconclusivo, a avaliação precoce da sarcopenia por subtipo molecular e momento do tratamento é crucial para otimizar os resultados”, observam os autores.

Os pesquisadores realizaram uma revisão sistemática da literatura para estudos publicados antes de outubro de 2024 nas bases de dados CINAHL, Cochrane Library, Embase e Ovid MEDLINE. Uma meta-análise utilizando um modelo de efeitos aleatórios ou fixos calculou as diferenças médias no índice de massa muscular esquelética (IMME) e avaliou a associação com a sobrevida livre de progressão e a sobrevida global.

Foram incluídos quatorze estudos envolvendo 1.472 participantes com câncer de mama metastático. A prevalência geral combinada de sarcopenia foi de 41,6% (IC 95% 35,4%–48,7%), com variabilidade impulsionada por diferentes pontos de corte do IMME (38–41 cm²/m²). A média combinada do IMME foi de 41,01 cm²/m² (IC 95% 38,81–43,21, p < 0,001), com heterogeneidade significativa (I² = 95,3%).

A análise de subgrupos revelou que pacientes tratados com inibidores de CDK4/6 como tratamento de primeira linha apresentaram um índice de massa muscular esquelética de 42,08 cm2/m2. A revisão sintetizada mostrou associação heterogênea entre sarcopenia e desfechos adversos do tratamento. O impacto da sarcopenia na sobrevida livre de progressão (razão de risco = 1,17, IC 95% 0,43-1,91) e na sobrevida global (razão de risco = 0,99, IC 95% 0,96-1,01) não foi estatisticamente significativo.

Em síntese, a sarcopenia é prevalente e clinicamente significativa no câncer de mama metastático. “Embora seu papel direto na sobrevida permaneça inconclusivo, a avaliação precoce da sarcopenia por subtipo molecular e momento do tratamento é crucial para otimizar o tratamento”, concluem os autores.

O protocolo do estudo está registrado no PROSPERO (CRD42024557390).

Referência:

Sarcopenia in patients with metastatic breast cancer: A systematic review and meta-analysis. Jang, Min Kyeong et al. The Breast, Volume 0, Issue 0, 104508