Onconews - Risco de doença cardiovascular entre sobreviventes de câncer

Revisão sistemática e meta-análise fornece uma visão geral global abrangente e atualizada mostrando que sobreviventes de câncer apresentaram risco aumentado de doença cardiovascular (DCV) e 17 subtipos de DCV em comparação com controles sem câncer. “A avaliação e o manejo do risco de doenças cardiovasculares precisam ser priorizados em sobreviventes de câncer, particularmente entre homens, jovens e com cânceres específicos”, observam os autores. Os resultados foram publicados no periódico eClinicalMedicine.

Existem estudos conflitantes sobre as associações entre câncer e risco de doença cardiovascular (DCV). A hipótese desta meta-análise foi investigar se sobreviventes de câncer apresentavam risco aumentado de DCV em comparação com aqueles sem câncer, com base em estudos de coorte de base populacional.

Os pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de estudos de coorte prospectivos e retrospectivos, pesquisando nas bases de dados PubMed, Embase, Web of Science e Scopus, publicadas em qualquer idioma, de 1º de janeiro de 1990 a 24 de fevereiro de 2025. Foram incluídos sobreviventes de câncer e controles sem câncer.

O desfecho primário foi o risco de doença cardiovascular. Os desfechos secundários incluíram 17 subtipos de doença cardiovascular (por exemplo, doença cardíaca isquêmica, cerebrovascular e vascular periférica). As estimativas de efeito (razões de risco, HRs) com ICs de 95% foram combinadas. Análises de subgrupos, análises de sensibilidade e meta-regressão foram realizadas para explorar a estabilidade dos resultados e as fontes de heterogeneidade.

Foram identificados um total de 160 estudos de coorte de base populacional envolvendo 49.395.865 participantes (9.092.869 sobreviventes de câncer vs. 40.302.996 controles sem câncer).

No geral, a razão de risco para doença cardiovascular em sobreviventes de câncer foi de 1,47 [IC 95%, 1,33-1,62] em comparação com controles sem câncer. O câncer aumentou o risco de todos os 17 subtipos de DCV, com o câncer tendo o maior efeito sobre embolia venosa, trombose ou tromboflebite (HR, 3,07 [2,03-4,65]) e o menor sobre doença cardíaca isquêmica (HR, 1,13 [1,03-1,24]).

O aumento do risco de doença cardiovascular foi consistentemente demonstrado em sobreviventes de câncer de cérebro, hematológico, respiratório, genital masculino e mama, enquanto nenhum risco significativamente maior de DCV foi observado para outros tipos de câncer.

O risco elevado de doença cardiovascular foi consistentemente demonstrado em análises de subgrupos de delineamento do estudo, idade ao diagnóstico do câncer, sexo, localização, duração do acompanhamento, controle, diagnóstico da doença e terapia. Sobreviventes de câncer do sexo masculino e mais jovens apresentaram risco elevado de DCV em comparação a pacientes do sexo feminino e mais velhos.

Em síntese, esta meta-análise fornece uma visão global abrangente e atualizada mostrando que sobreviventes de câncer apresentam risco aumentado de doença cardiovascular e 17 subtipos de DCV em comparação com controles sem câncer. “Este estudo fornece evidências de apoio que podem subsidiar futuras atualizações de diretrizes para prevenção de doença cardiovascular em sobreviventes de câncer, destacando sua relevância para a saúde pública”, concluem os autores.

O estudo foi financiado pelo Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da China, Fundação Nacional de Ciências Naturais da China e Programa de Patrocínio para Jovens Cientistas de Elite da CAST, e está registrado no PROSPERO, CRD42024559349.

Referência:

Risk of cardiovascular disease among cancer survivors: systematic review and meta-analysis. Li, Qian et al. eClinicalMedicine, Volume 84, 103274