Pacientes com câncer que sofrem de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia podem encontrar alívio com o uso de canabinoides, mas resultados e efeitos colaterais heterogêneos impedem a recomendação clínica. É o que sugerem os resultados de revisão sistemática publicada no Journal of Cancer Survivorship.
O objetivo desta revisão sistemática foi fornecer uma visão geral das evidências existentes sobre o uso de canabinoides para o tratamento de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia (NVQI) em pacientes com câncer.
Em junho de 2024, os pesquisadores realizaram uma busca sistemática na literatura em cinco bases de dados eletrônicas (Embase, Cochrane, PsychInfo, CINAHL e Medline) para identificar estudos que examinassem a utilização, a eficácia e os potenciais eventos adversos da terapia à base de canabinoides em pacientes com câncer.
A revisão sistemática incluiu um total de 32 estudos, abrangendo 1.889 pacientes com diferentes tipos de câncer. A terapia à base de canabinoides envolveu a administração oral de preparações de cannabis definidas e aprovadas. Dos 22 estudos que compararam o tratamento de NVIQ à base de canabinoides com terapias antieméticas, atualmente obsoletas, 12 encontraram um benefício significativo dos canabinoides no tratamento de NVIQ, e oito dos nove estudos que compararam canabinoides com placebo observaram tal benefício.
Apenas um dos 32 estudos com risco de viés comparou canabinoides à terapia baseada em diretrizes com um antagonista do receptor 5-HT3, um antagonista do receptor NK1 e dexametasona, e demonstrou um benefício dos canabinoides na redução de náuseas e vômitos, mas a terapia foi associada a efeitos colaterais relacionados aos canabinoides.
Em síntese, os autores observam que com apenas um estudo em conformidade com os padrões antieméticos modernos e considerando os riscos de efeitos colaterais, as evidências clínicas para recomendar canabinoides para o tratamento de NVIQ são consideradas insuficientes. “Pacientes com câncer que sofrem de NVIQ podem encontrar alívio com o uso de canabinoides, mas resultados e efeitos colaterais heterogêneos impedem a recomendação clínica”, concluem.
Referência:
Kemmner, S.F., Dörfler, J. & Huebner, J. Cannabinoids for the prevention of chemotherapy-induced nausea and vomiting in oncological therapy: a systematic review. J Cancer Surviv (2025). https://doi.org/10.1007/s11764-025-01876-4