Rui Miguel Gil da Costa (foto), pesquisador da Universidade Federal do Maranhão, é um dos autores de editorial da Frontiers in Oncology que enfoca o papel do HPV no câncer cervical e em outros tumores geniturinários. O trabalho destaca uma revisão sistemática, quatro artigos de pesquisa originais e dois relatos de caso publicados na edição de julho (vol 15).
Costa e colegas apresentam a contribuição de Aldossary et al. (2025) em revisão sistemática que descreve a prevalência e a distribuição genotípica do HPV em mulheres na Arábia Saudita. Os autores observaram significativa variabilidade geográfica, com as maiores taxas de prevalência encontradas em Riad, em comparação com as regiões ocidentais do país. “Os genótipos mais comuns foram HPV16 e HPV18, responsáveis por 46,3% das infecções”, destaca o editorial.
A associação entre tabagismo, HPV e a infiltração de linfócitos no estroma de carcinomas penianos é tema da pesquisa de Mumba et al. (2025), em relato demonstrando que tumores HPV-positivos apresentaram número significativamente menor de linfócitos infiltrantes em comparação com os HPV-negativos. “Curiosamente, fumantes apresentaram menor número de CD3+ infiltrantes em comparação com não fumantes”, compara a análise.
Outro destaque ilustrado no editorial é a pesquisa de Guimarães et al. (2025) sobre a imunologia do câncer de pênis. O estudo revela que tumores HPV-positivos foram associados à redução da atividade in vitro de células apresentadoras de antígenos.
Costa e colegas também dão relevo à pesquisa de Na et al. (2025), que explora a associação entre a persistência do HPV e a recorrência pós-cirúrgica de lesões cervicais. “Os autores descobriram que a infecção persistente por HPV após a cirurgia foi um fator de risco independente para recorrência pós-operatória do câncer cervical em estágio inicial”, sublinha o editorial.
Os artigos originais estão disponíveis em acesso aberto na Frontiers in Oncology (vol. 15) e contribuem para esclarecer vários aspectos da patologia do trato geniturinário induzida por HPV, fornecendo pistas valiosas sobre possíveis estratégias para aprimorar a prevenção do câncer nos próximos anos.
Referência:
Exploring HPV's Role in Genitourinary Cancers Beyond Cervical Cancer. Front. Oncol. Sec. Genitourinary Oncology. Volume 15 - 2025 | doi: 10.3389/fonc.2025.1658619