Estudo de Mantel et al. buscou identificar como o apoio de agências internacionais impacta o desenvolvimento de Planos Nacionais de Controle do Câncer (PNCCs). Os resultados estão no Journal of Cancer Policy e devem ajudar a estabelecer uma metodologia comum para que as agências da ONU desenvolvam diretrizes para apoiar PNCCs em países de baixa e média renda.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) auxiliam os países a desenvolver e fortalecer sua capacidade de controle do câncer, incluindo a definição de prioridades para a implementação de Planos Nacionais de Controle do Câncer. “Nosso objetivo foi identificar as lições aprendidas com o apoio das agências da ONU em países de baixa e média renda, para subsidiar o desenvolvimento de PNCCs”, resumem os autores.
Montel et al. revisaram a literatura sobre PNCCs e desenvolveram um questionário para entrevistas semiestruturadas com 11 Estados-Membros que receberam apoio de agências da ONU entre 2020 e 2023, além da presença de cinco representantes do Programa da AIEA que coordenaram o apoio da ONU.
A análise mostra que três temas principais foram identificados, cada um com suas próprias barreiras e facilitadores para o desenvolvimento de PNCCs: coordenação do desenvolvimento de PNCCs; método; e governança. “Discutimos cada um desses desafios e oferecemos recomendações aos Estados-Membros e às agências da ONU para aprimorar ainda mais o processo de desenvolvimento de estratégias nacionais de controle do câncer”, destacam os autores.
O trabalho complementa dados de estudo semelhante conduzido pela Parceria Internacional para o Controle do Câncer. Ambos os estudos contribuem para o crescente corpo de literatura sobre PNCCs após a revisão global de 2025 e devem subsidiar o desenvolvimento de diretrizes.
Referência:
Montel L, Russell J, Mahamadou ID, Nyangasi M, Kapambwe SK, Karagu A, Mwenda V, Carvalho A, de Goebl GA, Nobile M, Romero Y, Maza M, Stevens LM. Lessons Learned from the support of the International Atomic Energy Agency, International Agency for Research on Cancer and World Health Organization to develop National Cancer Control Plans in Low- and Middle-Income Countries. J Cancer Policy. 2025 Oct 21:100652. doi: 10.1016/j.jcpo.2025.100652. Epub ahead of print. PMID: 41130339.