Novo estudo da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) e seus parceiros explora a ligação entre os níveis de anticorpos do antígeno do vírus Epstein-Barr (EBV) produzidos em resposta à infecção por EBV, e risco de câncer. Os resultados publicados na Nature Communications revelam associação significativa entre a presença desses anticorpos e risco aumentado de múltiplos tipos de câncer, como câncer de pulmão, de fígado, linfoma e, principalmente, câncer de nasofaringe.
O estudo avaliou o risco de câncer em duas grandes coortes prospectivas no sul da China, compreendendo 73.939 adultos. Durante cerca de 8 a 10 anos de acompanhamento, 964 casos incidentes de câncer foram identificados na coorte de Zhongshan e 1.026 na coorte de Wuzhou.
Os pesquisadores constataram que indivíduos com teste positivo para anticorpos VCA-IgA contra EBV tiveram quase 5 vezes mais risco de desenvolver câncer em comparação com aqueles com teste negativo, com razão de risco (HR)² de 4,88 (intervalo de confiança [IC] de 95%, 2,84–8,37) para todos os tipos de câncer combinados.
Os resultados também mostraram riscos significativamente maiores de desenvolver tipos específicos de câncer entre soropositivos. Para câncer de pulmão, indivíduos com anticorpos VCA-IgA contra EBV tiveram 1,76 vezes mais risco de desenvolver a doença (HR, 1,76; IC de 95%, 1,23–2,54), e para câncer de fígado, indivíduos soropositivos tiveram 1,70 vezes mais risco (HR, 1,70; IC de 95%, 1,10–2,63).
O achado mais marcante foi para o carcinoma nasofaríngeo; indivíduos soropositivos apresentaram 26,05 vezes mais risco de desenvolver a doença (HR, 26,05; IC 95%, 11,77–57,65), representando o maior aumento de risco entre os tipos de câncer estudados. A análise também revela que pessoas com anticorpos VCA-IgA para EBV também apresentaram probabilidade significativamente maior de desenvolver linfoma, com 3,20 vezes mais risco de desenvolver a doença (HR, 3,20; IC 95%, 1,46–6,99).
Esses resultados destacam a forte associação entre a soropositividade para EBV e vários tipos de câncer. O aumento do risco foi mais pronunciado para o carcinoma nasofaríngeo. O estudo mostrou clara relação dose-resposta, na qual níveis mais altos de anticorpos VCA-IgA foram associados a risco aumentado de câncer. Esse risco elevado persistiu até 10 anos antes do diagnóstico, sugerindo que a infecção por EBV e a soropositividade podem desempenhar papel de longo prazo no desenvolvimento do câncer. Finalmente, o estudo estimou que 7,8% da carga total de câncer no sul da China pode ser atribuída à soropositividade do EBV VCA-IgA, destacando a contribuição significativa da infecção por EBV para a incidência de câncer na região.
O EBV é o vírus humano mais comum e persistente, que infecta aproximadamente 95% da população global com uma infecção assintomática ao longo da vida. Apesar de sua presença generalizada, a infecção por EBV tem sido associada a uma proporção relativamente pequena de doenças, principalmente cânceres. O EBV foi classificado como carcinogênico para humanos (Grupo 1) pelo IARC em 1997.
Até o momento, a infecção por EBV tem sido diretamente associada a alguns tipos específicos de câncer, incluindo certos linfomas, carcinoma nasofaríngeo, carcinoma semelhante ao linfoepitelioma e uma pequena proporção (~10%) de cânceres de estômago, embora a ligação com o câncer de estômago ainda esteja sendo debatida. Estima-se que esses tipos de câncer sejam responsáveis por 239.700–357.900 novos casos de câncer e 137.900–208.700 mortes por câncer globalmente em 2020.
“Embora a associação da infecção por EBV com certos tipos de câncer, como linfomas e carcinoma nasofaríngeo, esteja bem estabelecida, há menos dados sobre seu risco mais amplo de câncer”, afirma Zisis Kozlakidis, Chefe de Suporte Laboratorial, Biobancos e Serviços do IARC e coautor do novo estudo. “Este estudo não apenas explora os riscos de tipos individuais de câncer, mas também avalia os riscos gerais de câncer. Nosso objetivo foi avaliar a carga de câncer atribuível à infecção por EBV e entender melhor a ligação entre os anticorpos VCA-IgA do EBV e o risco de vários tipos de câncer”, destacou.
Referência:
Ji MF, He YQ, Tang MZ, Xue WQ, Yu X, Diao H, et al. (2025). Epstein Barr virus antibody and cancer risk in two prospective cohorts in Southern China. Nat Commun. Published online 1 July 2025; https://doi.org/10.1038/s41467-025- 60999-5