Onconews - Grupo de Pesquisa em Câncer e Envelhecimento destaca intervenções para melhorar a qualidade de vida e a sobrevivência de idosos com câncer

Identificar lacunas de conhecimento e oportunidades de pesquisa em câncer e envelhecimento foi o foco de uma série de conferências lideradas pelo Grupo de Pesquisa em Câncer e Envelhecimento dos Estados Unidos, de 2010 a 2015. Artigo de Flannery et al. no Journal of Geriatric Oncology fornece uma visão geral das informações apresentadas pelo Grupo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a sobrevivência de idosos com câncer.

O Grupo de Pesquisa em Câncer e Envelhecimento (CARG, das iniciais em inglês de Cancer and Aging Research Group) dedica-se a promover o cuidado de idosos com câncer por meio de práticas baseadas em evidências. A terceira conferência contou com a participação de representantes do National Institute on Aging (NIA) e do National Cancer Institute (NCI), além da participação da American Cancer Society (ACS) e do Patient Centered Outcomes Research Institute (PCORI).

Flannery et al. destacam que a iniciativa do CARG valorizou oportunidades focadas em cuidados de suporte, manejo de sintomas e qualidade da sobrevivência em adultos idosos e/ou frágeis com câncer. “O objetivo principal deste manuscrito é fornecer uma visão geral das informações apresentadas para auxiliar acadêmicos envolvidos em pesquisa em oncologia geriátrica no desenvolvimento de novas solicitações de financiamento. Dicas para o sucesso na obtenção de financiamento e armadilhas comuns em solicitações de financiamento também são discutidas”, sublinham os autores.

Referência:

Interventions to improve the quality of life and survivorship of older adults with cancer: The funding landscape at NIH, ACS and PCORI. Flannery, Marie et al. Journal of Geriatric Oncology, https://doi.org/10.1016/j.jgo.2016.02.001