A ruptura dos sistemas de saúde em regiões afetadas por conflitos cria geografias terapêuticas transnacionais, forçando pacientes com câncer a percorrer caminhos complexos para diagnóstico e tratamento. O alerta é de Skelton et al., em revisão publicada no Lancet Oncology, que ilustra essas dinâmicas a partir do exemplo do Iraque.
A violência tem gerado padrões complexos de mobilidade para pacientes com câncer, afetando profundamente os centros de tratamento e os equipamentos oncológicos em regiões de conflito. “Na região do Oriente Médio e Norte da África, essas geografias, moldadas por deslocamentos, barreiras sociopolíticas e colapso da infraestrutura, permanecem pouco exploradas na pesquisa e nas políticas oncológicas”, analisam os autores.
Nesta revisão, Skelton e colegas contextualizam o cenário do Oriente Médio, onde 16 milhões de pessoas foram deslocadas à força, destacando em particular a realidade do Iraque. “Ao longo de quatro décadas de guerra, pacientes iraquianos com câncer enfrentaram imensas dificuldades navegando em cenários de cuidado fragmentados e transnacionais”, descrevem.
Para ampliar a compreensão dessa realidade, os pesquisadores exploraram ferramentas das ciências sociais, combinando entrevistas semiestruturadas (com pacientes, familiares e vizinhos) e pesquisa etnográfica realizada em Beirute, Bagdá, Erbil, Kirkuk e Sulaymaniyah, no Iraque.
“Compreender essas geografias terapêuticas é essencial para abordar as barreiras sistêmicas enfrentadas pelas populações afetadas por conflitos. No entanto, a pesquisa oncológica atual frequentemente ignora as dimensões transfronteiriças e sociopolíticas das práticas de busca de tratamento, concentrando-se, em vez disso, em estruturas fixas e nacionais”, destaca a publicação, que aponta caminhos para ir além das abordagens convencionais no esforço de dar centralidade aos pacientes em suas complexas realidades socioeconômicas e políticas.
Referência:
Skelton M, Mula-Hussain L, Sullivan R, Bowsher G, Al-Mansouri L, Dewachi O. Therapeutic geographies of cancer in conflict: cancer care in Iraq. Lancet Oncol. 2025 Jun 6:S1470-2045(25)00074-9. doi: 10.1016/S1470-2045(25)00074-9. Epub ahead of print. PMID: 40516551.