Novo estudo conduzido por pesquisadores da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), em colaboração com instituições parceiras, fornece análise detalhada da relação entre nível de escolaridade e risco de câncer de mama, com foco em diferentes subtipos de câncer de mama. Com dados de mais de 311.000 mulheres na coorte da Investigação Prospectiva Europeia sobre Câncer e Nutrição (EPIC), o trabalho é o mais abrangente sobre o tema até o momento. Os resultados foram publicados no International Journal of Cancer.
“Compreender como fatores sociais, como o nível de escolaridade, influenciam o risco de diferentes subtipos de câncer de mama é fundamental, pois fornece insights não apenas sobre a etiologia da doença e como podemos preveni-la, mas também sobre as desigualdades mais amplas que afetam os resultados de saúde em diferentes comunidades”, afirma Margherita Pizzato, pesquisadora da IARC e principal autora do estudo.
Os resultados de Pizzato e colegas mostram que a associação entre o nível de escolaridade e a incidência de câncer de mama varia de acordo com o subtipo do tumor. Mulheres com maior nível de escolaridade apresentam risco aproximadamente 40% maior de câncer de mama in situ (uma lesão não invasiva confinada aos ductos ou lóbulos mamários, com excelente prognóstico) e risco 20% maior de câncer de mama invasivo, na comparação com mulheres com menor nível de escolaridade.
Em relação ao status do receptor de estrogênio (RE), o estudo constatou que a associação entre nível de escolaridade e risco de câncer de mama ER-positivo está alinhada com a tendência geral, ou seja, mulheres com maior nível de escolaridade apresentam risco 20% maior de câncer de mama ER-positivo em comparação com mulheres com menor nível de escolaridade. Não foi encontrada associação significativa entre nível de escolaridade e risco de câncer de mama ER-negativo.
A pesquisa de Pizzatto e colegas é a primeira a examinar individualmente a relação entre nível de escolaridade e risco de câncer de mama em diferentes níveis de expressão celular do receptor de progesterona (RP) e do receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2). Os autores descrevem que mulheres com maior nível de escolaridade apresentaram maior risco de desenvolver os subtipos PR-positivo, PR-negativo, HER2-positivo e HER2-negativo, embora com magnitudes variáveis de aumento de risco.
“Este estudo é a primeira análise abrangente desta escala que avalia como fatores socioeconômicos, como o nível de escolaridade, estão associados ao risco de subtipos de câncer de mama. O maior risco de ER-positivo e outros subtipos de bom prognóstico entre mulheres com alto nível de escolaridade reflete, em parte, seus padrões de fertilidade e estilo de vida, assim como sua maior participação em programas de rastreamento”, afirma o pesquisador do IARC, Salvatore Vaccarella, coautor do estudo.
Referência:
Pizzato M, McCormack V, Dossus L, Al-Alem U, Delpierre C, Lamy S, et al. (2025). Education level and risk of breast cancer by tumor subtype in the EPIC cohort. Int J Cancer. Published online 1 April 2025.https://doi.org/10.1002/ijc.35413