Onconews - Nomograma prevê resposta patológica completa após neoadjuvância no câncer de mama

Pesquisadores do Xiamen Medical and Health Guidance Project desenvolveram e validaram um nomograma para prever a resposta patológica completa (pCR) após terapia neoadjuvante em pacientes com câncer de mama, visando identificar subgrupos potencialmente adequados para tratamento não cirúrgico. Os resultados estão na Cancer Medicine, em acesso aberto.

Neste estudo, 4402 pacientes com câncer de mama (3037 submetidas à cirurgia, 1365 não submetidas à cirurgia) foram selecionadas do banco de dados Surveillance, Epidemiology, and End Results (SEER) entre 2010 e 2015, com validação externa em 339 pacientes com câncer de mama. Preditores de pCR identificados por regressão logística embasaram a construção do nomograma.

Os resultados relatados na Cancer Medicine mostram que idade, estado civil, estágio T, estágio N, grau de diferenciação, status do receptor hormonal (RH), status do receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2) e tratamento com quimioterapia foram preditores significativos de resposta patológica completa (pCR) no grupo cirúrgico (todos p < 0,05). A área sob a curva ROC (AUC) para prever pCR foi de 0,756 (IC 95%: 0,736–0,776), 0,717 (IC 95%: 0,681–0,754) e 0,744 (IC 95%: 0,687–0,800) nos grupos de treinamento, validação interna e validação externa, respectivamente.

Os pacientes não submetidos à cirurgia foram estratificados em grupos de pontuação alta (> 375), média (162,5–375) e baixa (< 162,5) no nomograma, com taxas de sobrevida global (SG) em 5 anos de 70,7%, 49,2% e 29,2% (p < 0,05). Após o pareamento por escore de propensão (PSM), 358 pares de pacientes foram incluídos para comparar a SG em 5 anos entre o grupo cirúrgico e o grupo não cirúrgico.

Os resultados mostram que a SG em 5 anos dos pacientes estratificados por pontuação alta, média e baixa, entre o grupo cirúrgico e o grupo não cirúrgico foi de 85,4% vs. 72,8%, 78,3% vs. 59,8% e 79,3% vs. 20,0% (todos com p < 0,05).

“Estabelecemos com sucesso um nomograma para resposta patológica completa (pCR) em pacientes com câncer de mama. Com base nesse modelo preditivo, pacientes com pontuações mais altas podem representar potenciais candidatas a abordagens terapêuticas não cirúrgicas, justificando investigações adicionais em estudos futuros”, destacam os autores.

Os pesquisadores lembram que este estudo fornece uma das maiores amostras de pacientes com câncer de mama submetidas à cirurgia após terapia neoadjuvante (NAT), com resposta medicamentosa precisa, e construiu um nomograma confiável para prever a taxa de pCR.

“Nosso modelo preditivo indicou que subgrupos de pacientes com câncer de mama na amostra não cirúrgica, classificados no grupo de alta pontuação, poderiam alcançar sobrevida a longo prazo mesmo sem cirurgia, com taxa de sobrevida global (SG) em 5 anos de 72,8%”, analisam.

Referência:

A Novel Nomogram to Predict Pathological Complete Response in Breast Cancer Patients and Identify Candidates Who Might Omit Surgery: A Large Cohort Study - Kaining Ye, Xuehong Liao, Weiping Yang, Jianming Weng, Yongliang Dai, Xiliang Chen, Yongjian Liu, Kaixin Du – Cancer Medicine - First published: 08 November 2025