Revisão de Larcher et al. publicada no European Urology descreve a epidemiologia global do câncer renal, com dados que estimam expansão de 70% no número de casos até 2050, com 96% de aumento no número de óbitos.
Neste estudo, os pesquisadores examinaram a incidência, mortalidade, sobrevida, predisposição genética e fatores de risco do câncer renal. Estimativas nacionais da incidência e mortalidade atuais foram projetadas do Observatório Global do Câncer da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer. Incidência e mortalidade foram definidas como o número de novos casos e mortes para o ano de 2022, respectivamente. As estimativas futuras de 2022 a 2050 foram baseadas nas projeções de crescimento e envelhecimento populacional. Os dados foram estratificados de acordo com a área geográfica e o sexo. Avaliamos a sobrevida a partir de registros internacionais ou nacionais, revisões sistemáticas e meta-análises ou relatórios originais. Além disso, A pesquisa também atualizou revisões epidemiológicas sobre predisposição genética e fatores de risco.
Os resultados mostram que 434.840 casos de câncer renal (CR) e 155.953 mortes por CR foram registrados globalmente em 2022. A incidência e a mortalidade variaram de acordo com a área geográfica e o sexo. No total, os autores descrevem que 745.791 novos casos (+72%) e 304.861 (+96%) novos óbitos são esperados em 2050. A taxa de sobrevida global em 5 anos variou de 40% a 75%, de acordo com a área geográfica.
Quanto à predisposição genética, a análise revela, ainda, que variantes patogênicas nos alelos VHL, ELOC, TSC1/2, MET, FLCN, PRDM10, SDHA/B/C/D, MiTF, CDC73, FH, PTEN, BAP1, SMARCB1, CHEK2, MUTYH, BRCA2, ATM e APC predispõem ao câncer renal.
Fatores de risco não modificáveis incluem sexo, geografia, etnia/ancestralidade e histórico familiar. Em contraste, os fatores de risco modificáveis incluem obesidade, resistência à insulina/diabetes, hipertensão, doença renal crônica, tabagismo, exposição ambiental e falta de exercício físico.
“As taxas de incidência e mortalidade atuais e projetadas empoderam pacientes, médicos e formuladores de políticas. Dados sobre a epidemiologia do câncer renal, predisposição genética e fatores de risco podem facilitar a detecção precoce, auxiliar em testes genéticos seletivos e orientar estratégias de prevenção e rastreamento adaptadas ao risco”, concluem os autores.
Globalmente, o câncer renal (CR) ocupa o sexto e o nono lugar entre os novos diagnósticos de câncer em homens e mulheres, respectivamente.
Referência:
Larcher A, Campi R, Bex A, Bray F, Bukavina L, Jonasch E, Jemal A, Marston Linehan W, Marandino L, Mir MC, Mollica V, Shuch B, Stewart GD, Sung H, Tran M, Kutikov A. Epidemiology of Renal Cancer: Incidence, Mortality, Survival, Genetic Predisposition, and Risk Factors. Eur Urol. 2025 Oct;88(4):341-358. doi: 10.1016/j.eururo.2025.06.005. Epub 2025 Jul 31. PMID: 40750496.