Onconews - Monografias do ARC: novo volume sobre talco e acrilonitrila

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC, na sigla em inglês) publicou duas novas monografias: talco e acrilonitrila. A publicação completa está disponível no volume 136, que pode ser acessada online em formato digital.

Em junho de 2024, um Grupo de Trabalho composto por 29 pesquisadores de 13 países se reuniu na Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), em Lyon, França, para finalizar sua avaliação da carcinogenicidade do talco e da acrilonitrila. O Grupo de Trabalho avaliou a acrilonitrila como carcinogênica para humanos (Grupo 1) com base em evidências suficientes. Houve também evidências suficientes para câncer em animais experimentais e fortes evidências mecanicistas de que a acrilonitrila exibe características-chave de carcinógenos em sistemas experimentais.

O talco foi avaliado como provavelmente carcinogênico para humanos (Grupo 2A) com base na combinação de evidências limitadas para câncer em humanos, evidências suficientes para câncer em animais experimentais e fortes evidências mecanicistas em células primárias humanas e sistemas experimentais. Esta avaliação para talco substitui as classificações anteriores de "talco sem amianto ou fibras asbestiformes" e "uso perineal de talco corporal". "Talco contendo amianto" não foi reavaliado e mantém sua classificação no Grupo 1, dentro do "Amianto".

Referência:

Talc and Acrylonitrile. IARC Monographs on the Identification of Carcinogenic Hazards to Humans Volume 136. IARC 2025. ISBN-13978-92-832-0293-6