Onconews - Letramento em saúde de sobreviventes de câncer e adesão às diretrizes nutricionais

Luiza de Carvalho Almeida, pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará, é primeira autora de estudo que buscou avaliar a associação entre letramento em saúde e o padrão alimentar de sobreviventes de câncer de mama e próstata, considerando a adesão às diretrizes da Comissão EAT-Lancet. Os resultados estão na Nutrition and Cancer.

Em 2019, a Comissão EAT–Lancet publicou um conjunto de metas globais baseadas em evidências, para orientar uma transformação urgentemente necessária do sistema alimentar em direção a dietas mais saudáveis e sustentáveis.  A dieta proposta — conhecida como Dieta da Saúde Planetária (DSP) — é composta principalmente de vegetais, frutas, nozes, grãos integrais, proteína vegetal (ou seja, feijões, lentilhas e leguminosas), óleos vegetais insaturados, quantidades modestas de laticínios e pequenas quantidades de carne e peixe. Estima-se que a mudança para a DSP evitaria aproximadamente 11 milhões de mortes por ano.

Neste estudo, Almeida et al. buscaram investigar se há associação entre o letramento em saúde de sobreviventes de câncer de mama e próstata e sua alimentação, considerando a recomendação da Dieta da Saúde Planetária.

A base de análise considerou dados secundários de 201 mulheres com câncer de mama e 106 homens com câncer de próstata. O letramento em saúde foi avaliado utilizando a versão brasileira do Health Literacy Questionnaire. A adesão à dieta proposta pela Comissão EAT-Lancet foi avaliada utilizando o Planetary Health Diet Index (PHDI).

Os resultados mostram que a pontuação média do PHDI foi de 45,3 (9,0) pontos, sem diferenças no consumo entre homens e mulheres. O status do letramento em saúde e a pontuação do PHDI entre sobreviventes de câncer não foram associados.

Em síntese, esses achados revelam que a adesão a uma dieta saudável e sustentável e o letramento em saúde foram baixos na população avaliada.

Além de Luíza de Carvalho Almeida, o trabalho tem a participação de Leandro Teixeira Cacau, Antônio Vinício Pontes de Freitas, Davi Jacome Santos Vasconcelos, Eliane Mara Viana Henriques, Patrícia Cândido Alves, Antônio Augusto Ferreira Carioca e Helena Alves de Carvalho Sampaio, também pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará, que assina como autora sênior. 

Referência:

de Carvalho Almeida, L., Teixeira Cacau, L., Pontes de Freitas, A. V., Jacome Santos Vasconcelos, D., Viana Henriques, E. M., Cândido Alves, P., … Alves de Carvalho Sampaio, H. (2025). Association Between Health Literacy and Adherence to the Eat-Lancet Sustainable Reference Diet Among Cancer Survivors. Nutrition and Cancer, 1–9. https://doi.org/10.1080/01635581.2025.2518609