Onconews - Impacto da pandemia de COVID-19 nos desfechos de pacientes cirúrgicos com câncer colorretal

Thiago Lucas Bastos de Melo Moszkowicz (foto), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, é primeiro autor de estudo que avaliou o impacto da pandemia de COVID-19 na mortalidade e na evolução do quadro clínico de pacientes cirúrgicos com câncer colorretal em uma unidade hospitalar do sistema público de saúde brasileiro. Os resultados estão na Frontiers in Oncology.

A pandemia da COVID-19 colocou pressão adicional sobre os sobreviventes do câncer e os sistemas de saúde. Neste estudo de coorte, os pesquisadores avaliaram 263 pacientes adultos com tumores colorretais submetidos à cirurgia entre janeiro de 2019 e março de 2020 (período pré-pandêmico) e entre março de 2020 e abril de 2021 (período pandêmico) no Sistema Único de Saúde (SUS) em um hospital terciário no sul do Brasil. O desfecho primário foi a mortalidade até 30 dias após a cirurgia. Os desfechos secundários relacionados à infecção por coronavírus incluíram tempo de internação hospitalar, admissão em unidade de terapia intensiva, mortalidade geral, cirurgia de emergência ou paliativa, variáveis histopatológicas e tumores em estágio avançado. O primeiro acompanhamento foi realizado 30 dias após a cirurgia e o segundo ao final do período de internação dos participantes.

Os resultados de Moszkowicz et al. mostram que dos 263 pacientes, 145 (55,1%) foram submetidos à cirurgia durante o período pandêmico e 118 (44,9%) no período pré-pandêmico. A infecção por coronavírus foi associada ao aumento da mortalidade em 30 dias, óbito, tempo de internação e admissão em unidade de terapia intensiva. Além disso, a regressão logística confirmou que, durante o período pandêmico, as cirurgias de emergência aumentaram, mas não afetaram a progressão do câncer avançado ou a mortalidade em 30 dias em pacientes com câncer.

“O período pandêmico não influenciou significativamente a mortalidade geral ou a mortalidade em 30 dias, nem afetou a incidência de câncer avançado. Esses achados ressaltam a importância crucial da manutenção de operações cirúrgicas durante os períodos pandêmicos”, concluem os autores.

Além de Thiago Lucas Bastos de Melo Moszkowicz, o estudo contou com a participação dos pesquisadores Tierre Aguiar Gonçales, Mariana Severo Debastiani, Gabriela Klein Herwig, Laura Martin Manfroi, Carolina de Moura Marolli, Rafael José Vargas Alves e Claudia Giuliano Bica.

Referência:

Impact of the COVID-19 pandemic on the outcomes of colorectal cancer surgical patients treated at a public hospital in Southern Brazil. Front. Surg., 14 July 2025. Sec. Surgical Oncology. Volume 12 - 2025 | https://doi.org/10.3389/fsurg.2025.1591216