Onconews - IARC e ACS lançam o Atlas do Câncer, 4ª edição

Pesquisadores da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) e da American Cancer Society lançaram o Atlas do Câncer, Quarta Edição, uma publicação histórica sobre a carga e o perfil do câncer em todo o mundo, como um guia para orientar estratégias de controle do câncer, acelerar a prevenção e esforços para superar as desigualdades no enfrentamento da doença.

O Atlas do Câncer oferece uma visão abrangente sobre a carga global do câncer em constante mudança, apresentando insights obtidos de dados e pesquisas da IARC sobre os fatores de risco, com ênfase na prevenção e controle. A publicação reforça a posição da IARC, baseada em 60 anos de pesquisas, de que cerca de metade de todos os casos de câncer poderiam ser prevenidos.

Dados atualizados mostram que mais de 20% de todas as mortes relacionadas ao câncer são causadas pelo tabaco, responsável por pelo menos 2,6 milhões de mortes por câncer por ano e associado a pelo menos 17 tipos de câncer. Dos novos casos de câncer, 12% são causados ​​por infecções, que também causam mais de um quarto de todos os cânceres em muitos países de baixa renda na África e na Ásia.

O câncer do colo do útero, por exemplo, continua sendo a principal causa de morte por câncer entre mulheres em 29 países da África Subsaariana. Em muitos desses países, menos de 10% das mulheres com idade entre 30 e 49 anos já realizaram o rastreamento, em comparação com mais de 80% na maioria dos países ocidentais. A cobertura da vacina altamente eficaz contra o HPV varia amplamente, de 3% na Ásia Central e Meridional a 86% na Austrália e Nova Zelândia.

Com 47 capítulos e a contribuição de mais de 70 especialistas e pesquisadores renomados de 35 instituições em todo o mundo, a 4ª edição do Atlas do Câncer está agrupada em três seções: Fatores de Risco, A Carga e Ações, com capítulos adicionais para abordar tópicos essenciais atuais e emergentes, incluindo Álcool, Mudanças Climáticas e Câncer, além de enfocar a Resiliência do Sistema de Saúde.

Nesta 4ª edição do Atlas do Câncer, os pesquisadores da IARC escreveram ou colaboraram em capítulos sobre carcinógenos humanos, infecções, álcool, detecção precoce, carga global e cargas específicas do câncer, sobrevivência ao câncer, registros populacionais de câncer, assistência médica universal e resiliência do sistema de saúde, totalizando cerca de um terço da publicação.

Referência:

Jemal A, Sung H, Kelly K, Soerjomataram I, Bray F, editors. The Cancer Atlas, Fourth Edition. Atlanta (GA), USA: American Cancer Society.