Os resultados entre pacientes nonagenários selecionados para ressecção cirúrgica de câncer de pulmão de células não pequenas foram positivos, com sobrevida global próxima à da população geral de 90 anos. Os resultados são de estudo de Ollila, Hely et al. e foram publicados no Lung Cancer Journal.
Um número crescente de nonagenários está sendo encaminhado para clínicas de cirurgia torácica para o tratamento de câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP). No entanto, as discussões com o paciente sobre a ressecção cirúrgica como opção de tratamento e o processo de consentimento informado relacionado são limitados pela falta de informações específicas sobre os resultados perioperatórios e de curto e longo prazo após a cirurgia nesta coorte de pacientes.
Nesse estudo, foram identificados retrospectivamente pacientes com idade ≥ 90 anos submetidos à ressecção cirúrgica para câncer de pulmão de células não pequenas (CPNPC) no Memorial Sloan Kettering Cancer Center entre 2001 e 2021. Foram avaliados riscos, complicações e desfechos relacionados ao tratamento cirúrgico, incluindo complicações neurocognitivas, tempo de internação, readmissões, mortalidade e sobrevida.
Durante o período do estudo, 17 pacientes nonagenários foram submetidos à ressecção cirúrgica para CPNPC; 15 desses pacientes (88%) receberam consulta geriátrica e/ou cardiológica antes da cirurgia. Quatorze pacientes (82%) apresentaram complicações menores; no entanto, não foram observadas evidências de comprometimento do estado neurocognitivo pós-operatório.
A mediana do tempo de internação foi de 5 dias; 3 pacientes (18%) foram readmitidos em até 90 dias após a alta. Nenhum paciente faleceu em 30 ou 90 dias após a ressecção cirúrgica. A mediana da sobrevida global foi de 43 meses.
Em síntese, os resultados entre pacientes nonagenários selecionados para ressecção cirúrgica de CPNPC foram positivos, com sobrevida global próxima à da população geral de 90 anos. “Os dados deste estudo podem enriquecer a discussão sobre consentimento informado com pacientes nonagenários candidatos à ressecção cirúrgica de câncer de pulmão de células não pequenas”, concluem os autores.
Referência:
Nonagenarians: Outcomes after lung cancer surgery. Ollila, Hely et al. Lung Cancer, Volume 0, Issue 0, 108632