Em fevereiro e março de 2025, um Grupo de Trabalho composto por 20 pesquisadores, de 16 países, se reuniu na Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), em Lyon, França, para finalizar a avaliação sobre a carcinogenicidade da gasolina automotiva e de alguns de seus aditivos. A gasolina automotiva foi considerada carcinogênica para humanos (Grupo 1), assunto que é tema de Turner et al., em artigo no Lancet Oncology e será apresentado no volume 138 das monografias da IARC.
A gasolina automotiva é uma mistura complexa usada principalmente como combustível em motores de combustão interna. “Embora a composição da gasolina tenha mudado ao longo do tempo, os componentes típicos são hidrocarbonetos voláteis derivados do petróleo, misturados com diversos aditivos. A exposição ocupacional e da população em geral ocorre principalmente pela inalação do vapor da gasolina”, explica a IARC.
Compostos como o MTBE (éter metil terc-butílico) e o ETBE (éter etil terc-butílico), usados como aditivos na gasolina para aumentar a eficiência da combustão, foram classificados como possivelmente carcinogênicos para humanos (Grupo 2B), com base em evidências suficientes de câncer em animais experimentais. As evidências mecanísticas em sistemas experimentais foram limitadas para o MTBE e fortes para o ETBE, prossegue a IARC. Esses produtos químicos foram detectados em águas subterrâneas contaminadas por vazamentos em tanques de armazenamento subterrâneos e no ar poluído pela evaporação da gasolina e emissões do tráfego.
A análise do Grupo de Trabalho da IARC também destaca que a gasolina automotiva causa câncer de bexiga e leucemia mieloide aguda em adultos. A avaliação científica completa será publicada no Volume 138 das Monografias do IARC.
Referências:
Carcinogenicity of automotive gasoline and some oxygenated gasoline additives. Turner, Michelle C et al. The Lancet Oncology, Volume 26, Issue 5, 548 - 549
International Agency for Research on Cancer. Volume 138: Automotive gasoline and some oxygenated gasoline additives. IARC Working Group. Lyon, France; Feb 25–March 4, 2025. IARC Monogr Identif Carcinog Hazards Hum (in press)