Onconews - Estudo sugere que consumo de alimentos ultraprocessados aumenta risco de câncer de pulmão

O maior consumo de alimentos ultraprocessados está associado a um risco aumentado de câncer de pulmão, como apontam resultados de Wang et al. relatados no periódico Thorax.

Neste estudo, o objetivo dos pesquisadores foi avaliar a associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados (AUP) e o risco de câncer de pulmão, câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) e câncer de pulmão de pequenas células (CPPC).

A base de análise considerou dados dos participantes do Ensaio de Rastreamento de Câncer de Próstata, Pulmão, Colorretal e Ovário (PLCO, das iniciais de Prostate, Lung, Colorectal and Ovarian). A ingestão alimentar foi avaliada por um questionário de histórico alimentar validado. Os alimentos foram categorizados pela classificação NOVA de acordo com o grau de processamento na coorte de rastreamento de câncer PLCO. Todos os casos de câncer de pulmão foram verificados patologicamente. Os pesquisadores utilizaram a regressão multivariável de Cox para avaliar a associação entre o consumo de AUP e câncer de pulmão, após ajuste para vários potenciais fatores de confusão, incluindo os principais fatores de risco relacionados a câncer de pulmão e à qualidade geral da dieta.

Os resultados mostram que 1.706 casos de câncer de pulmão, incluindo 1.473 de CPCNP e 233 de CPPC, foram identificados durante acompanhamento médio de 12,2 anos entre 101.732 adultos (idade média de 62,5 anos).  Wang e colegas descrevem que, após ajustes multivariáveis, os indivíduos nos grupos com maior consumo de AUP apresentaram maior risco de câncer de pulmão (HR = 1,41, IC 95% 1,22 a 1,60), CPCNP (HR = 1,37, IC 95% 1,20 a 1,58) e CPPC (HR = 1,44, IC 95% 1,03 a 2,10) em comparação com aqueles no grupo com menor consumo, resultados que permaneceram estatisticamente significativos após análises de subgrupos e sensibilidade.

“O maior consumo de AUP está associado a um risco aumentado de câncer de pulmão, CPCNP e CPPC. Embora pesquisas adicionais em outras populações e contextos sejam necessárias, esses achados sugerem os benefícios à saúde de limitar o consumo de AUP”, concluem os autores.

Em síntese, o maior consumo de AUP foi independentemente associado a um risco aumentado de câncer de pulmão, compreendendo tanto o câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) quanto o câncer de pulmão de pequenas células (CPPC). Um padrão dose-resposta não linear foi demonstrado para câncer de pulmão e CPCNP, mas não para CPPC.

Referência:

Wang K, Zhao J, Yang D, et al. Association between ultra-processed food consumption and lung cancer risk: a population-based cohort study. Thorax Published Online First: 29 July 2025. doi: 10.1136/thorax-2024-222100